16322
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Poluição do Ar

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar emissores de poluição do ar e ações para minimizar esta poluição.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los.

Materiais necessários: Projetor de slides ou atividades impressas.

Material complementar: Texto da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qa8sVgUEZt3XsSCr238uzhWtanknpvGdZUs7hQcKhZnFTjK2NS3HVB8eGzUh/geo5-11und02-contextualizacao-texto.pdf

Infográfico da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YRqPtkRNgZPQsQ7ZXUkwBwnPx2yTWyfUBdE9Nsafg9EGAyY4TPbaVGgPf48J/geo5-11und02-contextualizacao-infografico.pdf

Infográfico sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/57bYvYMGdevgTJBxcWqnE4EVE6uSAYfs8xmCMEbTzQ5bqUMHbJQ68kQUP8Vg/geo5-11und02-sistematizacao-infografico.pdf

Para você saber mais:

https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/ Acesso em 28 de novembro 2018

https://www.dw.com/pt-br/nove-em-cada-dez-pessoas-no-mundo-respiram-ar-polu%C3%ADdo-diz-oms/a-43620928 Acesso em 28 de novembro 2018

http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1415 Acesso em 28 de novembro 2018

http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/medidas-para-reducao-de-poluentes Acesso em 28 de novembro 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é poluição do ar?”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua o texto “texto da contextualização” disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qa8sVgUEZt3XsSCr238uzhWtanknpvGdZUs7hQcKhZnFTjK2NS3HVB8eGzUh/geo5-11und02-contextualizacao-texto.pdf . Leia o texto e converse sobre o texto com os alunos. Pergunte: “Os pais de vocês têm carro?”, “Vocês têm alguns dos problemas respiratórios citados? Qual?”, “Alguém da família de vocês tem algum dos problemas respiratórios citados? Qual?”. Se achar pertinente esta atividade pode ser feita em uma aula anterior

Leia o título e a frase superior do infográfico com os alunos.

Mostre as diferentes fontes de poluição do ar no infográfico exemplificando:

Indústrias e Usinas de energia: com chaminés que expelem fumaça e usinas térmicas;

Poeira: pó de asfalto;

Práticas agrícolas: uso de agrotóxicos líquidos;

Transportes automotores: carros e motos;

Gestão de dejetos: queima de lixo;

Energia doméstica: fogão a lenha.

Materiais complementares

O Infográfico está disponível para impressão em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YRqPtkRNgZPQsQ7ZXUkwBwnPx2yTWyfUBdE9Nsafg9EGAyY4TPbaVGgPf48J/geo5-11und02-contextualizacao-infografico.pdf

Fonte da imagem: Organização Mundial da saúde (OMS). Disponível em https://www.who.int/airpollution/infographics/Air_Pollution_infographics.jpg?ua=1. Acesso em 28 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade houver exemplos específicos das fontes de poluição do ar cite-os para os alunos. Por exemplo: o nome de uma indústria ou a queima de plantações.

Para você saber mais:

htps://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/ Acesso em 28 de novembro 2018

https://www.dw.com/pt-br/nove-em-cada-dez-pessoas-no-mundo-respiram-ar-polu%C3%ADdo-diz-oms/a-43620928 Acesso em 28 de novembro 2018

http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1415 Acesso em 28 de novembro 2018

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a pergunta. Espere as respostas dos alunos, se for necessário exemplifique com uma ação sua: “Eu venho de carro para a escola, meu carro é uma fonte de poluição?”.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Peça que façam um texto relacionando as fontes de poluição do ar citadas no slide da contextualização com possíveis ações que minimizem seu potencial poluidor.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade houver exemplos específicos das fontes de poluição do ar cite-os para os alunos. Por exemplo: o nome de uma indústria ou a queima de plantações.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre no infográfico as ações sugeridas pela OMS. Peça que os alunos citem alguma ação minimizadora que escreveram no texto, escreva no quadro se achar relevante. Destaque se alguma ação também foi citada pelos alunos, por exemplo: Se o aluno falar para usar energia solar, mostre no infográfico que é uma solução, também sugerida pela OMS, demonstrando que o pensamento deles está alinhado com o da OMS.

Então peça aos alunos que relacionem as fontes de poluição do ar citadas anteriormente com a solução apresentada, por exemplo: Se o aluno falar sobre o uso de bicicletas pergunte qual fonte estaria relacionada com esta solução. Se achar necessário volte ao infográfico das fontes de poluição do ar para ajudar os alunos a fazerem as relações.

Materiais complementares

O Infográfico está disponível para impressão em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/57bYvYMGdevgTJBxcWqnE4EVE6uSAYfs8xmCMEbTzQ5bqUMHbJQ68kQUP8Vg/geo5-11und02-sistematizacao-infografico.pdf

Fonte da imagem: Organização Mundial da saúde (OMS). Disponível em https://www.who.int/airpollution/infographics/Air_Pollution_infographics_SP(3).jpg?ua=1. Acesso em 28 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/medidas-para-reducao-de-poluentes Acesso em 28 de novembro 2018

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los.

Materiais necessários: Projetor de slides ou atividades impressas.

Material complementar: Texto da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qa8sVgUEZt3XsSCr238uzhWtanknpvGdZUs7hQcKhZnFTjK2NS3HVB8eGzUh/geo5-11und02-contextualizacao-texto.pdf

Infográfico da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YRqPtkRNgZPQsQ7ZXUkwBwnPx2yTWyfUBdE9Nsafg9EGAyY4TPbaVGgPf48J/geo5-11und02-contextualizacao-infografico.pdf

Infográfico sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/57bYvYMGdevgTJBxcWqnE4EVE6uSAYfs8xmCMEbTzQ5bqUMHbJQ68kQUP8Vg/geo5-11und02-sistematizacao-infografico.pdf

Para você saber mais:

https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/ Acesso em 28 de novembro 2018

https://www.dw.com/pt-br/nove-em-cada-dez-pessoas-no-mundo-respiram-ar-polu%C3%ADdo-diz-oms/a-43620928 Acesso em 28 de novembro 2018

http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1415 Acesso em 28 de novembro 2018

http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/medidas-para-reducao-de-poluentes Acesso em 28 de novembro 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é poluição do ar?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua o texto “texto da contextualização” disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qa8sVgUEZt3XsSCr238uzhWtanknpvGdZUs7hQcKhZnFTjK2NS3HVB8eGzUh/geo5-11und02-contextualizacao-texto.pdf . Leia o texto e converse sobre o texto com os alunos. Pergunte: “Os pais de vocês têm carro?”, “Vocês têm alguns dos problemas respiratórios citados? Qual?”, “Alguém da família de vocês tem algum dos problemas respiratórios citados? Qual?”. Se achar pertinente esta atividade pode ser feita em uma aula anterior

Leia o título e a frase superior do infográfico com os alunos.

Mostre as diferentes fontes de poluição do ar no infográfico exemplificando:

Indústrias e Usinas de energia: com chaminés que expelem fumaça e usinas térmicas;

Poeira: pó de asfalto;

Práticas agrícolas: uso de agrotóxicos líquidos;

Transportes automotores: carros e motos;

Gestão de dejetos: queima de lixo;

Energia doméstica: fogão a lenha.

Materiais complementares

O Infográfico está disponível para impressão em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YRqPtkRNgZPQsQ7ZXUkwBwnPx2yTWyfUBdE9Nsafg9EGAyY4TPbaVGgPf48J/geo5-11und02-contextualizacao-infografico.pdf

Fonte da imagem: Organização Mundial da saúde (OMS). Disponível em https://www.who.int/airpollution/infographics/Air_Pollution_infographics.jpg?ua=1. Acesso em 28 de novembro de 2018.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade houver exemplos específicos das fontes de poluição do ar cite-os para os alunos. Por exemplo: o nome de uma indústria ou a queima de plantações.

Para você saber mais:

htps://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/ Acesso em 28 de novembro 2018

https://www.dw.com/pt-br/nove-em-cada-dez-pessoas-no-mundo-respiram-ar-polu%C3%ADdo-diz-oms/a-43620928 Acesso em 28 de novembro 2018

http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1415 Acesso em 28 de novembro 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a pergunta. Espere as respostas dos alunos, se for necessário exemplifique com uma ação sua: “Eu venho de carro para a escola, meu carro é uma fonte de poluição?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Peça que façam um texto relacionando as fontes de poluição do ar citadas no slide da contextualização com possíveis ações que minimizem seu potencial poluidor.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade houver exemplos específicos das fontes de poluição do ar cite-os para os alunos. Por exemplo: o nome de uma indústria ou a queima de plantações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre no infográfico as ações sugeridas pela OMS. Peça que os alunos citem alguma ação minimizadora que escreveram no texto, escreva no quadro se achar relevante. Destaque se alguma ação também foi citada pelos alunos, por exemplo: Se o aluno falar para usar energia solar, mostre no infográfico que é uma solução, também sugerida pela OMS, demonstrando que o pensamento deles está alinhado com o da OMS.

Então peça aos alunos que relacionem as fontes de poluição do ar citadas anteriormente com a solução apresentada, por exemplo: Se o aluno falar sobre o uso de bicicletas pergunte qual fonte estaria relacionada com esta solução. Se achar necessário volte ao infográfico das fontes de poluição do ar para ajudar os alunos a fazerem as relações.

Materiais complementares

O Infográfico está disponível para impressão em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/57bYvYMGdevgTJBxcWqnE4EVE6uSAYfs8xmCMEbTzQ5bqUMHbJQ68kQUP8Vg/geo5-11und02-sistematizacao-infografico.pdf

Fonte da imagem: Organização Mundial da saúde (OMS). Disponível em https://www.who.int/airpollution/infographics/Air_Pollution_infographics_SP(3).jpg?ua=1. Acesso em 28 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/medidas-para-reducao-de-poluentes Acesso em 28 de novembro 2018

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano