Plano de Aula

Plano de aula: Impactos Ambientais relacionados ao uso da água

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula vocês realizarão um jogo para levar os peixinhos a um local com água limpa. Nela usarão os seguintes materiais: giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis, as imagens da aula, a história dos peixes, materiais para o jogo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjKrCPbWxnYYuZhBvMtdWa4BudQ8hRkJWKRTYhqDg3mFm9yhdnM5GVU2839c/geo2-11und02-imagens-para-impressao.pdf

A história dos dois peixes (a ser usada na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y8QEKvAJJ8zx8KZBvFckz5RSbWt9CXVbDVzrjSZZ7BDJn2PRfRv8A2cBHzA/geo2-11und02-a-historia-dos-dois-peixes.pdf

Materiais para o jogo (a serem utilizados na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bg54NrcFVgZDZdsQsdUjBFwJduUyWuRyCQX6KkqmkqWbmec34CkVzrHvxmpz/geo2-11und02-peoes-e-tabuleiro-do-jogo.pdf

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em sequência com os planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão como podem ajudar a diminuir a poluição dos rios e, consequentemente ajudar a salvar a vida dentro deles.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados