Tabela de planejamento da unidade de Geografia - GEO8_15UND
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos Hídricos Subterrâneos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realização desta aula você irá necessitar de alguns materiais:
- Um reprodutor de vídeo (TV, Computador, ou tablet);
- Um recipiente (balde, vaso de planta, lata, etc) que possa ser enchido com terra;
- Uma jarra (ou garrafa) e um copo para água.
Material complementar:
Comandas das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kcp3VccQa7m86hAYJNX8yjc9WqGvt6XDfMyzjN9SKfv9qRVaBRDQJ39gMYH5/geo-15un03-acao-propositiva-comandas-das-estacoes.pdf
Montagem das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRPANRAwKKZhuH8uq5ebGDQEdyGNtPVD5TkfBa3SwKXpuT6tydsqtp6uk9S/geo-15un03-acao-propositiva-montagem-das-estacoes.pdf
Para você saber mais:
Sites para você se aprofundar no assunto:
Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - Educação
Disponível em: <http://www.abas.org/educacao.php>
Acesso em: 08 dez. 2018.
A redescoberta do Aqüífero Guarani
Disponível em:
Acesso em: 08 dez. 2018.
CARTILHA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Disponível em:
Acesso em: 08 dez. 2018.
Série especial mostra o aquífero guarani, um dos maiores reservatórios de água doce
Disponível em:
Acesso em: 08 dez. 2018.
Formação do aquifero guarani.
Disponível em:
Acesso em: 08 dez. 2018.
Os riscos da exploração do Aquífero Guarani
Disponível em:
Acesso em: 08 dez. 2018.
Paraíso Brasil - O Rei dos Aquíferos
Disponível em:
Acesso em: 08 dez. 2018.
Contextos prévios: Terem estudado o ciclo hidrológico e compreenderem a movimentação da água pelo globo terrestre.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes e diga que aula vai ter uma dinâmica diferente e divertida.
Explique que você precisará da colaboração de todos e peça ajuda para que eles criem as estações, juntando 3 ou 4 mesas em diferentes pontos da sala e deixando espaço livre para circulação entre elas.
Após isso, garanta que os estudantes fiquem divididos em 5 grupos mais ou menos uniformes (o ideal é que nenhum dos grupos passe de 8 alunos).
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Relembre aos estudantes que a água se encontra em vários estados físicos e em diferentes locais do planeta.
Cite que a água pode estar em forma de vapor d’água na atmosfera ou na forma sólida nas geleiras ou calotas polares.
No caso da água líquida, a distribuição se dá primeiramente entre a água salgada (oceanos) e a água doce (continentes).
A água doce por sua vez está em diversas localizações. Explore isso para mostrar que uma das possibilidades de se ter acesso à água potável é através da exploração da água subterrânea, chamando atenção para o tema.
Contextualização
Orientações: Relembre aos estudantes que a água se encontra em vários estados físicos e em diferentes locais do planeta.
Cite que a água pode estar em forma de vapor d’água na atmosfera ou na forma sólida nas geleiras ou calotas polares.
No caso da água líquida, a distribuição se dá primeiramente entre a água salgada (oceanos) e a água doce (continentes).
A água doce por sua vez está em diversas localizações. Explore isso para mostrar que uma das possibilidades de se ter acesso à água potável é através da exploração da água subterrânea, chamando atenção para o tema.
Caso não seja possível projetar essa imagem, você pode usar uma figura que representa o ciclo hidrológico existente no livro didático, imprimir um desenho e distribuir a folha aos alunos ou até mesmo desenhar o ciclo no quadro.
Quanto às perguntas e questionamentos, você pode fazê-los verbalmente aos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Divida a turma em 4 grupos, um por estação.
Após a breve explanação para relembrar e destacar a água subterrânea no ciclo hidrológico, indague os estudantes sobre a pergunta mostrada no slide.
Mostre que por não estar visível e facilmente acessível a água subterrânea é pouco compreendida pela maioria das pessoas e proponha a eles que conheçam um pouco mais sobre o tema.
Como adequar à sua realidade: Em alguns lugares do Brasil o abastecimento por poços e captação de água subterrânea é a alternativa mais comum de acesso à água. Se for esse o caso que ocorre na sua escola, peça aos alunos que explanem um pouco sobre a água subterrânea e use os exemplos para ajudar na contextualização.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Explique a eles o funcionamento da rotação por estações e diga que em cada estação eles irão aprender um pouco mais sobre as águas subterrâneas.
Distribua os materiais em cada uma das 4 estações e diga que eles terão apenas 7 minutos e 30 segundos para resolver o problema proposto em cada uma das estações.
No início cada grupo de alunos deve ficar em uma estação (que pode ser composta por mesas da própria sala de aula). Ao fim dos 7 minutos e meio, cada grupo sai de sua estação e passa para a estação a frente. O procedimento deve ser repetido até que todos os grupos tenham passado por todas as estações (neste caso 4 vezes).
O percurso que cada grupo deverá percorrer terá a duração de 30 minutos e você terá 2 minutos para explicar o funcionamento da atividade e distribuir os materiais nas estações.
Marque o tempo usando um cronômetro (pode ser o do relógio ou do celular) e avise aos alunos quando estiver faltando 2 minutos, 1 minuto e 30 segundos para que eles finalizem as atividades a tempo.
As respostas estão no próximo slide.
Material complementar:
Comandas das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kcp3VccQa7m86hAYJNX8yjc9WqGvt6XDfMyzjN9SKfv9qRVaBRDQJ39gMYH5/geo-15un03-acao-propositiva-comandas-das-estacoes.pdf
Montagem das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRPANRAwKKZhuH8uq5ebGDQEdyGNtPVD5TkfBa3SwKXpuT6tydsqtp6uk9S/geo-15un03-acao-propositiva-montagem-das-estacoes.pdf
Como adequar à sua realidade:
Se a sua escola estiver localizada numa região de relevo cárstico, as características da água subterrânea podem ser diferentes, esteja atento a isso para explicar aos alunos.
Para você saber mais:
Artigos e reportagens sobre a metodologia
METODOLOGIAS ATIVAS – PARTE IX: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES
Disponível em: <https://educacaocientifica.com/2018/07/24/metodologias-ativas-parte-ix-rotacao-por-estacoes/>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras
Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Vídeo explicativo sobre rotação por estações
Rotação por Estações - Planejando uma Aula Inovadora
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após os grupos terem rodado todas as estações, peça para que cada um fale um pouco da estação em que está.
Isso pode significar responder às perguntas que foram propostas, ler a(s) frase(s) ou simplesmente comentar o que foi observado.
Na estação 1, cada grupo deve ler a frase produzida.
Nas estações 2 e 3, peça aos demais grupos que comparem se as respostas foram iguais. Nesses casos temos respostas padrão.
Na estação 2, faz-se uma espécie de jogo de quebra-cabeças em que as sentenças formadas devem ser as mesmas:
O Sistema Aquífero Guarani possui uma reserva de 45.000 km³
Ele abrange 4 Países
No Brasil, se estende por 8 Estados
Hoje, ele é considerado o 2º Maior do mundo
Seu volume de água é capaz de fornecer água para a população brasileira por 2500 Anos
A área ocupada por esse sistema é de 1.200.000 Km²
Na estação 3 os números das sentenças que indicam as vantagens e desvantagens também devem ser iguais:
VANTAGENS: 1, 2, 6, 8, 9, 10 e 12.
DESVANTAGENS: 3, 4, 5, 7 e 11.
A estação 4 é uma demonstração para que os estudantes entendam como a água é armazenada no subsolo.
Destaque para eles que o solo tem porosidades e fissuras que permitem a infiltração e o armazenamento da água, mas que se essa for extraída em excesso e não for recomposta pelas chuvas esse volume de água subterrânea pode se esgotar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e editor de texto
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a importância estratégica e a localização dos recursos hídricos subterrâneos na América Latina e, em especial, no Brasil. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o respeito ao ambiente estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie um áudio relembrando aos estudantes que a água se encontra em vários estados físicos e em diferentes locais do planeta. Cite que a água pode estar em forma de vapor d’água na atmosfera ou na forma sólida nas geleiras ou calotas polares. No caso da água líquida, a distribuição se dá primeiramente entre a água salgada (oceanos) e a água doce (continentes). Professor, envie uma imagem do ciclo da água aos alunos; você pode utilizar a que está disponível no plano de aula. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Divida a turma em 4 grupos. Após a breve explanação para relembrar e destacar a água subterrânea no ciclo hidrológico, indague os estudantes sobre a pergunta: "Mas, afinal, o que sabemos sobre a água subterrânea?". Incentive-os a responder. Mostre que, por não estar visível e facilmente acessível, a água subterrânea é pouco compreendida pela maioria das pessoas. Proponha a eles que conheçam um pouco mais sobre o tema. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Explique o funcionamento da rotação por estações e diga que, em cada estação, eles irão aprender um pouco mais sobre as águas subterrâneas. Distribua os materiais disponíveis aqui. No início, cada grupo de alunos deve ficar em uma estação e receber uma atividade. Explique que o grupo precisa estabelecer um tempo, por exemplo, 15 minutos para uma estação. Depois, eles trocam de estação (estações 2, 3 e 4). O procedimento deve ser repetido até que todos os grupos tenham passado por todas as estações (neste caso, 4 vezes). O percurso que cada grupo deve percorrer terá a duração de 60 minutos. Peça aos alunos para fazerem todas as anotações no Word. Tempo estimado de 60 minutos.
Sistematização
Após os grupos terem rodado todas as estações, peça que enviem um áudio explicando como foi experiência, além do arquivo produzido no Word. Incentive-os a comentar as produções dos amigos. Professor, retome o seu objetivo de aprendizagem e faça os comentários finais. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem sobre recursos hídricos disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a importância estratégica e a localização dos recursos hídricos subterrâneos na América Latina e em especial no Brasil
Habilidade (s) da Base: EF08GE15 - Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
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