Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Marcas linguísticas no gênero resumo orientadoras da progressão temática e da coerência
Finalidade da aula: Explorar as marcas linguísticas presentes no gênero resumo que orientam a progressão temática e fazem referência às informações ao texto de origem, mantendo a coerência do texto.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo do texto de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Textualização. Progressão temática
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP25.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Textos impressos, cartolina, tesoura, palavras do bingo cortadas e misturadas em uma caixa ou um copo, computador, data show.
Dificuldades antecipadas: Por se tratar de resumos de textos científicos, talvez, os estudantes não identifiquem de imediato os verbos que introduzem as ações do autor original do texto, tendo em vista a pouca familiaridade com resumos mais formais.
Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov.2018.
Referências sobre o assunto:
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.
LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.
MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MONTEIRO, Luiz Antônio Cavalcanti. Texto jornalístico: semântica e discurso em verbos dicendi. In Revista Palimpseto, nº 23, Ano 15, 2016, pp. 709-723. Disponível em http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num23/estudos/palimpsesto23estudos05.pdf Acesso em 28 nov. 2018.
SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Código: LPO7_09SQA05
(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.
AULA 10
AULA 13
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes