15901
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Anotação de informações principais de um texto expositivo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Anotação de informações principais de um texto expositivo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que leiam o texto Brasil do Samba...qui, disponível aqui. Oriente-os a anotar, nas margens, comentários, sínteses, explicações ou palavras, símbolos e desenhos que ajudem a interpretar, identificar e rememorar o conteúdo dos parágrafos. Duas sugestões de como os alunos podem realizar essa atividade: 1. imprimir a folha e fazer as anotações à mão para depois fotografar e enviar (seria o ideal para se apropriar melhor das condições de produção do gênero); 2. converter o texto em imagem (basta printar) e escrever, marcar, circular sobre a imagem com recursos básicos de edição no celular ou computador. Estabeleça um prazo de entrega via WhatsApp ou e-mail. Acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês.

Desenvolvimento
Após todos terem feito e compartilhado suas anotações, peça que se organizem de três em três para compararem suas anotações e responderem às seguintes questões: 1. Quais informações cada um grifou, sublinhou ou circulou?; 2. Vocês selecionaram as mesmas informações?; 3. Por que vocês selecionaram essas e não outras informações?; 4. A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a compreender as ideias do texto?
Estabeleça um prazo para que os grupos compartilhem suas respostas por WhatsApp ou e-mail.

Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções dos trios para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a ler o texto disponível no plano e conversar sobre o que é Sambaqui, relatando se já conheceram algum ou se sabem se há Sambaquis em sua cidade, estado ou região, e onde se localizam. Proponha que pesquisem sobre o assunto e compartilhem o que descobriram.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_06SQA02

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas