10227
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Algoritmo convencional da adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre resolver situações-problema a partir do uso do algoritmo convencional da adição e subtração, ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir da utilização do algoritmo

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: PRISCILA DA SILVA DE MEDEIROS

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

  1. Resolver situações-problema  a partir do uso do algoritmo convencional da adição e subtração.
  2. Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir da utilização do algoritmo convencional da adição e subtração.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )

Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.

Realize a atividade de forma coletiva.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:

  • Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )

Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.

Realize a atividade de forma coletiva.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:

  • Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.(slides 3 a 6 )

Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.

Realize a atividade de forma coletiva.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:

  • Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )

Orientações: Questione os alunos quanto às respostas da Gislaine e do Fernando. Faça as perguntas e peça que justifiquem as respostas. Permita que os alunos registrem no quadro as estratégias. Durante o momento das discussões coletivas, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre a resolução de Gislaine e Fernando?
  • Qual é a certa? Ou as duas estão certas?
  • Podemos resolver das duas maneiras?
  • Qual você escolheria para resolver a situação problema apresentada?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas.Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida. Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas.Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas. Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seu raciocínio.Valorize suas estratégias. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Se não aparecerem as três possibilidades de resoluções do arquivo de resolução, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças e identificando que estratégia do algoritmo também pode ser utilizada na resolução de problemas.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do algoritmo na resolução de problemas de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual a vantagem entre utilizar o algoritmo convencional ou estratégias pessoais próprias?
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade e chegar a errar a atividade?”

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula. .

Orientação: Leia o que está escrito dentro do balão e explique aos alunos que o algoritmo é uma forma de resolução mais rápida das operações.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X . Leia a comanda da atividade para os alunos. Peça que individualmente os alunos resolvam a situação- problema usando o algoritmo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema com resolução através dos algoritmos convencionais da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular a quantidade de bolinhas de gude que o João guardou no total?
  • Qual operação poderemos fazer?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X . Leia a comanda da atividade para os alunos. Peça que individualmente os alunos resolvam a situação- problema usando o algoritmo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema com resolução através dos algoritmos convencionais da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular a quantidade de bolinhas de gude que o João guardou no total?
  • Qual operação poderemos fazer?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

  1. Resolver situações-problema  a partir do uso do algoritmo convencional da adição e subtração.
  2. Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir da utilização do algoritmo convencional da adição e subtração.

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )

Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.

Realize a atividade de forma coletiva.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:

  • Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )

Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.

Realize a atividade de forma coletiva.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:

  • Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.(slides 3 a 6 )

Orientações: Projete e leia a situação-problema para a turma ou imprima.

Realize a atividade de forma coletiva.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Durante o momento das discussões, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Exemplos de boas perguntas relacionadas a esta atividade que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema: Após realizar a leitura do problema o professor pergunta:

  • Alguem pode me contar sobre o problema? Quais os dados que temos?
  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos. (slides 3 a 6 )

Orientações: Questione os alunos quanto às respostas da Gislaine e do Fernando. Faça as perguntas e peça que justifiquem as respostas. Permita que os alunos registrem no quadro as estratégias. Durante o momento das discussões coletivas, realize intervenções a partir de perguntas que façam o raciocínio do aluno avançar, que assim possam justificar suas hipóteses.

Propósito: Usar conceitos-chaves para utilizar os conhecimentos sobre os fatos básicos da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre a resolução de Gislaine e Fernando?
  • Qual é a certa? Ou as duas estão certas?
  • Podemos resolver das duas maneiras?
  • Qual você escolheria para resolver a situação problema apresentada?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas.Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida. Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas.Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 Minutos.(slides 7 a 10 )

Orientações: Leia a situação-problema junto com os alunos. Explique que essa atividade será resolvida individualmente. Faça perguntas.Garanta que os alunos compreendam a situação do problema, interpretem os dados da tabela e entendam o que devem fazer. Converse com os alunos a respeito do número de faltas em um jogo de futebol. Evidencie que, um grande número de faltas mostra que o time está sendo violento na partida, por isso, o problema fala de prêmio ao time que cometer menor número de faltas. Incentive-os a completar a tabela e responder as perguntas.Depois deixe que resolvam sozinhos.Peça que apliquem os algoritmos. No momento em que os alunos forem realizando a resolução da situação-problema, circule pela sala e realize intervenções a partir de perguntas que façam os alunos avançarem em suas estratégias de cálculos. Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo. Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o algoritmo convencional da adição e da subtração como uma alternativa para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos por meio da leitura do problema e da tabela apresentadas?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantas faltas o 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C cometeram em todos os jogos?
  • Como podemos descobrir a diferença de faltas entre os times?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seu raciocínio.Valorize suas estratégias. Em cada resolução registrada, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Se não aparecerem as três possibilidades de resoluções do arquivo de resolução, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as apresentadas destacando as semelhanças e diferenças e identificando que estratégia do algoritmo também pode ser utilizada na resolução de problemas.

Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do algoritmo na resolução de problemas de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
  • “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
  • “Qual a vantagem entre utilizar o algoritmo convencional ou estratégias pessoais próprias?
  • “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade e chegar a errar a atividade?”
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula. .

Orientação: Leia o que está escrito dentro do balão e explique aos alunos que o algoritmo é uma forma de resolução mais rápida das operações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X . Leia a comanda da atividade para os alunos. Peça que individualmente os alunos resolvam a situação- problema usando o algoritmo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema com resolução através dos algoritmos convencionais da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular a quantidade de bolinhas de gude que o João guardou no total?
  • Qual operação poderemos fazer?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X . Leia a comanda da atividade para os alunos. Peça que individualmente os alunos resolvam a situação- problema usando o algoritmo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema com resolução através dos algoritmos convencionais da adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Como podemos calcular a quantidade de bolinhas de gude que o João guardou no total?
  • Qual operação poderemos fazer?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano