10203
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conhecendo novas estratégias para resolução de problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Contagem como estratégia para resolução de problemas.

Plano 07 de 11 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de situações problemas;
  • Buscar uma estratégia para realizar contagens;
  • Consolidar o conceito estudado.

Conceito-chave

Contagem como estratégia para resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Compreender, estratégia

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o questionamento. A partir das respostas dadas pelos alunos, diga que na aula de hoje buscaremos soluções para resolvê-las, conhecendo o problema e vendo como poderemos resolvê-lo.

Propósito: Saber o que as crianças pensam sobre o que é uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação problema?
  • Como podemos resolvê-la?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize a sala em duplas. Entregue a atividade impressa para cada aluno e leia para todos. Proponha a atividade, fazendo com que os alunos busquem soluções de como chegar às respostas. Durante a realização da atividade, circule pela sala observando como as duplas estão realizando a atividade proposta. Se necessário, intervenha.

Propósito: Realizar a contagem somente do que foi solicitado.

Discuta com a turma:

  • Há quantos doces no quadro? Por que?
  • Há quantos pirulitos?
  • Há quantas frutas no quadro?
  • Há mais frutas ou doces?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a correção da atividade socializando com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos, e a forma como cada dupla resolveu. Escolha algumas duplas para socializarem suas resoluções. Essa escolha será previamente feita por você enquanto eles resolveram a atividade. Busque socializar estratégias diferenciadas para que os alunos saibam que podem existir diferentes formas de resolução.

Propósito: Saber como a atividade foi realizada pelos colegas.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Pergunte aos alunos: O que acharam da aula de hoje? Vocês já tinham resolvido algum problema? Retome as diferentes maneiras que eles usaram para resolver o problema apresentado.

Propósito: Conversar sobre a atividade de resolver problemas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia o encerramento para os alunos.

Propósito: Retomar o conteúdo numérico apresentado no problema.

Discuta com a turma:

  • O que nós contamos?
  • Contamos o todo ou só alguns itens?
  • Como foi essa contagem?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar a quantidade de alunos que tem na sala. Para ele representar, deverá realizar uma contagem. Observe e questione como cada aluno realizou essa contagem. A forma de contagem também é uma estratégia para se chegar no total. Procure anotar como cada um fez. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Objetivos específicos

  • Saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de situações problemas;
  • Buscar uma estratégia para realizar contagens;
  • Consolidar o conceito estudado.

Conceito-chave

Contagem como estratégia para resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Compreender, estratégia

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o questionamento. A partir das respostas dadas pelos alunos, diga que na aula de hoje buscaremos soluções para resolvê-las, conhecendo o problema e vendo como poderemos resolvê-lo.

Propósito: Saber o que as crianças pensam sobre o que é uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação problema?
  • Como podemos resolvê-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize a sala em duplas. Entregue a atividade impressa para cada aluno e leia para todos. Proponha a atividade, fazendo com que os alunos busquem soluções de como chegar às respostas. Durante a realização da atividade, circule pela sala observando como as duplas estão realizando a atividade proposta. Se necessário, intervenha.

Propósito: Realizar a contagem somente do que foi solicitado.

Discuta com a turma:

  • Há quantos doces no quadro? Por que?
  • Há quantos pirulitos?
  • Há quantas frutas no quadro?
  • Há mais frutas ou doces?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a correção da atividade socializando com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos, e a forma como cada dupla resolveu. Escolha algumas duplas para socializarem suas resoluções. Essa escolha será previamente feita por você enquanto eles resolveram a atividade. Busque socializar estratégias diferenciadas para que os alunos saibam que podem existir diferentes formas de resolução.

Propósito: Saber como a atividade foi realizada pelos colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a sistematização do conceito. Pergunte aos alunos: O que acharam da aula de hoje? Vocês já tinham resolvido algum problema? Retome as diferentes maneiras que eles usaram para resolver o problema apresentado.

Propósito: Conversar sobre a atividade de resolver problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia o encerramento para os alunos.

Propósito: Retomar o conteúdo numérico apresentado no problema.

Discuta com a turma:

  • O que nós contamos?
  • Contamos o todo ou só alguns itens?
  • Como foi essa contagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá como parâmetro para avaliar se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar a quantidade de alunos que tem na sala. Para ele representar, deverá realizar uma contagem. Observe e questione como cada aluno realizou essa contagem. A forma de contagem também é uma estratégia para se chegar no total. Procure anotar como cada um fez. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas, e que o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano