GEO2_11UND02 - A história dos dois peixes
Plano de Aula
Plano de aula: Impactos Ambientais relacionados ao uso da água
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula vocês realizarão um jogo para levar os peixinhos a um local com água limpa. Nela usarão os seguintes materiais: giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis, as imagens da aula, a história dos peixes, materiais para o jogo.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf
A história dos dois peixes (a ser usada na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf
Materiais para o jogo (a serem utilizados na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg54NrcFVgZDZdsQsdUjBFwJduUyWuRyCQX6KkqmkqWbmec34CkVzrHvxmpz/geo2-11und02-peoes-e-tabuleiro-do-jogo.pdf
Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.
A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em sequência com os planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão como podem ajudar a diminuir a poluição dos rios e, consequentemente ajudar a salvar a vida dentro deles.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide ou imprima esta imagem para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf
Se achar mais adequado pode encontrar outras fotos, em revistas ou jornais.
Em seguida, explique aos alunos que esta imagem é do Rio Amazonas e que ele é muito importante para o Brasil, pois é uma hidrovia muito utilizada, que liga várias cidades e até mesmo países, além de ter muitos peixes e outras espécies de animais em suas águas.
Comente que, apesar de ser um rio importante as pessoas ainda o poluem jogando dejetos, esgoto, resíduos de indústrias, dentre outras coisas. Finalize dizendo que eles saberão mais sobre isso na próxima etapa.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após a contextualização, projete esta imagem dos peixinhos (ou imprima- as para mostrar aos alunos, a partir deste documento:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf), contando que estes dois peixinhos moram em um rio muito lindo, semelhante ao Rio Amazonas, mas que ele também é ameaçado pela poluição. Comente que estes dois peixinhos estavam conversando e um perguntou para o outro “Como está a sua água?”.
Peça que os alunos reflitam sobre o porquê dessa pergunta e, diga que eles compreenderão melhor a conversa a partir da história que você irá contar.
Leia a “A história dos dois peixes”, que você pode acessar a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf
Ao final da leitura pergunte: Como podemos ajudar os dois peixinhos a ir para o rio menos poluído?
Dê um tempo para as crianças sugerirem algumas soluções e conte que você tem uma ideia muito divertida de como eles podem chegar até lá.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Após a leitura da história conte aos alunos que eles terão oportunidade de ajudar os peixinhos jogando um jogo muito legal. Então, projete o tabuleiro e conte que esta é uma foto que representa o Rio Azul e que a trilha do jogo ajudará as crianças a chegar nele.
Divida a turma em grupos. se sua turma for pequena, poderá fazer duplas na qual os dois participantes representem os dois peixinhos. Porém, se sua turma for maior, pode montar grupos maiores e, apenas imprimir mais peões.
Distribua os materiais do jogo e peça que as crianças façam a montagem para começarem a jogar. Os materiais podem ser impressos a partir deste documento:
Você pode ler as informações do jogo junto com as crianças e depois deixar que eles brinquem livremente.
Terminado o tempo que você designou para esta etapa, passe pelos grupos para verificar se eles conseguiram levar os peixinhos até o Rio Azul.
Mesmo que alguns não tenham conseguido chegar até o fim, solicite que eles prestem atenção na próxima etapa e depois, no momento do intervalo, podem terminar a rodada e brincar mais.
Observação 1: Sugerimos entregar os materiais já recortados, pois não temos muito tempo em uma aula para todo este processo. contudo, você pode separar a aula anterior para esta atividade e pedir que os alunos mesmos recortem e preparem os materiais.
Observação 2: Para manter os materiais bem cuidados e possíveis de serem usados por muito tempo, sugerimos, se for possível, que você os impermeabilize. Uma dica é colar o papel impresso em papel cartão e passar papel adesivo transparente em volta.
Observação 3: Ao invés de imprimir os materiais, você pode usar nosso documento como referência e construir o seu próprio material com os alunos desenhando os peões e tabuleiro, bem como escrevendo as informações dos cartões. Isso, claro, em uma outra aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide ou desenhe as duas colunas no quadro. Em seguida peça que os alunos lembrem o que estava escrito nos cartões do jogo.
Aguarde as respostas e em seguida pergunte quais os cartões que permitiram que os peixinhos chegassem até o Rio, ou seja, os que pediam para que os peões avançassem.
Enquanto os alunos respondem, vá escrevendo estas informações no lado esquerdo do quadro, do lado das “Ações Que Ajudam”. Depois pergunte sobre os cartões que mandavam retornar às casas menores do tabuleiro. Pergunte porque eles faziam os peixinhos retornar e, na medida em que forem falando, escreva as informações do lado direito do quadro, nas “Ações Que Não Ajudam”.
Após o preenchimento do quadro conte que existem muitas ações que ajudam a poluir os rios e matar os peixes e ações que impedem a poluição. Diga que toda vez que uma ação contribuia para a poluição, os peixinhos não podiam seguir, pois a poluição é nociva para eles. Já, toda vez que uma ação não apresentava ameaça de poluição, eles podiam seguir em frente.
Comente que nós somos responsáveis pela poluição, por isso devemos sempre realizar as “Ações Que Ajudam” e dê exemplos.
Por fim, pergunte se eles conhecem outras ações positivas que nos ajudam a conservar os rios, mares, enfim, a água, que é tão importante para a vida, limpas e bem tratadas.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Meet e Google Docs
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reconheçam que algumas atividades da cidade e do campo colaboram para a poluição da água e, consequentemente, para sua escassez. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e explique que na aula de hoje eles descobrirão como podem ajudar a diminuir a poluição dos rios e, consequentemente, ajudar a salvar a vida dentro deles. Nesta aula eles também irão desenvolver um jogo para levar os peixinhos a um local com água limpa. Eles usarão os seguintes materiais: folhas de sulfite ou caderno, lápis, as imagens da aula, a história dos peixes e os materiais para o jogo.
Contextualização (40 minutos)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Envie as imagens que estão disponíveis neste link. Se achar mais adequado, você pode encontrar outras fotos. Em seguida, explique aos alunos que esta imagem é do Rio Amazonas e que ele é muito importante para o Brasil, pois é uma hidrovia muito utilizada que liga várias cidades e até mesmo países, além de ter muitos peixes e outras espécies de animais. Comente que, apesar de ser um rio importante, as pessoas ainda o poluem jogando dejetos, esgoto, resíduos de indústrias, entre outras coisas. Finalize dizendo que eles saberão mais sobre isso na próxima etapa.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Após a contextualização, envie as imagens disponíveis aqui. Conte que esses dois peixinhos moram em um rio muito lindo, semelhante ao Rio Amazonas, mas que ele também é ameaçado pela poluição.
Comente que os peixinhos estavam conversando e um perguntou para o outro: como está a sua água? Peça que os alunos reflitam sobre o por que dessa pergunta. Diga que eles compreenderão melhor a conversa a partir da história que você irá contar.
Leia a “A história dos dois peixes”, que você pode acessar aqui. Grave um vídeo contando. Ao final, pergunte: como podemos ajudar os dois peixinhos a ir para o rio menos poluído? Dê um tempo para as crianças sugerirem soluções. Peça que enviem por mensagens de texto ou áudio. Diga que você tem uma ideia muito divertida de como eles podem chegar até lá.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Conte aos alunos que eles terão oportunidade de ajudar os peixinhos com um jogo muito legal. Envie o tabuleiro e conte que se trata do Rio Azul e que a trilha ajudará as crianças a chegarem nele. Peça que escolham algum familiar para participar desta etapa e que os dois representem os dois peixinhos.
Distribua os materiais do jogo e peça que as crianças façam a montagem. Os materiais podem ser impressos a partir deste link. Você pode gravar um vídeo lendo as informações do jogo. Depois, deixe que eles brinquem livremente.
Sistematização (60 minutos - etapa síncrona)
Encaminhe o slide do plano original e marque um momento síncrono com os estudantes. Sugere-se o uso do Google Meet.
No encontro, peça que lembrem o que estava escrito nos cartões do jogo. Pergunte quais cartões permitiram que os peixinhos chegassem até o Rio, ou seja, pediam para que os peões avançassem. Depois, questione quais mandavam retornar às casas menores do tabuleiro. Pergunte porque eles faziam os peixinhos retornar e, na medida em que forem falando, escreva as informações do lado direito da tabela, que pode ser feita com o auxílio do Google Docs, nas “Ações que não ajudam”.
Após o preenchimento da tabela, conte que existem muitas ações que ajudam a poluir os rios e matar os peixes e ações que impedem a poluição. Diga que toda vez que uma ação contribuia para a poluição, os peixinhos não podiam seguir. Já toda vez que uma ação não apresentava ameaça de poluição, eles podiam seguir em frente.
Comente que nós somos responsáveis pela poluição, por isso, devemos sempre realizar as “Ações que ajudam” e dê exemplos. Por fim, pergunte se eles conhecem outras ações positivas que nos ajudam a conservar os rios, mares, enfim, a água, que é tão importante para a vida, limpas e bem tratadas, peça que respondam pelo microfone ou no chat.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo sobre a Amazônia:
- “Brasil Animado – Amazônia”, disponível aqui.
Ainda assim, as famílias devem participar com as crianças do jogo do tabuleiro para ajudar os peixinhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer que algumas atividades da cidade e do campo, colaboram para a poluição da água e, consequentemente para sua escassez.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.