GEO2_11UND02 - A história dos dois peixes
Plano de Aula
Plano de aula: Impactos Ambientais relacionados ao uso da água
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula vocês realizarão um jogo para levar os peixinhos a um local com água limpa. Nela usarão os seguintes materiais: giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis, as imagens da aula, a história dos peixes, materiais para o jogo.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf
A história dos dois peixes (a ser usada na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf
Materiais para o jogo (a serem utilizados na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg54NrcFVgZDZdsQsdUjBFwJduUyWuRyCQX6KkqmkqWbmec34CkVzrHvxmpz/geo2-11und02-peoes-e-tabuleiro-do-jogo.pdf
Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.
A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em sequência com os planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão como podem ajudar a diminuir a poluição dos rios e, consequentemente ajudar a salvar a vida dentro deles.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA