Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Simone de Oliveira da Silva
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Objetivos específicos
- Saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de situações problemas;
- Buscar uma estratégia para realizar contagens;
- Consolidar o conceito estudado.
Conceito-chave
Contagem como estratégia para resolução de problemas.
Recursos necessários
- Atividade impressa;
- Lápis e borracha;
- Projetor.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Compreender, estratégia
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Saber contar até 20;
- Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o questionamento. A partir das respostas dadas pelos alunos, diga que na aula de hoje buscaremos soluções para resolvê-las, conhecendo o problema e vendo como poderemos resolvê-lo.
Propósito: Saber o que as crianças pensam sobre o que é uma situação problema.
Discuta com a turma:
- O que é uma situação problema?
- Como podemos resolvê-la?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas. Entregue a atividade impressa para cada aluno e leia para todos. Proponha a atividade, fazendo com que os alunos busquem soluções de como chegar às respostas. Durante a realização da atividade, circule pela sala observando como as duplas estão realizando a atividade proposta. Se necessário, intervenha.
Propósito: Realizar a contagem somente do que foi solicitado.
Discuta com a turma:
- Há quantos doces no quadro? Por que?
- Há quantos pirulitos?
- Há quantas frutas no quadro?
- Há mais frutas ou doces?
- Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Realize a correção da atividade socializando com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos, e a forma como cada dupla resolveu. Escolha algumas duplas para socializarem suas resoluções. Essa escolha será previamente feita por você enquanto eles resolveram a atividade. Busque socializar estratégias diferenciadas para que os alunos saibam que podem existir diferentes formas de resolução.
Propósito: Saber como a atividade foi realizada pelos colegas.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia a sistematização do conceito. Pergunte aos alunos: O que acharam da aula de hoje? Vocês já tinham resolvido algum problema? Retome as diferentes maneiras que eles usaram para resolver o problema apresentado.
Propósito: Conversar sobre a atividade de resolver problemas.
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Leia o encerramento para os alunos.
Propósito: Retomar o conteúdo numérico apresentado no problema.
Discuta com a turma:
- O que nós contamos?
- Contamos o todo ou só alguns itens?
- Como foi essa contagem?
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar a quantidade de alunos que tem na sala. Para ele representar, deverá realizar uma contagem. Observe e questione como cada aluno realizou essa contagem. A forma de contagem também é uma estratégia para se chegar no total. Procure anotar como cada um fez. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
- Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar