Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a conhecer a Mata de Araucária através de suas características físicas, o clima a que está ligada e a sua área de ocorrência, além de compreender como se deu a ocupação humana nessa área, historicamente.
Materiais necessários: Projetor, folhas impressas de texto, folhas para desenho, caderno, lápis, cola.
Material complementar:
- Fotografias do Tema de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s8YRVQPycaH9mUhj2ZgrD5kxuknZUFPyUSdJQ2ZESb5Cmhq6VfXx7hpk7WxD/geo7-11und06-fotos-araucaria.pdf
- Desenhos dos mapas da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8MmysdxrxYWu5QdZ6Gub8t4anRghmxzss5Ytaecq7d5RSB7HarD7NjuVthrW/geo7-11und6-imagens-de-mapas-contextualizacao.pdf
- Texto a ser usado na contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bGR8uBzwmdVCjh4VUYfWbzxTzVbTCCcAuV5k6yrgh3kCd76YhTfjjWzWeD46/geo7-11und6-a-mata-de-araucarias.pdf
- Atividade a ser realizada na Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kMbQ9qhqXhRmT5bdwFcrtFHEhj7d9bMnBx6nmRdBJSpYFVGJ7DMFpeZWqJYb/geo7-11und06-atividade-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Documentários sobre Araucárias no youtube:
Araucária (filme completo). 2014. (26m19s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rRc889dmWWo>. Acesso em: 29 jan. 2019.
Documentário completo_floresta de araucárias. 2017. (13m36s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=J36OD2m--NE&t=34s>. Acesso em: 29 jan. 2019.
ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/IGCC-9NZTAZ>. Acesso em: 20 jan. 2019.
CHERUBINI, Iris Cristina Barbosa. Leitura de quadrinhos e charges: recurso metodológico em sala de aula. Brasil Escola. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-quadrinhos-charges-recurso-metodologico-sala-aula.htm>. Acesso em: 20 jan. 2019.
DORNELLES, Soraia S. De Coroados a Kaingang: as experiências vividas pelos indígenas no contexto de imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul do século XIX e início do XX. Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Porto Alegre - RS, 2011.
Contexto prévio: Como a Mata de Araucária está inserida no bioma Mata Atlântica, é interessante já haverem estudado este assunto.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete as imagens, pergunte aos alunos se conhecem aquela árvore. Explique que a imagem do lado direito é uma folha dessa árvore. Se disserem que não, pergunte com que árvore conhecida ela se parece. E a folha, que formato ela tem? Se disserem que se parece com um pinheiro. Indague sobre em que tipo de clima encontramos pinheiros? São típicos do Brasil? Se os alunos disserem que conhecem, pergunte o que sabem. Ela dá algum fruto? Já comeram?
Ao fim, explique que a árvore se chama Araucária e nesta aula a estudaremos.
Caso não possa projetar as imagens, as imprima. Você ainda pode usar alguma do livro que você tenha disponível na escola.
Material complementar
As imagens estão disponíveis para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s8YRVQPycaH9mUhj2ZgrD5kxuknZUFPyUSdJQ2ZESb5Cmhq6VfXx7hpk7WxD/geo7-11und06-fotos-araucaria.pdf
Como adequar à sua realidade: Se você vive em área de Mata de Araucárias, aproveite o conhecimento dos alunos sobre a árvore. Leve uma folha ou um fruto para a sala de aula.
Para você saber mais:
A araucária pode receber outras denominações no território brasileiro, tais como Pinheiro-do-paraná, Curi, Pinheiro-brasileiro, Pinheiro-caiová, Pinheiro-das-missões e Pinheiro-são-josé.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente as imagens aos alunos, explique que a Mata de Araucária faz parte do bioma Mata Atlântica. A imagem da esquerda apresenta uma divisão dos biomas brasileiros, a da direita especifica a a?ea de ocorrência da Mata de Araucária. Pergunte se os alunos conhecem os estados que aparecem com a mancha vermelha. Como é o clima nesses estados? Faz calor? Frio?
Material complementar
Imprima as imagens, caso não possa projetá-las ou use alguma similar do livro didático.
Fonte para a imagem do IBGE:
Mapa de Biomas e de Vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Como adequar à sua realidade: Se você vive em área de Mata de Araucária, pergunte aos alunos como é a paisagem, o clima do lugar onde vivem. A situação da Mata, como encontra o seu estado de preservação?
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Acesse o texto da contextualização, imprima-o e recorte os parágrafos, note que eles estão bem separados. Imprima e distribua os recortes do texto, fora da ordem, para cada aluno. Peça que montem o texto de maneira correta, ainda sem colar os recortes. Oriente-os para que leiam cada pedaço e procurem encontrar qual parágrafo vem depois do outro. Ajude-os a perceber como os assuntos se conectam no texto.
Ao terminarem a atividade. Leia o texto, na ordem original e instigue-os para que levantem questões.
- Sabiam que a Terra já teve diferentes climas?
- Como são as árvores adaptadas para climas quentes?
No final, deixe que colem as folhas recortadas no caderno.
Material complementar https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bGR8uBzwmdVCjh4VUYfWbzxTzVbTCCcAuV5k6yrgh3kCd76YhTfjjWzWeD46/geo7-11und6-a-mata-de-araucarias.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva a pergunta no quadro. Lembre que o texto usado na contextualização levanta problemas que ameaçam essa floresta. Pergunte aos alunos que problemas são esses. Então, explique que agora trabalharão as questões que ameaçam as Araucárias e como elas podem ser salvas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Imprima as atividades e distribua para cada aluno. Leia e explique qualquer dúvida que possa surgir. Na primeira atividade, eles devem refletir sobre a charge. Ao centro do desenho, temos uma representação de uma Araucária. O desenho expressa que essa árvore se sente ameaçada pelos exemplares de pinus que a cercam.
Pinus são árvores exóticas, que causam impacto nos locais onde são plantadas. Crescem muito rápido, absorvendo muita água, e se espalhando sozinhas pelo ambiente. Além disso, não possuem frutos aproveitáveis para a fauna nativa e suas folhas caídas cobrem o solo, impedindo o crescimento de qualquer outra vegetação.
Na segunda atividade, os alunos vão refletir sobre o fragmento de texto apresentado, que faz parte de um texto maior, cuja referência se encontra logo abaixo dele.
Material complementar
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o uso de charges e quadrinhos na educação:
ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/IGCC-9NZTAZ>. Acesso em: 20 jan. 2019.
CHERUBINI, Iris Cristina Barbosa. Leitura de quadrinhos e charges: recurso metodológico em sala de aula. Brasil Escola. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-quadrinhos-charges-recurso-metodologico-sala-aula.htm>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: A ideia nesta etapa é que o aluno desenhe a sua charge. Procure levá-lo a refletir sobre o aprendido em aula. Peça para que ele tente representar algum ponto estudado, que mais lhe chamou a atenção. A questão da antiguidade das Araucárias, a relação com os kaingangs, a questão da sua extinção, o que as pessoas estão fazendo para a sua preservação, qualquer coisa. Diga para que usem criatividade e procurem não copiar a charge apresentada na atividade.
Após a conclusão, cada aluno apresenta e explica seu desenho. Se possível, fazer um painel em aula ou no corredor, com as criações deles.
Para você saber mais:
O povo kaingang pertence ao grande grupo indígena definido como Macro-Jê. Habitando, originalmente, as áreas de Mata de Araucária, do extremo sul de São Paulo à metade norte do Rio Grande do Sul. Seu contato mais intenso com a sociedade branca acontece no século XIX, com a ocupação de imigrantes europeus nessas áreas. Hoje seus costumes sofreram grande alteração, mas, anteriormente, tinham na coleta do pinhão, fruto da Araucária, sua maior atividade de subsistência.
Fonte:
DORNELLES, Soraia S. De Coroados a Kaingang: as experiências vividas pelos indígenas no contexto de imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul do século XIX e início do XX. Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Porto Alegre - RS, 2011.