Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo Crônicas - Revisão
Finalidade da aula: Revisar texto com o apoio do professor e reescrevê-lo, aprimorando a exploração das ideias, progressão, coerência, coesão e aspectos linguísticos e gramaticais (pontuação no diálogo e uso de discurso direto e indireto)
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07
Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Texto de apresentação da atividade
- Tabela de revisão
- Texto produzido na aula anterior
- Folha de produção textual para todas as duplas, para a reescrita
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O processo de revisão textual implica uma relação entre autor e obra. É importante que os alunos-escritores reflitam sobre sua escrita, troquem ideias e pensem estratégias para aperfeiçoá-la. O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele não deve, no entanto, fornecer respostas, mas levantar a reflexão, auxiliando os alunos na leitura crítica do texto, questionando-lhes e direcionando a reescrita.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
Código: LPO5_05SQA15
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
AULA 04
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes