16569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Família do coração

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Família do coração

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva, massa de modelar ou argila escolar.

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças se elas sabem o que quer dizer consanguíneo e afetivo. Acolha os conhecimentos prévios das crianças e complemente estas informações, se necessário. Espera-se que a percepção de que as famílias podem constituir-se também por ligações afetivas, seja elemento de respeito com os colegas que apresentam uma composição familiar diferente da sua, estimulando o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título e a autora da história (A Galinha que criava um ratinho - Ana Maria Machado. Em seguida proponha a apreciação do vídeo: “A galinha que criava um ratinho”.

Faça a exibição do vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=TqC3Z8f859Y . Acesso em 14/02/2019.

Discuta com as crianças as características dos personagens.

Questione se o ratinho era filho da galinha e do galo. Pergunte como isso é possível já que são de espécies diferentes. Faça também as perguntas:

- Por que quando percebeu o perigo, o ratinho foi procurar a mãe galinha?

- Que sentimento une os personagens desta família?

Conduza a discussão de modo que as crianças percebam que o que caracteriza a maternidade e a paternidade é o vínculo afetivo constituído e que, assim como o ratinho, muitas pessoas são adotadas.

Para você saber mais:

Sobre a autora da história:

http://www.academia.org.br/academicos/ana-maria-machado/biografia . Acesso em 20/02/2019.

Fonte do vídeo:

QUINTAL DA CULTURA - Histórias de Papel. - A Galinha que criava um Ratinho - 2012 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TqC3Z8f859Y . Acesso em 14/02/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Continue a conversa sobre a adoção com a turma, apresentando a definição do termo no dicionário e discutindo os sentidos apresentados e estimulando a compreensão do sentido de adoção no contexto familiar:

OPTAR OU DECIDIR-SE POR, ESCOLHER.

ACEITAR, ACOLHER.

PÔR EM PRÁTICA.

ATRIBUIR A (FILHO OU OUTREM) OS DIREITOS E O TRATAMENTO AFETIVO DE FILHO PRÓPRIO, PERFILHAR.

Pergunte se na turma há algum caso de adoção ou se as crianças conhecem alguém que seja adotado e o que pensam sobre a adoção, permitindo que relacionem seu próprio contexto com o que está apresentado na história e na definição apresentada. Deixe as crianças à vontade para socializar ou não suas vivências neste sentido, de modo que não sintam-se constrangidas.

Fonte: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurelio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 18-19

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Disponibilize para as crianças uma base de papelão e materiais para realizarem modelagem com massa de modelar ou argila escolar.

Proponha que as crianças façam a representação com modelagem de famílias onde a adoção esteja presente. Assim, será possível observar a apreensão das crianças sobre as discussões, considerando que os membros das famílias podem ser diferentes quanto a aparência física, mas podem ou não assemelhar-se em outros aspectos, como comportamento, gostos, etc. Organize uma exposição com as produções das crianças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva, massa de modelar ou argila escolar.

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças se elas sabem o que quer dizer consanguíneo e afetivo. Acolha os conhecimentos prévios das crianças e complemente estas informações, se necessário. Espera-se que a percepção de que as famílias podem constituir-se também por ligações afetivas, seja elemento de respeito com os colegas que apresentam uma composição familiar diferente da sua, estimulando o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título e a autora da história (A Galinha que criava um ratinho - Ana Maria Machado. Em seguida proponha a apreciação do vídeo: “A galinha que criava um ratinho”.

Faça a exibição do vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=TqC3Z8f859Y . Acesso em 14/02/2019.

Discuta com as crianças as características dos personagens.

Questione se o ratinho era filho da galinha e do galo. Pergunte como isso é possível já que são de espécies diferentes. Faça também as perguntas:

- Por que quando percebeu o perigo, o ratinho foi procurar a mãe galinha?

- Que sentimento une os personagens desta família?

Conduza a discussão de modo que as crianças percebam que o que caracteriza a maternidade e a paternidade é o vínculo afetivo constituído e que, assim como o ratinho, muitas pessoas são adotadas.

Para você saber mais:

Sobre a autora da história:

http://www.academia.org.br/academicos/ana-maria-machado/biografia . Acesso em 20/02/2019.

Fonte do vídeo:

QUINTAL DA CULTURA - Histórias de Papel. - A Galinha que criava um Ratinho - 2012 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TqC3Z8f859Y . Acesso em 14/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Continue a conversa sobre a adoção com a turma, apresentando a definição do termo no dicionário e discutindo os sentidos apresentados e estimulando a compreensão do sentido de adoção no contexto familiar:

OPTAR OU DECIDIR-SE POR, ESCOLHER.

ACEITAR, ACOLHER.

PÔR EM PRÁTICA.

ATRIBUIR A (FILHO OU OUTREM) OS DIREITOS E O TRATAMENTO AFETIVO DE FILHO PRÓPRIO, PERFILHAR.

Pergunte se na turma há algum caso de adoção ou se as crianças conhecem alguém que seja adotado e o que pensam sobre a adoção, permitindo que relacionem seu próprio contexto com o que está apresentado na história e na definição apresentada. Deixe as crianças à vontade para socializar ou não suas vivências neste sentido, de modo que não sintam-se constrangidas.

Fonte: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurelio: o dicionário da Língua Portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 18-19

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Disponibilize para as crianças uma base de papelão e materiais para realizarem modelagem com massa de modelar ou argila escolar.

Proponha que as crianças façam a representação com modelagem de famílias onde a adoção esteja presente. Assim, será possível observar a apreensão das crianças sobre as discussões, considerando que os membros das famílias podem ser diferentes quanto a aparência física, mas podem ou não assemelhar-se em outros aspectos, como comportamento, gostos, etc. Organize uma exposição com as produções das crianças.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano