Atividade para impressão - Resumo "Sanguessugas!!!!"
Resumo "Sanguessugas!!!!"
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Texto impressos, computador, data show. Textos a serem utilizados neste plano:
FARIA, F.; TAVASSI, A.M.C. Sanguessugas!!!!. Revista Ciência Hoje Criança, 2016. Disponível em:
ROCHA, L. C. S. Por que o nariz do cão é gelado? Revista Ciência Hoje Criança, 2014. Disponível em:
Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;
e) empregar linguagem clara e objetiva, optando por palavras e expressões curtas;
f) dar preferência à forma impessoal da linguagem;
g) usar uma seqüência corrente de enunciados na ordem direta e que estejam interligados;
h) ser precedido de referência bibliográfica que identificará o objeto de estudo”.
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov.2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os principais temas e as palavras-chave, que devem ser selecionadas para elaborar o resumo. Em geral, os alunos acreditam que o resumo é um texto curto e não conseguem selecionar o que é mais importante, quais são os aspectos essenciais que devem se manter na síntese realizada por eles.
Referências sobre o assunto:
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.
LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.
MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar o texto original “Sanguessugas!!!!”, vá para o link http://chc.org.br/acervo/sanguessugas
Para acessar o resumo do texto “Sanguessugas!!!!”, clique aqui.
Para acessar o texto original “Por que o nariz do cão é gelado?” vá para o link http://chc.org.br/acervo/por-que-o-nariz-do-cachorro-e-gelado/
Para acessar o resumo do texto “Por que o nariz do cão é gelado?” clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O gênero Resumo de textos da área de Ciências da Natureza e sua organização para garantir a coerência e progressão temática
Finalidade da aula: Explorar o gênero Resumo de textos da área de Ciências da Natureza para identificar como se organizam e reapresentam os conteúdos de modo a manter a coerência e a progressão temática em consonância com o texto de origem.Ano:7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo do texto de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Textualização. Progressão temática
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP25
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto informativo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Texto impressos, computador, data show. Textos a serem utilizados neste plano:
FARIA, F.; TAVASSI, A.M.C. Sanguessugas!!!!. Revista Ciência Hoje Criança, 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/acervo/sanguessugas/>. Acesso em 24 nov. 2018.
ROCHA, L. C. S. Por que o nariz do cão é gelado? Revista Ciência Hoje Criança, 2014. Disponível em: <http://chc.org.br/acervo/por-que-o-nariz-do-cachorro-e-gelado/>. Acesso em: 24 nov.2018.
Informações sobre o gênero: “Resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro. O resumo consiste em difundir as informações contidas em livros, artigos, monografia ou outros gêneros textuais, auxiliando, muitas vezes, o estudante nos seus estudos teóricos. Um bom resumo deve apresentar as seguintes características:
a) apresentar de forma sucinta e objetiva o assunto do texto;
b) ser seletivo e não mero repetidor das idéias sintetizadas do autor;
c) evitar se possível, as transcrições ao pé da letra das idéias do autor, utilizando palavras que possam parafrasear as idéias do autor;
d) respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados;
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov.2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os principais temas e as palavras-chave, que devem ser selecionadas para elaborar o resumo. Em geral, os alunos acreditam que o resumo é um texto curto e não conseguem selecionar o que é mais importante, quais são os aspectos essenciais que devem se manter na síntese realizada por eles.
Referências sobre o assunto:
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina
Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p.05. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D. Resumo e Resenha. In: ILHESCA, D.D; MUTTER DA SILVA, D.; ROSSETO DA SILVA, M. (Org.) Redação Acadêmica. Curitiba: Intersaberes, 2013.
LEITE, M.Q. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2009.
MACHADO, A., TARDELLI, L.S.; LOUSADA, E. Resumo. v. 1. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
SILVA, Sandro Luis da. A produção textual: o resumo e as operações linguísticas na prática universitária. In: Revista Virtual de Letras, v. 06, nº 02, ago./dez, 2014. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.revlet.com.br/artigo/235>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: