16036
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Marcas linguísticas no gênero resumo orientadoras da progressão temática e da coerência

Plano de aula com atividades para 7º ano do EF sobre Marcas linguísticas no gênero resumo orientadoras da progressão temática e da coerência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Marcas linguísticas no gênero resumo orientadoras da progressão temática e da coerência

Finalidade da aula: Explorar as marcas linguísticas presentes no gênero resumo que orientam a progressão temática e fazem referência às informações ao texto de origem, mantendo a coerência do texto.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resumo do texto de divulgação científica

Objeto(s) do conhecimento: Textualização. Progressão temática

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP25.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos, cartolina, tesoura, palavras do bingo cortadas e misturadas em uma caixa ou um copo, computador, data show.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de resumos de  textos científicos, talvez, os estudantes não identifiquem de imediato os verbos que introduzem as ações do autor original do texto, tendo em vista a pouca familiaridade com resumos mais formais.

Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;

  1. e) empregar linguagem clara e objetiva, optando por palavras e expressões curtas;
    f) dar preferência à forma impessoal da linguagem;
    g) usar uma seqüência corrente de enunciados na ordem direta e que estejam interligados;
    h) ser precedido de referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo”.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>.  Acesso em: 24 nov.2018.

Referências sobre o assunto:

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>.  Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.

MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MONTEIRO, Luiz Antônio Cavalcanti. Texto jornalístico: semântica e discurso em verbos dicendi. In Revista Palimpseto, nº 23, Ano 15, 2016, pp. 709-723. Disponível em http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num23/estudos/palimpsesto23estudos05.pdf Acesso em 28 nov. 2018.

SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.


Código: LPO7_09SQA05

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas