GEO2_11UND03 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Economia da Água
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula a proposta é fazer uma dinâmica com as crianças e, a partir dela, criar um caderno de ilustrações que contenha dicas sobre economia de água. Para isso você irá utilizar: quadro e giz, lápis preto, borracha, apontador, lápis de cor, caderno, folha sulfite, cola, tesoura, recipientes para armazenar água (jarra, copos e balde) e as imagens do plano.
Além disso, para o momento da problematização, deixe preparado uma jarra de água com sal e um copo, pequeno, dos de aperitivo, com água potável (nas fotos da imagem da aula você pode ver uma foto de uma jarra e de um copo com água para ver como deverá ficar essa preparação). E para a dinâmica, deixe preparado um balde pequeno cheio de água.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n7Ftf8GVW4ZHjpA3Y3PvmjC4FyEQtgAVv7xwzj37MkKMV7HJvWrRvuaH67P6/geo2-11und03-imagens-para-impressao.pdf
Para saber mais: Para saber mais dicas de como não desperdiçar a água e assim contribuir com o meio ambiente, acesse estes dois sites:
Portal do Governo Federal Portal Brasil reúne dicas para evitar o desperdício de água. Governo do Brasil. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2015/02/portal-brasil-reune-dicas-para-evitar-o-desperdicio-de-agua>. Acesso em: 14 fev 2019.
Dicas de Economia. Sabesp. Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450>. Acesso em: 14 fev 2019.
Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.
A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada a partir deste plano unido com os planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta bem como terão acesso a dicas de como não desperdiçar água, contribuindo assim, para a preservação da vida e do meio ambiente.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide ou imprima esta imagem para mostrar aos alunos. Você pode imprimi-las a partir deste documento:
Se você possuir um globo terrestre na escola, pode utilizá-lo também, além, é claro, de outras imagens similares, retiradas de livros, revistas ou jornais.
Em seguida, explique que esta imagem é uma foto, retirada do espaço, que mostra nosso planeta Terra. Pergunte quais características eles percebem nela. Aguarde as respostas e comente que a foto foi tirada a quilômetros de distância, por isso podemos ver apenas formas e cores.
Ressalte as cores do globo perguntando quais eles veem e se sabem o que elas são. Após as respostas livres dos alunos, diga que a cor azulada é a água, as cores marrom e verde são as porções de terra e as partes brancas são as nuvens, massas polares e demais massas de ar que circulam pelo globo.
Feitas as observações, pergunte qual é a cor predominante e, após as respostas diga que o nosso planeta tem muito mais água do que terra (mais de 70% é água), e a maioria dela está nos mares e oceanos.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para esta etapa deixe preparado uma jarra de água com sal e um copo, pequeno, dos de aperitivo, com água potável (a preparação deve ficar como a da foto deste slide que pode ser acessada e impressa a partir deste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n7Ftf8GVW4ZHjpA3Y3PvmjC4FyEQtgAVv7xwzj37MkKMV7HJvWrRvuaH67P6/geo2-11und03-imagens-para-impressao.pdf ).
Ao abrir a etapa, antes de mostrar a jarra e o copo, faça o seguinte comentário: O planeta tem muita água, mas a sua maioria é salgada e encontra-se nos mares e oceanos. Apenas uma pequena parte está nos rios, geleiras e embaixo da terra.
Em seguida pegue a jarra de água e o copo que você deixou preparado e os coloque em um local no qual todas as crianças possam visualizar.
Feito isso, pergunte o que eles imaginam ser estes dois recipientes.
Pergunte o que ela significa, pensando no que você comentou sobre a quantidade de água.
Aguarde as respostas e não interfira com nenhum comentario, por enquanto.
Peça que um dos alunos experimentem as duas amostras de água e diga qual delas é a melhor para o nosso consumo.
Espera-se que ele responda que a água do copinho, a água doce, seja melhor, porém, se esta resposta não for imediata, vá direcionando até que ela apareça. Perguntas como: qual das duas seria melhor para tomar banho, escovar os dentes, beber, cozinhar, lavar o rosto, etc, podem ajudar.
Em seguida faça os comentários apropriados: A água na jarra representa a água dos oceanos e mares, já a que está no copinho representa a água doce, disponível para nosso consumo. Ela e mais adequada para nosso consumo mas, se está presente em tão pouca quantidade, será que corre o risco de acabar?
Aguarde as crianças darem suas opiniões e lance a pergunta disparadora da problematização: Se eles acreditam que pode acabar, prontamente pergunte: O que nós podemos fazer para que isso não aconteça?
Se a resposta for negativa “não corre o risco de acabar”, comente que, mesmo que eles achem isso, nós desperdiçamos muita água e, sim, ela chega a faltar na casa de muitas pessoas. Explique que todos precisam pensar em como economizar água para que ela não falte para ninguém.
“O que nós podemos fazer?”’ também será a pergunta adequada após o comentário.
Depois de ter feito a pergunta, avise que eles descobrirão como podem ajudar a partir de uma dinâmica.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para esta etapa deixe preparado um balde cheio de água e reserve.
Para dar início a ela, projete esta imagem ou imprima-a a partir deste documento:
Diga que eles devem lavar as mãos sempre antes de comer o lanche, porém hoje eles não farão isso no banheiro e na torneira, pois terão apenas um balde cheio de água para lavar a mão de toda a turma.
Pegue o balde que você deixou preparado e peça que todos apontem suas ideias para que aquela quantidade seja suficiente para todos.
Aguarde as respostas e vá anotando cada uma no quadro.
Escolham, coletivamente, uma das sugestões para serem testadas. Para facilitar esse processo, você pode fazer as seguintes perguntas:
Para que todos consigam lavar as mãos, nós devemos usar muita água ou pouca? Se os primeiros usarem muita água vai sobrar para quem ficar por último? Se nós pensarmos em usar um pouquinho cada um, vai dar pra todo mundo?
Ou seja, perguntas que direcionam para a ideia da redução do consumo da água.
Após esta conversa direcione as crianças para a área externa, na qual elas poderão lavar as mãos de acordo com a sugestão escolhida de distribuição de água.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Após a dinâmica, se retonarem para a sala de aula, reproduza a imagem do slide ou mostre-a impressa (você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n7Ftf8GVW4ZHjpA3Y3PvmjC4FyEQtgAVv7xwzj37MkKMV7HJvWrRvuaH67P6/geo2-11und03-imagens-para-impressao.pdf), porém se não retornarem, faça a sistematização no local da dinâmica mesmo.
Sugira, então, que os alunos, comentem o que acharam da dinâmica, se ela deu certo, se todos conseguiram lavar as mãos e, se, a partir desta dinâmica, eles pensam em outras ações que podem ajudar a diminuir o consumo da água e dessa maneira evitar o desperdício.
Anote todas as respostas no quadro ou em um papel.
Discuta com eles as consequências que podem ser causadas pela escassez de água potável e a relação do ser humano e toda biodiversidade com esse recurso.
Observação 1: No item “para saber mais” do primeiro slide, apresentamos sites que indicam sugestões de como economizar água. Você pode incrementar, com base nestas dicas, a lista que fizer com os alunos.
Observação 2: Uma sugestão interessante é que as crianças desenhem estas ações anti desperdício em uma próxima aula. Dessa maneira podem compartilhar com as demais turmas as ideias e impressões que tiveram. Assim todos saberão o que fazer para ajudar o meio ambiente e para que a água, que é tão importante não falte.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Google Jamboard
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes analisem criticamente se a maneira como utilizamos água é adequada ou inadequada pensando nas formas de uso e na quantidade/tempo em que esse recurso é utilizado. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula a proposta é fazer uma dinâmica e, a partir dela, criar um caderno de ilustrações que contenha dicas sobre economia de água. Para isso, eles irão utilizar: lápis preto, borracha, apontador, lápis de cor, caderno, folha sulfite, cola, tesoura, recipientes para armazenar água (jarra, copos e balde) e as imagens do plano.
Além disso, para o momento da problematização, deixe preparado uma jarra de água com sal e um copo pequeno com água potável. Nas fotos da aula, você pode ver uma jarra e um copo com água para ver como deverá ficar essa preparação. Para a dinâmica, deixe preparado um balde pequeno cheio.
Contextualização (40 minutos)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, encaminhe as imagens disponíveis aqui. Se você possuir um globo terrestre, pode utilizá-lo também, além, é claro, de outras imagens similares.
Explique que esta imagem é uma fotografia retirada do espaço e mostra nosso planeta Terra. Pergunte quais características eles percebem. Aguarde as respostas, que poderão ser enviadas por mensagens de texto ou áudios. Comente que a foto foi tirada a quilômetros de distância e por isso podemos ver apenas formas e cores. Ressalte as cores do globo, perguntando quais eles veem e se sabem o que são.
Após as respostas livres dos alunos, diga que a cor azulada é a água, as cores marrom e verde são as porções de terra e as partes brancas são as nuvens, massas polares e demais massas de ar. Feitas as observações, pergunte qual é a cor predominante e, após as respostas, diga que o nosso planeta tem muito mais água do que terra (mais de 70% é água) e que a maior parte dela está nos mares e oceanos.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com o passo a passo da orientação. Para esta etapa, deixe preparado uma jarra de água com sal e um copo pequeno com água potável. A preparação deve ficar como a da foto que está no slide original, que pode ser acessada aqui.
Ao abrir a etapa, antes de mostrar a jarra e o copo, comente que o planeta tem muita água, mas que a maior parte dela é salgada e encontra-se nos mares e oceanos. Apenas uma pequena parte está nos rios, geleiras e abaixo da terra. Em seguida, pegue a jarra de água e o copo que você deixou preparado e os coloque em um local no qual todas as crianças possam visualizar.
Peça que eles façam a mesma coisa em casa. No copo, água potável, e na jarra, água salgada. Solicite que um adulto ajude as crianças. Peça que os alunos experimentem as duas amostras de água e diga qual delas é a melhor para o nosso consumo. Peça que as respostas venham por mensagens de texto ou áudio.
Espera-se que eles respondam que a água doce é melhor. Porém, se esta resposta não for imediata, direcione até que ela apareça. Questões como: qual das duas seria melhor para tomar banho, escovar os dentes, beber, cozinhar, lavar o rosto e etc., podem ajudar. Em seguida, faça os comentários apropriados: a água na jarra representa a água dos oceanos e mares, já a que está no copinho, a água doce, disponível para nosso consumo. Ela é mais adequada, mas, se está presente em tão pouca quantidade, será que corre o risco de acabar?
Aguarde as crianças darem suas opiniões e lance a pergunta disparadora da problematização. Se eles acreditam que pode acabar, prontamente pergunte: o que nós podemos fazer para que isso não aconteça? Se a resposta for negativa, comente que mesmo que eles achem isso, nós desperdiçamos muita água e, sim, ela chega a faltar na casa de muitas pessoas. Explique que todos precisam pensar em como economizar água para que ela não falte para ninguém.
“O que nós podemos fazer?” também será a pergunta adequada após o comentário. Depois de ter feito a pergunta, avise que eles descobrirão como podem ajudar a partir de uma dinâmica.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Para esta etapa, deixe preparado um balde cheio de água e reserve. Peça que os estudantes façam o mesmo em suas moradias. Para dar início a ela, encaminhe a imagem a partir deste documento aqui.
Diga que eles devem lavar as mãos sempre antes de comer o lanche, porém hoje eles não farão isso no banheiro e na torneira, pois terão apenas um balde cheio de água para lavar a mão deles e de todas as pessoas que moram com eles. No vídeo, pegue o balde que você deixou preparado e peça que todos apontem suas ideias para que aquela quantidade seja suficiente para lavar as mãos de todos os alunos da turma, solicite que façam suas apostas. Anote tudo no Google Docs.
Faça outras perguntas: para que todos consigam lavar as mãos, nós devemos usar muita água ou pouca? Se os primeiros usarem muita água, vai sobrar para quem ficar por último? Se nós pensarmos em usar um pouquinho cada um, vai dar pra todo mundo? Ou seja, perguntas que direcionam para a ideia da redução do consumo da água.
Sistematização (50 minutos)
Encaminhe o slide do plano original, a partir deste documento aqui. Pergunte aos alunos quais as consequências que podem ser causadas pela escassez de água potável e a relação do ser humano e toda biodiversidade com esse recurso. Sugira que eles anotem, que se manifestem por mensagens de texto ou áudio.
Fica a sugestão que com o auxílio do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, os estudantes coloquem suas respostas por meio de frases curtas. O vídeo com o passo a passo para acesso a essa ferramenta encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias vejam com as crianças as sugestões que seguem abaixo:
- Para saber mais dicas de como não desperdiçar a água e contribuir com o meio ambiente, acesse estes dois sites: Portal do Governo Federal Portal Brasil reúne dicas para evitar o desperdício de água”, disponível aqui e “Dicas de economia Sabesp”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar criticamente se a maneira como utilizamos água é adequada ou inadequada pensando nas formas de uso e na quantidade/tempo em que esse recurso é utilizado
Habilidade (s) da Base: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA