16686
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Conhecendo os usos da água

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer a importância da água e sua utilização para diversos fins.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de água e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, colete algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:

1 - coletar água da máquina de lavar (água com sabão);

2 - coletar a água que sai por baixo do vaso após regar uma planta (água com terra);

3 - preparar um pote de água com pedaços de legumes que vai simbolizar a água que usamos para cozinhar;

4 - preparar água com corante da cor que preferir para representar a água de tingimento de roupas, massinhas, sucos, gelatinas, etc;

5 - coletar água da chuva, que você pode encontrar de diversas maneiras (empoçada ou corrente);

6 - coletar água da lavagem do quintal (com resíduos de gramas, galhos, concreto, terra, etc) Procure verificar se essa amostra não ficará idêntica à da água com terra da planta, procure distinguir as amostras o máximo possível;

7 - Preparar uma água com pó de café, para reforçar o uso alimentício da mesma.

8 - Preparar uma água e misturar com sal para representar a água do mar (se você mora em uma cidade praiana, pode coletar diretamente do mar).

Além das amostras de água você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite, lápis, caso alguém queira fazer alguma anotação, lápis de cor e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles farão experimentos que os ajudem a perceber onde encontramos e para que usamos a água.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide ou imprima as imagens para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que representam um local onde encontramos água naturalmente (cachoeira, mar,rio, etc) e um local onde tenha a interferência dos seres humanos (torneira, caixa d´água, piscina, represa, etc).

Em seguida, explique aos alunos que nós podemos encontrar este bem tão precioso em diferentes lugares, alguns deles são naturais e outros tem a interferência dos seres humanos. Explique também que nós podemos perceber de onde a água foi coletada apenas ao observarmos seus aspectos (cor, cheiro, toque e resíduos presentes nela).

Conte, por fim, que eles farão todas essas observações.

A foto da cachoeira é das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Conte este fato às crianças.

Você pode até, em outros momentos, observar o mapa para encontrá-las, mostrar um vídeo ou até mesmo fazer uma visita, caso sua escola for próxima a este local.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Orientações: De onde vem essa água?

Faça esta pergunta aos alunos e reproduza o slide ou imprima a foto dele (você pode imprimir a foto a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf).

Em seguida, questione se eles conseguiriam dizer de onde veio ou onde foi usada a água presente nas três amostras.

Aguarde as respostas sem interferir e, depois, faça outra pergunta: Como poderíamos ter uma ideia de onde veio essa água e para que ela foi usada, sem precisar necessariamente ir até o local onde elas foram coletadas?

Permita que eles respondam livremente e, em seguida, passe para a próxima etapa apenas dizendo que eles descobrirão de onde as amostras foram coletadas ao longo da aula.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Nesta etapa, mostre os potes com as amostras que você coletou. Diga que eles brincarão de cientista e examinarão as amostras.

Divida a turma em grupos de acordo com os critérios que achar mais adequado. Distribua os potinhos e só dê orientações a respeito do que eles deverão examinar, sem revelar nenhuma característica da água. Cada grupo ficará responsável por uma amostra.

Grupo 1 - Água com sabão;

Grupo 2 - Água com terra do vaso;

Grupo 3 - Água com pedaços de legumes;

Grupo 4 - Água com corante;

Grupo 5 - Água da chuva;

Grupo 6 - Água da lavagem do quintal;

Grupo 7 - Água com pó de café;

Grupo 8 - Água com sal (ou água do mar).

Reproduza este slide ou escreva as orientações dele no quadro. Explique aos alunos que eles deverão examinar a água cheirando, tocando, observando a cor dela e percebendo se elas têm resíduos (pedaços de algum elemento). A partir dessas observações, eles deverão adivinhar para que aquela água foi usada ou de onde ela veio.

Permita que eles façam as observações livremente. Não dê pistas de onde você coletou a água. Se o grupo que pegou a água com terra falar que ela pode ser encontrada em um buraco no chão após a chuva ou foi usada para regar uma planta, considere ambas as respostas como corretas, pois foi a observação deles. Você pode contar os detalhes de onde coletou no momento da sistematização.

Após as observações, reúna as crianças em uma roda.

Peça que cada grupo segure sua amostra. Oriente cada um a compartilhar com os amigos o que perceberam no momento do exame. Solicite que eles ressaltem o que mais chamou atenção, se foi o cheiro, a cor, o toque ou a presença de resíduos e que falem de onde concluíram que aquela água foi retirada ou onde ela foi usada.

Por fim, estimule a turma toda a examinar as outras amostras de água que não eram de seus grupos, com o intuito de perceber se eles concordam ou não com os amigos.

Eles não experimentarão a água usando o paladar, pois a maioria das amostras inviabiliza este sentido. Contudo, no caso da água com sal, ou com legumes, você pode pedir que eles experimentem um pouco (mas faça isso depois que as amostras forem entregues e, se eles encontrarem dificuldade em observar outros aspectos). Apenas tenha o cuidado de coletar água filtrada e de ressaltar, no momento da sistematização, que apenas poucas amostras permitiam esse exame, explicando o porquê.

Se a amostra com sal for coletada diretamente do mar, então ela também não se enquadra no exame com o paladar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima as imagens dele. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Comente com os alunos que eles foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre a água. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquela água vinha ou onde foi usada. Você pode contar de onde coletou cada uma, mas valide as observações deles dizendo que provavelmente elas poderiam ter vindo de mais de um lugar (por exemplo, a água com terra poderia ter vindo do fundo de um rio, de uma poça de água, ou da coleta da água que você regou a planta, dentre outras possibilidades).

Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de fontes naturais (mar, rio, chuva) e outras de equipamentos construídos pelos seres humanos (poços, torneiras, mangueiras, represas, etc).

Reforce a ideia de que usamos água em várias coisas, como as imagens do slide sugerem, e, para sistematizar o fim da aula, reproduza a música “Quando Eu Era um Peixinho” do grupo Palavra Cantada.

Conte aos alunos que eles descobrirão mais lugares onde podem encontrar água, através dela.

Você pode reproduzir a música a partir deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RpMrpRPZ0Zs

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de água e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, colete algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:

1 - coletar água da máquina de lavar (água com sabão);

2 - coletar a água que sai por baixo do vaso após regar uma planta (água com terra);

3 - preparar um pote de água com pedaços de legumes que vai simbolizar a água que usamos para cozinhar;

4 - preparar água com corante da cor que preferir para representar a água de tingimento de roupas, massinhas, sucos, gelatinas, etc;

5 - coletar água da chuva, que você pode encontrar de diversas maneiras (empoçada ou corrente);

6 - coletar água da lavagem do quintal (com resíduos de gramas, galhos, concreto, terra, etc) Procure verificar se essa amostra não ficará idêntica à da água com terra da planta, procure distinguir as amostras o máximo possível;

7 - Preparar uma água com pó de café, para reforçar o uso alimentício da mesma.

8 - Preparar uma água e misturar com sal para representar a água do mar (se você mora em uma cidade praiana, pode coletar diretamente do mar).

Além das amostras de água você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite, lápis, caso alguém queira fazer alguma anotação, lápis de cor e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles farão experimentos que os ajudem a perceber onde encontramos e para que usamos a água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide ou imprima as imagens para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que representam um local onde encontramos água naturalmente (cachoeira, mar,rio, etc) e um local onde tenha a interferência dos seres humanos (torneira, caixa d´água, piscina, represa, etc).

Em seguida, explique aos alunos que nós podemos encontrar este bem tão precioso em diferentes lugares, alguns deles são naturais e outros tem a interferência dos seres humanos. Explique também que nós podemos perceber de onde a água foi coletada apenas ao observarmos seus aspectos (cor, cheiro, toque e resíduos presentes nela).

Conte, por fim, que eles farão todas essas observações.

A foto da cachoeira é das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Conte este fato às crianças.

Você pode até, em outros momentos, observar o mapa para encontrá-las, mostrar um vídeo ou até mesmo fazer uma visita, caso sua escola for próxima a este local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Orientações: De onde vem essa água?

Faça esta pergunta aos alunos e reproduza o slide ou imprima a foto dele (você pode imprimir a foto a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf).

Em seguida, questione se eles conseguiriam dizer de onde veio ou onde foi usada a água presente nas três amostras.

Aguarde as respostas sem interferir e, depois, faça outra pergunta: Como poderíamos ter uma ideia de onde veio essa água e para que ela foi usada, sem precisar necessariamente ir até o local onde elas foram coletadas?

Permita que eles respondam livremente e, em seguida, passe para a próxima etapa apenas dizendo que eles descobrirão de onde as amostras foram coletadas ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Nesta etapa, mostre os potes com as amostras que você coletou. Diga que eles brincarão de cientista e examinarão as amostras.

Divida a turma em grupos de acordo com os critérios que achar mais adequado. Distribua os potinhos e só dê orientações a respeito do que eles deverão examinar, sem revelar nenhuma característica da água. Cada grupo ficará responsável por uma amostra.

Grupo 1 - Água com sabão;

Grupo 2 - Água com terra do vaso;

Grupo 3 - Água com pedaços de legumes;

Grupo 4 - Água com corante;

Grupo 5 - Água da chuva;

Grupo 6 - Água da lavagem do quintal;

Grupo 7 - Água com pó de café;

Grupo 8 - Água com sal (ou água do mar).

Reproduza este slide ou escreva as orientações dele no quadro. Explique aos alunos que eles deverão examinar a água cheirando, tocando, observando a cor dela e percebendo se elas têm resíduos (pedaços de algum elemento). A partir dessas observações, eles deverão adivinhar para que aquela água foi usada ou de onde ela veio.

Permita que eles façam as observações livremente. Não dê pistas de onde você coletou a água. Se o grupo que pegou a água com terra falar que ela pode ser encontrada em um buraco no chão após a chuva ou foi usada para regar uma planta, considere ambas as respostas como corretas, pois foi a observação deles. Você pode contar os detalhes de onde coletou no momento da sistematização.

Após as observações, reúna as crianças em uma roda.

Peça que cada grupo segure sua amostra. Oriente cada um a compartilhar com os amigos o que perceberam no momento do exame. Solicite que eles ressaltem o que mais chamou atenção, se foi o cheiro, a cor, o toque ou a presença de resíduos e que falem de onde concluíram que aquela água foi retirada ou onde ela foi usada.

Por fim, estimule a turma toda a examinar as outras amostras de água que não eram de seus grupos, com o intuito de perceber se eles concordam ou não com os amigos.

Eles não experimentarão a água usando o paladar, pois a maioria das amostras inviabiliza este sentido. Contudo, no caso da água com sal, ou com legumes, você pode pedir que eles experimentem um pouco (mas faça isso depois que as amostras forem entregues e, se eles encontrarem dificuldade em observar outros aspectos). Apenas tenha o cuidado de coletar água filtrada e de ressaltar, no momento da sistematização, que apenas poucas amostras permitiam esse exame, explicando o porquê.

Se a amostra com sal for coletada diretamente do mar, então ela também não se enquadra no exame com o paladar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima as imagens dele. Você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Comente com os alunos que eles foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre a água. Em seguida, com as amostras em mãos, relembre de onde eles falaram que aquela água vinha ou onde foi usada. Você pode contar de onde coletou cada uma, mas valide as observações deles dizendo que provavelmente elas poderiam ter vindo de mais de um lugar (por exemplo, a água com terra poderia ter vindo do fundo de um rio, de uma poça de água, ou da coleta da água que você regou a planta, dentre outras possibilidades).

Você pode ressaltar que algumas amostras vêm de fontes naturais (mar, rio, chuva) e outras de equipamentos construídos pelos seres humanos (poços, torneiras, mangueiras, represas, etc).

Reforce a ideia de que usamos água em várias coisas, como as imagens do slide sugerem, e, para sistematizar o fim da aula, reproduza a música “Quando Eu Era um Peixinho” do grupo Palavra Cantada.

Conte aos alunos que eles descobrirão mais lugares onde podem encontrar água, através dela.

Você pode reproduzir a música a partir deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RpMrpRPZ0Zs

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano