16130
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Os personagens e suas famílias

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Os personagens e suas famílias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto
Neste plano o objetivo é identificar a constituição das famílias de personagens de clássicos da literatura infantil, comparando-a com a da própria família. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Garanta que os estudantes já conheçam os contos literários que serão necessários neste plano. Via arquivo de áudio, peça que se organizem em 6 grupos, para que cada conto seja contemplado. Nos grupos, os estudantes devem conversar sobre:
- Quem é o personagem principal desta história?
- Existe alguma família na história? Qual?
- Quem faz parte dela?
- Eles vivem juntos? Onde vivem?
- O que eles gostam de fazer juntos?
- A família da história é parecida com a sua?
- Em que a família da história é parecida ou diferente da sua?
Dê um tempo para que os estudantes possam se reunir e conversar sobre o que foi proposto. Eleja um representante de cada grupo para expor as respostas as quais o grupo chegou. Solicite que este representante grave um áudio de, no máximo, 1m30s, com as respostas.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça para os alunos voltarem aos grupos de chats privados e responderem as questões. As respostas devem ser compartilhadas no grupo, via arquivo de áudio individual de, no máximo, 1 minuto.

Sistematização
Se dispuser de momento síncrono, seja escriba dos estudantes, que devem colaborar na construção de um texto coletivo sobre famílias, que pode ser produzido no Google Docs (veja como fazer um aqui). Caso disponha de momento assíncrono, peça para cada estudante imaginar um final diferente para um dos contos. Solicite que produzam um áudio de 1 minuto contanto qual conto escolheram e o novo final. Depois, mande um áudio de, no máximo, 1m30s, para garantir um feedback aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo” e “As famílias do mundinho”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_07UND02

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas