16657
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Os meios de comunicação e a vida das pessoas

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação, a partir do advento da internet e sua relação na vida das pessoas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GEO06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDkhsPT7JAGPEgm8bZmVuqYXXKYTjMuyNBTsZcrFPyKSFahDRy23dqxwswWk/geo05-06und5-sistematizacao-atividade.pdf

Link para os mapas:

Para você saber mais: https://www.tecmundo.com.br/celular/2140-historia-a-evolucao-do-celular.htm - texto abordando a evolução dos aprelhos celulares, enquanto meio de comunicação.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/a-evolucao-da-internet/43698 - texto abordando a evolução da internet.

Para você saber mais:

Texto que aborda as dificuldades encontradas pela população para aquisição de uma linha telefônica fixa, antigamente: https://br.reuters.com/article/companyNews/idBRN2241391920080701

Texto que compara a utilização de aparelhos celulares entre os brasileiros e o restante do mundo: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-01/brasil-foi-5o-pais-em-ranking-de-uso-diario-de-celulares-no-mundo

Conhecimentos prévios: Conhecer os meios de comunicação.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e projete ou entregue para cada grupo a manchete com o lide (parte inicial de uma reportagem).

Em seguida, solicita que cada grupo identifique no texto as seguintes informações:

  • Qual o título?
  • Qual a data da notícia?
  • Do que se trata a notícia?

Peça que os grupos apresentem suas respostas para os demais. É importante que se deixe clara a importância dada pela manchete sobre o fato de, no Brasil, existir uma imensa quantidade de usuários de smartphones. Não menos importante, é deixar clara a diferença entre um aparelho celular básico (que, basicamente, realiza e recebe chamadas telefônicas) e um smartphone (que além das funções de telefone, possui diversos aplicativos, como, por exemplo, calculadora, agendas virtuais, TV, rádio, e-mail, etc.).

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a situação e o questionamento propostos no slide. Peça que cada grupo tente solucionar a situação apresentada.

Em seguida, solicite que cada grupo apresente a solução encontrada. Como expectativa de resposta, têm-se situações que buscarão realizar uma fotografia da lição com uma máquina digital, salvar o arquivo em um computador e enviar a imagem, como anexo, por e-mail. Também é possível que o aluno opte por levar o próprio caderno para o colega copiar a lição. De qualquer forma, é importante deixar claro a transformação nas formas de comunicação, na vida das pessoas, causada pelo advento do smartphone.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou desenhe a tabela no quadro.

Em seguida, separe uma ação comunicativa para cada grupo (ou seja, um grupo fica responsável pela ação “Ligar para alguém”, outro grupo pela ação “ Enviar uma mensagem” e, assim, sucessivamente).

Cada grupo deverá investigar e registrar como seria realizada sua ação na ausência e com redes de internet, buscando fazer com que eles se apropriem das transformações ocasionadas, na vida das pessoas, com as mudanças surgidas nos meios de comunicação. A seguir, segue uma possibilidade de resposta da tabela apresentada:

  • Ligar para Alguém - Sem internet, a ligação era realizada por telefones celulares básicos, smartphones ou fixos. Com internet, ainda existe a possibilidade de se realizar a chamada telefônica por meio de aplicativos presentes em smartphones (Skype, Whatsapp, Messenger, etc.). O professor ressalta que o advento da Internet permitiu o aumento das possibilidades na ligação de voz com outras pessoas, inclusive, com barateamento do processo, que era muito caro, quando só existiam telefones fixos (ver seção “Para Você Saber Mais”).
  • Enviar uma mensagem - Sem internet, as mensagens eram enviadas, principalmente, pelo correio, ou, mais recentemente, por mensagens de texto de aparelhos celulares básicos, que eram cobrados na conta telefônica. Com a internet, as mensagens instantâneas podem ser enviadas através de e-mail, ou aplicativos destinados para tal fim, como os citados anteriormente.
  • Assistir a um vídeo na TV - Sem a internet, assistir vídeos se limitavam à reprodução do mesmo em aparelhos de VHS ou DVD. Atualmente, existem TVs com acesso à internet, que permitem a reprodução de vídeos em plataformas on-line (youtube, por exemplo).
  • Ler as notícias - Sem a internet, as notícias são lidas em jornais físicos, comprados em bancas. Com a internet, as notícias podem ser lidas (e atualizadas a todo momento) em sites específicos, possibilitando um rápido conhecimento dos fatos por ocorridos em todo o mundo.

Pede-se que cada grupo relate suas respostas.

É importante deixar claro que as possibilidades levantadas pelos grupos para as situações sem a rede de internet remontam ao passado dos meios de comunicação, ou seja, a forma como as pessoas se comunicavam em uma época anterior. Assim, o docente reforça a relação entre as transformações ocorridas nos meios de comunicação e as mudanças na vida das pessoas.

É interessante, também, que haja abertura para que os estudantes coloquem outras situações que, as vezes, eles vivenciem ou alguém próximo, com o uso da internet ou não.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue, para cada grupo, uma dupla de imagens, retratando um meio de comunicação antigamente e atualmente (disponivel em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDkhsPT7JAGPEgm8bZmVuqYXXKYTjMuyNBTsZcrFPyKSFahDRy23dqxwswWk/geo05-06und5-sistematizacao-atividade.pdf). Peça que cada grupo registre as transformações sofridas por esse meio, ao longo do tempo, argumentando como tais transformações mudaram a vida das pessoas.

Em seguida, peça que cada grupo apresente suas respostas, visando à socialização das informações. É importante que o professor, na fala de cada grupo, projete (ou cole no quadro) as respectivas imagens, para que toda a sala consiga visualizar o meio de comunicação abordado.

É importante ressaltar para a sala acerca da facilitação no acesso aos meios de comunicação, ao longo do tempo, pois, como pode-se articular com o primeiro slide, um smartphone, dentro do bolso, é capaz de agrupar diversos meios de comunicação.

Como adequar à sua realidade: No caso de salas de aula numerosas, repita os meios de comunicação entre o grupos. É muito interessante ver a resposta de alunos diferentes em relação às transformações de um mesmo meio de comunicação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GEO06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDkhsPT7JAGPEgm8bZmVuqYXXKYTjMuyNBTsZcrFPyKSFahDRy23dqxwswWk/geo05-06und5-sistematizacao-atividade.pdf

Link para os mapas:

Para você saber mais: https://www.tecmundo.com.br/celular/2140-historia-a-evolucao-do-celular.htm - texto abordando a evolução dos aprelhos celulares, enquanto meio de comunicação.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/a-evolucao-da-internet/43698 - texto abordando a evolução da internet.

Para você saber mais:

Texto que aborda as dificuldades encontradas pela população para aquisição de uma linha telefônica fixa, antigamente: https://br.reuters.com/article/companyNews/idBRN2241391920080701

Texto que compara a utilização de aparelhos celulares entre os brasileiros e o restante do mundo: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-01/brasil-foi-5o-pais-em-ranking-de-uso-diario-de-celulares-no-mundo

Conhecimentos prévios: Conhecer os meios de comunicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e projete ou entregue para cada grupo a manchete com o lide (parte inicial de uma reportagem).

Em seguida, solicita que cada grupo identifique no texto as seguintes informações:

  • Qual o título?
  • Qual a data da notícia?
  • Do que se trata a notícia?

Peça que os grupos apresentem suas respostas para os demais. É importante que se deixe clara a importância dada pela manchete sobre o fato de, no Brasil, existir uma imensa quantidade de usuários de smartphones. Não menos importante, é deixar clara a diferença entre um aparelho celular básico (que, basicamente, realiza e recebe chamadas telefônicas) e um smartphone (que além das funções de telefone, possui diversos aplicativos, como, por exemplo, calculadora, agendas virtuais, TV, rádio, e-mail, etc.).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro a situação e o questionamento propostos no slide. Peça que cada grupo tente solucionar a situação apresentada.

Em seguida, solicite que cada grupo apresente a solução encontrada. Como expectativa de resposta, têm-se situações que buscarão realizar uma fotografia da lição com uma máquina digital, salvar o arquivo em um computador e enviar a imagem, como anexo, por e-mail. Também é possível que o aluno opte por levar o próprio caderno para o colega copiar a lição. De qualquer forma, é importante deixar claro a transformação nas formas de comunicação, na vida das pessoas, causada pelo advento do smartphone.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou desenhe a tabela no quadro.

Em seguida, separe uma ação comunicativa para cada grupo (ou seja, um grupo fica responsável pela ação “Ligar para alguém”, outro grupo pela ação “ Enviar uma mensagem” e, assim, sucessivamente).

Cada grupo deverá investigar e registrar como seria realizada sua ação na ausência e com redes de internet, buscando fazer com que eles se apropriem das transformações ocasionadas, na vida das pessoas, com as mudanças surgidas nos meios de comunicação. A seguir, segue uma possibilidade de resposta da tabela apresentada:

  • Ligar para Alguém - Sem internet, a ligação era realizada por telefones celulares básicos, smartphones ou fixos. Com internet, ainda existe a possibilidade de se realizar a chamada telefônica por meio de aplicativos presentes em smartphones (Skype, Whatsapp, Messenger, etc.). O professor ressalta que o advento da Internet permitiu o aumento das possibilidades na ligação de voz com outras pessoas, inclusive, com barateamento do processo, que era muito caro, quando só existiam telefones fixos (ver seção “Para Você Saber Mais”).
  • Enviar uma mensagem - Sem internet, as mensagens eram enviadas, principalmente, pelo correio, ou, mais recentemente, por mensagens de texto de aparelhos celulares básicos, que eram cobrados na conta telefônica. Com a internet, as mensagens instantâneas podem ser enviadas através de e-mail, ou aplicativos destinados para tal fim, como os citados anteriormente.
  • Assistir a um vídeo na TV - Sem a internet, assistir vídeos se limitavam à reprodução do mesmo em aparelhos de VHS ou DVD. Atualmente, existem TVs com acesso à internet, que permitem a reprodução de vídeos em plataformas on-line (youtube, por exemplo).
  • Ler as notícias - Sem a internet, as notícias são lidas em jornais físicos, comprados em bancas. Com a internet, as notícias podem ser lidas (e atualizadas a todo momento) em sites específicos, possibilitando um rápido conhecimento dos fatos por ocorridos em todo o mundo.

Pede-se que cada grupo relate suas respostas.

É importante deixar claro que as possibilidades levantadas pelos grupos para as situações sem a rede de internet remontam ao passado dos meios de comunicação, ou seja, a forma como as pessoas se comunicavam em uma época anterior. Assim, o docente reforça a relação entre as transformações ocorridas nos meios de comunicação e as mudanças na vida das pessoas.

É interessante, também, que haja abertura para que os estudantes coloquem outras situações que, as vezes, eles vivenciem ou alguém próximo, com o uso da internet ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue, para cada grupo, uma dupla de imagens, retratando um meio de comunicação antigamente e atualmente (disponivel em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDkhsPT7JAGPEgm8bZmVuqYXXKYTjMuyNBTsZcrFPyKSFahDRy23dqxwswWk/geo05-06und5-sistematizacao-atividade.pdf). Peça que cada grupo registre as transformações sofridas por esse meio, ao longo do tempo, argumentando como tais transformações mudaram a vida das pessoas.

Em seguida, peça que cada grupo apresente suas respostas, visando à socialização das informações. É importante que o professor, na fala de cada grupo, projete (ou cole no quadro) as respectivas imagens, para que toda a sala consiga visualizar o meio de comunicação abordado.

É importante ressaltar para a sala acerca da facilitação no acesso aos meios de comunicação, ao longo do tempo, pois, como pode-se articular com o primeiro slide, um smartphone, dentro do bolso, é capaz de agrupar diversos meios de comunicação.

Como adequar à sua realidade: No caso de salas de aula numerosas, repita os meios de comunicação entre o grupos. É muito interessante ver a resposta de alunos diferentes em relação às transformações de um mesmo meio de comunicação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano