10203
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conhecendo novas estratégias para resolução de problemas

POR: Simone de Oliveira da Silva 17/07/2018
Código: MAT1_01NUM07

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Contagem como estratégia para resolução de problemas.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de situações problemas;
  • Buscar uma estratégia para realizar contagens;
  • Consolidar o conceito estudado.

Conceito-chave

Contagem como estratégia para resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Compreender, estratégia

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o questionamento. A partir das respostas dadas pelos alunos, diga que na aula de hoje buscaremos soluções para resolvê-las, conhecendo o problema e vendo como poderemos resolvê-lo.

Propósito: Saber o que as crianças pensam sobre o que é uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação problema?
  • Como podemos resolvê-la?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize a sala em duplas. Entregue a atividade impressa para cada aluno e leia para todos. Proponha a atividade, fazendo com que os alunos busquem soluções de como chegar às respostas. Durante a realização da atividade, circule pela sala observando como as duplas estão realizando a atividade proposta. Se necessário, intervenha.

Propósito: Realizar a contagem somente do que foi solicitado.

Discuta com a turma:

  • Há quantos doces no quadro? Por que?
  • Há quantos pirulitos?
  • Há quantas frutas no quadro?
  • Há mais frutas ou doces?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a correção da atividade socializando com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos, e a forma como cada dupla resolveu. Escolha algumas duplas para socializarem suas resoluções. Essa escolha será previamente feita por você enquanto eles resolveram a atividade. Busque socializar estratégias diferenciadas para que os alunos saibam que podem existir diferentes formas de resolução.

Propósito: Saber como a atividade foi realizada pelos colegas.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Pergunte aos alunos: O que acharam da aula de hoje? Vocês já tinham resolvido algum problema? Retome as diferentes maneiras que eles usaram para resolver o problema apresentado.

Propósito: Conversar sobre a atividade de resolver problemas.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia o encerramento para os alunos.

Propósito: Retomar o conteúdo numérico apresentado no problema.

Discuta com a turma:

  • O que nós contamos?
  • Contamos o todo ou só alguns itens?
  • Como foi essa contagem?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar a quantidade de alunos que tem na sala. Para ele representar, deverá realizar uma contagem. Observe e questione como cada aluno realizou essa contagem. A forma de contagem também é uma estratégia para se chegar no total. Procure anotar como cada um fez. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de situações problemas;
  • Buscar uma estratégia para realizar contagens;
  • Consolidar o conceito estudado.

Conceito-chave

Contagem como estratégia para resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Compreender, estratégia

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o questionamento. A partir das respostas dadas pelos alunos, diga que na aula de hoje buscaremos soluções para resolvê-las, conhecendo o problema e vendo como poderemos resolvê-lo.

Propósito: Saber o que as crianças pensam sobre o que é uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação problema?
  • Como podemos resolvê-la?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize a sala em duplas. Entregue a atividade impressa para cada aluno e leia para todos. Proponha a atividade, fazendo com que os alunos busquem soluções de como chegar às respostas. Durante a realização da atividade, circule pela sala observando como as duplas estão realizando a atividade proposta. Se necessário, intervenha.

Propósito: Realizar a contagem somente do que foi solicitado.

Discuta com a turma:

  • Há quantos doces no quadro? Por que?
  • Há quantos pirulitos?
  • Há quantas frutas no quadro?
  • Há mais frutas ou doces?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a correção da atividade socializando com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos, e a forma como cada dupla resolveu. Escolha algumas duplas para socializarem suas resoluções. Essa escolha será previamente feita por você enquanto eles resolveram a atividade. Busque socializar estratégias diferenciadas para que os alunos saibam que podem existir diferentes formas de resolução.

Propósito: Saber como a atividade foi realizada pelos colegas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Pergunte aos alunos: O que acharam da aula de hoje? Vocês já tinham resolvido algum problema? Retome as diferentes maneiras que eles usaram para resolver o problema apresentado.

Propósito: Conversar sobre a atividade de resolver problemas.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia o encerramento para os alunos.

Propósito: Retomar o conteúdo numérico apresentado no problema.

Discuta com a turma:

  • O que nós contamos?
  • Contamos o todo ou só alguns itens?
  • Como foi essa contagem?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar a quantidade de alunos que tem na sala. Para ele representar, deverá realizar uma contagem. Observe e questione como cada aluno realizou essa contagem. A forma de contagem também é uma estratégia para se chegar no total. Procure anotar como cada um fez. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de situações problemas;
  • Buscar uma estratégia para realizar contagens;
  • Consolidar o conceito estudado.

Conceito-chave

Contagem como estratégia para resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Compreender, estratégia

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes