Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Disponibilize imagens projetadas ou impressas sobre a temática para os estudantes.
O quadro e marcadores para quadro.
Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
Texto de apoio disponível em:https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-dos-rios/ Acesso em: 18/04/2019
GEO5_10UND03 - Ficha:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eEhWC4xQVkW4HbD9NZehJGZhF9VcPHZeJW9hbSgDqQcM7GKVjMMAHzDYbjkh/geo5-10und03-ficha.pdf
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
Poluição dos rios. Grupo Escolar. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/poluicao-dos-rios.html>. Acesso em: 28 mar 2019.
Rios Poluídos. Toda matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/rios-poluidos/>. Acesso em: 28 mar 2019.
Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha situação de poluição de rios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que a turma se organize em grupo com no máximo 5 estudantes.
Apresente o tema da aula “POLUIÇÃO DE RIOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.
Peça que os estudantes tragam os principais elementos das imagens, ou seja, o que estão vendo.
Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha algum rio poluído em sua cidade, traga-o como ponto de partida para a aula.
Contextualização
Orientações: Peça que a turma se organize em grupo com no máximo 5 estudantes.
Apresente o tema da aula “POLUIÇÃO DE RIOS” para a turma, trazendo curiosidades sobre o mesmo.
Peça que os estudantes tragam os principais elementos das imagens, ou seja, o que estão vendo.
Ouça as ideias trazidas pelos estudantes e faça registros no quadro, sendo o(a) escriba.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.
Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.
Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: QUAIS AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DE RIOS?
Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que continuem organizados nos grupos de trabalho para fazerem o registro da FICHA - POLUIÇÃO DOS RIOS: causas e consequências
Reveja com os estudantes questões significativas da reportagem entregue anteriormente para estudo em casa (houve a orientação de entregar a reportagem para ser estudada em casa, a fim de facilitar o resgate e compreensão de aspectos importantes trabalhados na mesma).
Apresente a consigna da ação que será desenvolvida para que os grupos possam refletir sobre a mesma (3 minutos para todos os grupos refletirem).
Disponibilize a FICHA para o primeiro grupo e estabeleça cada grupo, a fim de que possam preenchê-la (se possível, 3 minutos para cada grupo).
Texto de apoio disponível em:https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-dos-rios/ Acesso em: 18/04/2019
Ficha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eEhWC4xQVkW4HbD9NZehJGZhF9VcPHZeJW9hbSgDqQcM7GKVjMMAHzDYbjkh/geo5-10und03-ficha.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que cada grupo faça um cartaz apresentando ideias de como os rios são poluídos.
Depois cada grupo deve prender o seu cartaz na sala de aula para que todos possam visualizá-lo.
Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases para a realização desta nova ATIVIDADE.
Disponibilize cartolina ou papel metro, marcadores coloridos, borracha, cola, tesoura e imagens sobre o tema, etc. para cada grupo.