Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos, um dia antes, acessem o seguinte vídeo:
- Linha Sete-Rubi da CPTM com problemas – disponível aqui.
Em seguida, peça que registrem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe por e-mail, WhatsApp ou qualquer outra ferramenta de utilização pela escola, para comunicação com os alunos, os slides previstos nesta etapa do plano original, junto ao texto com a reportagem destacada.
Acrescente à reflexão uma questão a respeito do momento pelo qual estamos passando, de combate ao coronavírus, e encaminhe o seguinte slide:

Peça que, individualmente, identifiquem os elementos da primeira manchete (título, subtítulo, foto, legenda), de acordo com o sugerido nas orientações do plano original. Depois, solicite que façam o mesmo com a segunda manchete.
Em seguida, peça para registrarem qual a relação existente entre a primeira e a segunda manchete. Espera-se que os alunos reconheçam os caminhoneiros como responsáveis pelos produtos e as rodovias como principais vias de transporte.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe o slide a seguir, com a nova questão problematizadora:

Ação propositiva
Encaminhe a seguinte pergunta:

Peça aos alunos que investiguem como vêm sendo desenvolvidas as atividades de escoamento e distribuição de alimentos no seu município e estado, bem como o atendimento e a segurança aos caminhoneiros. Peça que criem uma tabela para registro das respostas.
Veja o modelo a seguir:

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Espera-se que os alunos reconheçam que, para manter a segurança alimentar, as operações dos portos, entrepostos, ferrovias e rodovias, municipais, estaduais e federais, para escoamento e distribuição de alimentos, bebidas e insumos agropecuários, precisam ser garantidas.
Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: A importância dos tipos de vias de transporte.
Os alunos precisam:
- Escolher as palavras que serão utilizadas;
- Assistir ao tutorial disponível aqui;
- Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Logística garantida no abastecimento mesmo em quarentena – disponível aqui;
- Situação do transporte de cargas x passageiros – disponível aqui.