GEO8_22UND05 - Artigo_ Aquífero Guarani
Plano de Aula
Plano de aula: O compartilhamento das águas do Aquífero Guarani
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais
Por: Fabiana Machado Leal
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
· Cópia do mapa Aquífero Guarani, para cada aluno;
· Cópia do trecho do artigo Acordo sobre o aquífero guarani: proposta de um regime jurídico regional, para cada aluno;
· Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada dupla;
· Cópia do texto Acordo sobre o Aquífero Guarani, para o Aluno 1 da dupla;
· Cópia do texto Aquífero Guarani: atuação do Brasil na negociação do acordo, para o aluno 2 da dupla;
· Folhas de sulfite, borracha, lápis preto e caneta;
· Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Material complementar:
Trecho do artigo Acordo sobre o aquífero guarani: proposta de um regime jurídico regional, disponível no arquivo
GEO8_22UND05 - Artigo: Aquífero Guarani: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SBF2UwKMmZZhGMvVsKkpvKJayxVarf6RsGaYpr6jgXFmDWzK8FCVRwbWKcha/geo8-22und05-artigo-aquifero-guarani.pdf
Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO8_22UND05 - Atividades da Ação Propositiva:
Texto Acordo sobre o Aquífero Guarani, para o Aluno 1 da dupla, disponível no arquivo GEO8_22UND05_Texto Aluno 1:
Texto Aquífero Guarani: atuação do Brasil na negociação do acordo, para o Aluno 2 da dupla, disponível no arquivo GEO8_22UND05_Texto Aluno 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2bXYfeUmPzNTawnPCtYfT3kh2JkfZdSKQtNbgKjGNWR2qwU4JAwFPeYGaSNJ/geo8-22und05-texto-aluno-2.pdf
Link para os mapas:
Mapa Aquífero Guarani, disponível em GEO8_22UND05 - Mapa Aquífero Guarani:
Para você saber mais:
Acordo sobre o Aquífero Guarani. San Juan - Argentina, 2010. Disponível em: <https://www.internationalwaterlaw.org/documents/regionaldocs/Guarani_Aquifer_Agreement-Portuguese.pdf >. Acesso em 09 mar 2019.
GERENT, Juliana; GONÇALVES, Alcindo. Acordo sobre o aquífero guarani: proposta de um regime jurídico regional. Revista de Direito Ambiental, vol.83, set/2016. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/RDAmb_n.83.12.PDF >. Acesso em 10 mar 2019.
O que é um aquífero? O ECO. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28001-o-que-e-um-aquifero/ >. Acesso em 09 mar 2019.
SANTOS, Cinthia Leone dos. Aquífero Guarani: atuação do Brasil na negociação do acordo. SANTOS, 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/106/106132/tde-12042016-111915/pt-br.php >. Acesso em 09 mar 2019.
Senado aprova o acordo sobre o Sistema Aquífero Guarani. Senado notícias, 02/05/2017. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/02/senado-aprova-acordo-sobre-o-sistema-aquifero-guarani >. Acesso em 09 mar 2019.
Para conhecer a metodologia Peer to Peer, apresentado na Ação Propositiva desta aula, leia o artigo:
LORENZONI, Marcela. Peer to Peer: 5 passos para aprendizagem por pares. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/peer-to-peer/ >. Acesso em 09 mar 2019.
Contextos prévios: Aquíferos e Mercosul.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer a importância das reservas de águas subterrâneas do Aquífero Guarani e discutir, em dupla, o acordo de proteção e conservação assinados pelos países membros do Mercosul.
Para você saber mais:
Aquíferos são formações geológicas subterrâneas capazes de reter, filtrar e armazenar água. São formados em rochas fraturadas ou porosas e permeáveis que permitem a retenção de água da superfície, como a água das chuvas que infiltram no subsolo. Pela condição de permeabilidade, grandes volumes de água subterrânea conseguem se movimentar pelo subsolo.
Os aquíferos servem de área de recarga e abastecem os rios e outros mananciais e podem ser usados para o consumo da sociedade. Em um contexto de escassez dos recursos hídricos superficiais, a captação e o aproveitamento das águas subterrâneas são alternativas viáveis para o abastecimento da população.
A contaminação do subsolo é um dos principais riscos ao aproveitamento das águas dos aquíferos. Estudos apontam que o Brasil abriga dois dos três maiores aquíferos do mundo em volume de água, o Aquífero Guarani e o Alter do Chão (o maior aquífero do mundo, com cerca de 437 mil km2 de área e 90 mil km3 de volume de água/ano; esse aquífero está localizado totalmente em território nacional, na região Norte). O segundo maior aquífero do mundo em volume de água, conhecido por Grande Bacia Artesiana, está localizado na Austrália (com 1,7 milhão km2 de área e cerca de 65 mil km3 de volume de água/ano).
O Mercosul é um bloco econômico formado em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Na época, pretendia-se a constituição de uma política comum que integrasse as economias dos quatro Estados signatários: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Mercosul é considerado uma união aduaneira, isto é, o bloco permite a livre circulação de pessoas, serviços e mercados entre os Estados-membros. Nessa constituição de bloco, os países também estabelecem tarifas alfandegárias comuns, a fim de unificar os impostos das mercadorias provenientes de países que não pertencem ao bloco. Em 2012, o bloco sofreu sua primeira alteração com a adesão oficial da Venezuela e a suspensão temporária do Paraguai. Atualmente, a Bolívia está em processo de adesão, enquanto a Venezuela encontra-se suspensa todos os direitos e obrigações enquanto Estado-membro do bloco, desde 2016.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO