Plano de Aula

Plano de aula: Poluição de rios: causas e consequências

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundando a conscicentização socioambiental local

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Disponibilize imagens projetadas ou impressas sobre a temática para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro.

Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Texto de apoio disponível em:https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-dos-rios/ Acesso em: 18/04/2019

GEO5_10UND03 - Ficha:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eEhWC4xQVkW4HbD9NZehJGZhF9VcPHZeJW9hbSgDqQcM7GKVjMMAHzDYbjkh/geo5-10und03-ficha.pdf

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

Poluição dos rios. Grupo Escolar. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/poluicao-dos-rios.html>. Acesso em: 28 mar 2019.

Rios Poluídos. Toda matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/rios-poluidos/>. Acesso em: 28 mar 2019.

Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha situação de poluição de rios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA