GEO5_06UND2 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Vias de Transporte no Brasil
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças tecnológicas e transformações socioespaciais. Foco em realidades locais.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Giz ou pincel atômico de cor azul
Material complementar:
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MAqMGRVcMzXRaxvzezrWGttMwX2VVrsTBpMpUureHXC6EQ9THXEz3GqCH6dX/geo5-06und2-contextualizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
Site do governo federal que aborda, historicamente, a transformação das vias de transporte no Brasil, desde o período colonial: http://www.transportes.gov.br/conteudo/136-transportes-no-brasil-sintese-historica.html , (acesso em 13/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/noticias/infraestrutura/2014/11/ibge-mapeia-a-infraestrutura-dos-transportes-no-brasil (acesso em 13/03/2019)
Conceitos prévios: meios de transporte, características urbanas e rurais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale o tema para a sala de aula. Enfatize que a aula focará na transformação das vias por onde os meios de transporte se deslocam.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete a imagem do carrinho de supermercado ou utilize uma foto retirada de uma revista, jornal ou, até, do livro didático. Pergunte à sala: de onde vêm os alimentos que estão nas prateleiras do supermercado?
Ouça as ideias prévias dos alunos e anote no quadro. Como expectativa de resposta, espera-se que os estudantes listem itens relativos ao ambiente rural/ litorâneo, como por exemplo: o leite vem da vaca, o peixe vem do mar, a salada vem da plantação/ horta, o suco de laranja vem da árvore laranjeira etc.
Para facilitar o levantamento das ideias, aponte alguns itens do carrinho de supermercado que está na imagem e pergunte diretamente: “de onde vem esse peixe aqui?”, “de onde vem esse frango?” etc.
É importante sempre deixar clara a ação humana no ambiente, para que ocorra a aquisição dessas mercadorias. Por exemplo: o peixe foi pescado pelo pescador, o alface foi plantado e colhido pelo agricultor, o pão foi feito pelo padeiro, após misturar vários ingredientes etc.
Também é importante questionar a sala sobre a localização destes produtores. Por exemplo: o peixe pode ter sido pescado no mar, no litoral...o litoral é longe ou perto daqui? A fazenda onde foi retirado o leite da vaca é perto ou longe daqui?
Materiais complementares:
A imagem sugerida encontra-se disponível neste link:
Contextualização
Orientações:
Na mesma linha de pensamento, projete a imagem do automóvel e pergunta à sala: de onde vem a gasolina que abastece esse automóvel?
Se não for possível projetar a imagem do automóvel, tente imprimi-la em um formato maior, ou ainda, imprima diversas cópias (em preto e branco) em tamanho A4, para distribuir aos alunos. Nesse caso particular, se as soluções acima não forem possíveis, basta perguntar diretamente aos alunos: de onde vem o combustível que abastece os veículos?
Espera-se que a sala, prontamente, responda que ela vem do posto de combustível. Nesse momento, instigue os estudantes a levantar suas ideias sobre o sistema de transporte de combustíveis, com o seguinte questionamento: e de onde vem o combustível que os postos usam para abastecer os veículos?
Da mesma forma como feito no slide anterior, anote as ideias dos estudantes no quadro. Espera-se que sejam levantadas respostas como: “vem de caminhão”, “vem no caminhão-tanque” etc. É importante que o professor oriente as respostas, buscando chegar nos conceitos de “refinarias de petróleo” e “usinas de etanol”, que, provavelmente, são desconhecidos de grande parte dos alunos.
Diante disso, explique, sucintamente, a localização de algumas dessas refinarias e usinas (vide a seção “Para Saber Mais”, abaixo).
Novamente, é importante deixar clara a ação humana no ambiente, para que ocorra a aquisição dessas mercadorias. Por exemplo: o petróleo é transformado em gasolina através da ação de químicos e engenheiros; a cana de açúcar, após ser plantada e colhida, pode originar vários produtos, dentre eles, o etanol, utilizado para abastecer os veículos.
Materiais complementares:
A imagem sugerida encontra-se disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MAqMGRVcMzXRaxvzezrWGttMwX2VVrsTBpMpUureHXC6EQ9THXEz3GqCH6dX/geo5-06und2-contextualizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
https://www.novacana.com/usina/distribuicao-usinas-etanol-brasil - Localização de Usinas de Etanol no Brasil (acesso em 13/03/2019)
https://www.clickmacae.com.br/?sec=368&pag=pagina&cod=216 - Localização das Refinarias de Petróleo no Brasil (acesso em 13/03/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: De posse das origens das mercadorias, realizada durante a etapa de contextualização, projete ou escreva a questão do slide no quadro.
As mercadorias tratadas anteriormente, provavelmente vão instigar os alunos a darem respostas relativas à via rodoviária, tais como, “vem pela estrada”, vem pela rodovia”, “vem de caminhão”, “vem de carro”, etc, afinal trata-se da principal via de transporte utilizada no Brasil.
Após os alunos exporem suas ideias prévias, faça um novo questionamento: mas só existe(m) essa(s) maneiras de transportar mercadorias no Brasil?
Como adequar à sua realidade: De acordo com a região onde a escola se situa, é possível que surjam falas dos estudantes sobre o transporte ferroviário, aeroviário e/ou aquaviário. De qualquer forma, é importante que o professor sempre questione sobre outras vias de transporte.
Para você saber mais:
http://www.brasil.gov.br/noticias/infraestrutura/2014/11/ibge-mapeia-a-infraestrutura-dos-transportes-no-brasil Acesso em 13/03/2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Projete o quadro comparativo do slide, ou escreva no quadro, para que seja feita uma construção coletiva das células em branco. Leia cada uma das situações da primeira coluna, que envolvem a utilização de meios de transporte. Na sequência, questione a sala sobre qual seria o meio de transporte mais adequado para cada situação. Peça para que um aluno faça um X, com a cor vermelha, na opção escolhida.
Neste momento, questione os alunos se aquela via de transporte é a única opção para a realização do deslocamento. Caso, durante a discussão com a classe, conclua-se que existe outro meio de transporte, não tão adequado, mas possível para a realização da situação, chame um aluno para marcar um X, na cor azul.
Após o preenchimento do quadro, enfatize que diversas situações de deslocamento pedem vias de transporte específicas, mas que não são as únicas que podem ser utilizadas.
É importante nessa etapa,refletir com a sala, procurando juntamente com os alunos:
1 - definir o conceito de via de transporte, como sendo o local por onde transitam os veículos e seus usuários.
2 - os tipos de vias de transporte mais comuns no território brasileiro (rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário). Para tal explanação, vide material de apoio abaixo, na seção “Para Saber Mais”.
Para você saber mais:
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Imprima as fichas disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyTH5935uQ66HJTUyENEMu7VG2pTGsXbGBXMThyTZsMRzxGGbyVm4wSQw6fQ/geo5-06und2-sistematizacao-fichas.pdf
Na impossibilidade da impressão para cada grupo, projete as imagens ou cole-as no quadro. Para o caso de salas numerosas, mais de um grupo ficará com a mesma via de transporte; chame esses grupos na sequência para apresentarem os resultados para a sala, sendo possível, assim, a comparação das respostas.
Cada ficha retrata a transformação de uma via de transporte, com uma imagem retratando-a antigamente e, outra, mais recente.
Divida a sala em grupos, de tal modo que cada grupo fique com um tipo de via terrestre. Peça aos alunos que respondam às questões do slide. Você pode escrever no quadro ou ditar as perguntas para eles, caso seja inviável projetar.
Em seguida, peça para que os grupos leiam suas respostas. Organize as ideias dos alunos, de tal forma que reflitam, com base nas imagens, sobre como as transformações das vias de transporte influenciaram na vida das pessoas e no espaço geográfico.
Expectativa de resposta:
Ficha 1:
- via rodoviária
- Automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões, etc.
- Deslocamento de pessoas, alimentos, combustíveis, etc.
- Ampliação das vias, para comportar o aumento de veículos, aumento das construções nas margens da via, aumento da velocidade média, diminuindo o tempo de percurso.
Ficha 2:
- Via Ferroviária
- Trens
- Enfatizar que, no caso brasileiro, a via é muito usada para o transporte de minérios. Em outros locais, como a Europa, a via ferroviária é muito utilizada no deslocamento de pessoas.
- Além do aumento da velocidade dos trens, permitindo uma diminuição do tempo de viagem, pode-se observar um aumento da infraestrutura da estação, visando comportar um número maior de passageiros.
Ficha 3:
- Via Aquaviária
- Navios, barcos, etc.
- A figura mostra a via marítima, onde navios são utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias em geral, vindas de outros esados ou paises. Em diversos estados brasileiros, principalmente na região norte, o transporte fluvial (em rios) é usado para transporte de mercadorias e de pessoas.
- A análise comparativa das imagens permite observar um grande aumento da infraestrutura portuária, visando ao aumento do tráfego de navios.
Ficha 4:
- Via Aeroviária
- Aviões, Helicópteros, Balões,etc.
- A via efetua o transporte de mercadorias em geral e pessoas entre países, estados ou municípios.
- O crescimento de acesso do público ao transporte aéreo criou a necessidade da ampliação dos aeroportos, para comportar um número maior de passageiros e, consequentemente, de aeronaves.
Para você saber mais: http://appweb2.antt.gov.br/carga/dutoviario/dutoviario.asp , acessado em 24 de novembro de 2018. Texto sobre o transporte dutoviário no Brasil.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Desenhos e Museu Virtual do Transporte.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos, um dia antes, acessem o seguinte infográfico:
- Os meios de transporte mais utilizados no Brasil, disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe por e-mail, WhatsApp ou qualquer outra ferramenta de utilização pela escola, para comunicação com os alunos, os slides previstos nesta etapa do plano original. Entretanto, é imprescindível que sejam disponibilizados em dois momentos distintos, de acordo com as orientações do plano original.
Peça aos alunos que respondam no caderno:
1: de onde vêm os alimentos que estão nas prateleiras do supermercado?
2: de onde vem a gasolina que abastece esse automóvel?
3: de onde vem o combustível que os postos usam para abastecer os veículos?
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe o slide com a questão problematizadora e peça para registrarem suas hipóteses.
Acrescente à reflexão uma questão a respeito das alterações no modo de vida devido ao combate ao coronavírus. Encaminhe o slide a seguir e pergunte o que veem na imagem.
Em seguida, pergunte se possuem parentes que trabalham no setor de transportes e como está a situação devido ao coronavírus.
Ação propositiva
Encaminhe o quadro do slide da ação propositiva para que os alunos o preencham individualmente.
Peça que tirem uma foto e encaminhem o resultado ao professor.
Sistematização
Encaminhe o slide da sistematização a ficha com as imagens, prevista no plano original. Peça que os alunos criem uma tabela para o registro das respostas, e colem a imagem da ficha.
Veja o modelo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Convite às famílias
Assista ao vídeo:
- Geografia - Transporte - Características no Brasil – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiane Bassani
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar os principais tipos de vias de transporte brasileiras
Habilidade (s) da Base: (EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.