Plano de Aula

Plano de aula: O compartilhamento das águas do Aquífero Guarani

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

· Cópia do mapa Aquífero Guarani, para cada aluno;

· Cópia do trecho do artigo Acordo sobre o aquífero guarani: proposta de um regime jurídico regional, para cada aluno;

· Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada dupla;

· Cópia do texto Acordo sobre o Aquífero Guarani, para o Aluno 1 da dupla;

· Cópia do texto Aquífero Guarani: atuação do Brasil na negociação do acordo, para o aluno 2 da dupla;

· Folhas de sulfite, borracha, lápis preto e caneta;

· Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar:

Trecho do artigo Acordo sobre o aquífero guarani: proposta de um regime jurídico regional, disponível no arquivo

GEO8_22UND05 - Artigo: Aquífero Guarani: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SBF2UwKMmZZhGMvVsKkpvKJayxVarf6RsGaYpr6jgXFmDWzK8FCVRwbWKcha/geo8-22und05-artigo-aquifero-guarani.pdf

Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO8_22UND05 - Atividades da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vbWSueqFKX9AN3RZYBGCDxQRerZGXGQHHp7BpE5xkPp9xuA83hE5ZKdA5ZCq/geo8-22und05-atividades-da-acao-propositiva.pdf

Texto Acordo sobre o Aquífero Guarani, para o Aluno 1 da dupla, disponível no arquivo GEO8_22UND05_Texto Aluno 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tGzkgfnQSN4bBR8ZQ7VutnX2UG52ERKWgr7dragjaV427X5F6rdyGXZqwKmt/geo8-22und05-texto-aluno-1.pdf

Texto Aquífero Guarani: atuação do Brasil na negociação do acordo, para o Aluno 2 da dupla, disponível no arquivo GEO8_22UND05_Texto Aluno 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2bXYfeUmPzNTawnPCtYfT3kh2JkfZdSKQtNbgKjGNWR2qwU4JAwFPeYGaSNJ/geo8-22und05-texto-aluno-2.pdf

Link para os mapas:

Mapa Aquífero Guarani, disponível em GEO8_22UND05 - Mapa Aquífero Guarani:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3MTaDgghTyXUCrvRHJ5kh4hGBbvjsxsUMSB8hzQrgw3WJQ9c6Kf5k9jTr5eq/geo8-22und05-mapa-aquifero-guarani.pdf

Para você saber mais:

Acordo sobre o Aquífero Guarani. San Juan - Argentina, 2010. Disponível em: <https://www.internationalwaterlaw.org/documents/regionaldocs/Guarani_Aquifer_Agreement-Portuguese.pdf >. Acesso em 09 mar 2019.

GERENT, Juliana; GONÇALVES, Alcindo. Acordo sobre o aquífero guarani: proposta de um regime jurídico regional. Revista de Direito Ambiental, vol.83, set/2016. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/RDAmb_n.83.12.PDF >. Acesso em 10 mar 2019.

O que é um aquífero? O ECO. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28001-o-que-e-um-aquifero/ >. Acesso em 09 mar 2019.

SANTOS, Cinthia Leone dos. Aquífero Guarani: atuação do Brasil na negociação do acordo. SANTOS, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/106/106132/tde-12042016-111915/pt-br.php >. Acesso em 09 mar 2019.

Senado aprova o acordo sobre o Sistema Aquífero Guarani. Senado notícias, 02/05/2017. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/02/senado-aprova-acordo-sobre-o-sistema-aquifero-guarani >. Acesso em 09 mar 2019.

Para conhecer a metodologia Peer to Peer, apresentado na Ação Propositiva desta aula, leia o artigo:

LORENZONI, Marcela. Peer to Peer: 5 passos para aprendizagem por pares. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/peer-to-peer/ >. Acesso em 09 mar 2019.

Contextos prévios: Aquíferos e Mercosul.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer a importância das reservas de águas subterrâneas do Aquífero Guarani e discutir, em dupla, o acordo de proteção e conservação assinados pelos países membros do Mercosul.

Para você saber mais:

Aquíferos são formações geológicas subterrâneas capazes de reter, filtrar e armazenar água. São formados em rochas fraturadas ou porosas e permeáveis que permitem a retenção de água da superfície, como a água das chuvas que infiltram no subsolo. Pela condição de permeabilidade, grandes volumes de água subterrânea conseguem se movimentar pelo subsolo.

Os aquíferos servem de área de recarga e abastecem os rios e outros mananciais e podem ser usados para o consumo da sociedade. Em um contexto de escassez dos recursos hídricos superficiais, a captação e o aproveitamento das águas subterrâneas são alternativas viáveis para o abastecimento da população.

A contaminação do subsolo é um dos principais riscos ao aproveitamento das águas dos aquíferos. Estudos apontam que o Brasil abriga dois dos três maiores aquíferos do mundo em volume de água, o Aquífero Guarani e o Alter do Chão (o maior aquífero do mundo, com cerca de 437 mil km2 de área e 90 mil km3 de volume de água/ano; esse aquífero está localizado totalmente em território nacional, na região Norte). O segundo maior aquífero do mundo em volume de água, conhecido por Grande Bacia Artesiana, está localizado na Austrália (com 1,7 milhão km2 de área e cerca de 65 mil km3 de volume de água/ano).

O Mercosul é um bloco econômico formado em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Na época, pretendia-se a constituição de uma política comum que integrasse as economias dos quatro Estados signatários: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Mercosul é considerado uma união aduaneira, isto é, o bloco permite a livre circulação de pessoas, serviços e mercados entre os Estados-membros. Nessa constituição de bloco, os países também estabelecem tarifas alfandegárias comuns, a fim de unificar os impostos das mercadorias provenientes de países que não pertencem ao bloco. Em 2012, o bloco sofreu sua primeira alteração com a adesão oficial da Venezuela e a suspensão temporária do Paraguai. Atualmente, a Bolívia está em processo de adesão, enquanto a Venezuela encontra-se suspensa todos os direitos e obrigações enquanto Estado-membro do bloco, desde 2016.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados