Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. É interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final.
Material complementar:
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.
Trecho Contexto 1: Nathan WACHTEL. Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina – vol 1, 2 ed. Edusp 2004
Trecho Problematização 1: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 41/42.
Trecho Problematização 2: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 59/60.
Trecho Problematização 3: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 133/134.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
Compreender a extensão do trauma sofrido pelas sociedades ameríndias após os conflitos e o processo em si da colonização espanhola. Apontar as diversas camadas das sociedades nativas que foram atingidas pelo contato entre os povos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize a sala em três grupos. Para agilizar, você pode ir apontando para os alunos e contando 1, 2 e 3 e pedindo para cada um com seu número referente se junte, os selecionados com 1, 2 e 3. Indague os alunos sobre conflitos que conhecem, históricos famosos ou até mesmo conflitos pequenos, do dia a dia. A intenção aqui é que eles entendam que sempre há dois lados em um conflito, e, quase sempre, há um lado que tem mais perdas. Cuidado para não se alongar demais nesta discussão, ela tem potencial para isso.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este é um slide de instrução aos alunos, mostre a eles e peça para que fiquem atentos aos próximos slides e às fontes.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que leiam com calma, é um texto um pouco extenso e precisa de atenção. Peça aos alunos que se perguntem, em relação ao texto: Quais povos estão sendo descritos no trecho? Qual a relação entre eles? É possível notar diferença entre eles? No final, esta relação seria benéfica para ambos os povos ou potencialmente prejudicial para um lado, qual? O texto fala da reação dos povos ameríndios no encontro com os espanhóis, para tanto seria interessante conversar um pouco com os alunos sobre quem foram estes povos, nada muito extenso.
Link para o trecho 1: WACHTEL, Nathan. Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina – vol 1, 2 ed. Edusp 2004
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha:
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente as questões aos grupos. Se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente. As perguntas tendem a levar aos alunos o resultado deste encontro, que foi conflituoso, não pacífico. Aqui, tende a prepará-los para os poemas, eles mostram o quão dramático foi o encontro entre estes dois povos.
Problematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Entregue um trecho para cada grupo, dê a eles 5 minutos para que leiam os trechos, mas não debata sobre eles ainda. A cada 5 minutos entregue outro trecho para cada grupo que ainda não tem, totalizando 15 minutos para que os três grupos leiam os três trechos. Cada poema relata a visão de cada um dos povos, entre incas, maias e astecas. Eles são importantes para demonstrar aos alunos que todos os povos nativo-americanos sofreram com a colonização subsequente ao encontro com os espanhóis.
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha:
Links separados para cada trecho:
Trecho 2: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 41/42.
Trecho 3: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 59/60.
Trecho 4: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp.133/134.
Problematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Agora com os poemas lidos, peça aos grupos que discutam sobre os poemas lidos, cada grupo com seus participantes.
Peça a eles para se orientarem nas seguintes questões: Quem são os povos que redigiram ou participaram da construção de cada poema? Dado o resultado do conflito, lendo os poemas, ele foi positivo, de alguma forma, para os povos retratados? De todos os aspectos destacados nos poemas, de destruição e perda, somente as perdas materiais foram importantes? O que mais foi perdido neste conflito, além de terras e edifícios, descrito nos poemas?
A intenção da análise destes poemas é para que os alunos entendam que os povos nativo americanos, durante o conflito da colonização, não tiveram somente perdas materiais, entretanto, a parte espiritual também foi tocada nesta conquista. É possível notar nos poemas o quanto se fala dos deuses e seus feitos, que, aparentemente, foram inúteis neste momento, como se os deuses locais tivessem sido superados pelos deuses dos estrangeiros, você pode tocar neste assunto com os alunos.
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha:
Links separado para cada trecho:
Trecho 2: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 41/42.
Trecho 3: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 59/60.
Trecho 4: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp.133/134.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que cada grupo escolha um poema e destaque no quadro cinco ou seis pontos que mais chamaram a atenção. Diga a eles que não precisam copiar as passagens, mas destacar em uma palavra ou pequena frase o sentimento que chamou a atenção nas passagens selecionadas, isso os ajudará depois na hora de criar o poema final. Sobre o poema, apesar de a classe toda o redigir, não precisa ser extenso, a intenção é que a sensação que se passe é como se a América Latina redigisse um poema, se baseando nos poemas dos nativos da época, sobre como foi a colonização para a vida na América Latina nativa, tanto no aspecto material quanto no espiritual etc.