Atividade para impressão - Folha de produção - LPO5_05SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo Crônicas - Revisão
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Texto de apresentação da atividade
- Tabela de revisão
- Texto produzido na aula anterior
- Folha de produção textual para todas as duplas, para a reescrita
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O processo de revisão textual implica uma relação entre autor e obra. É importante que os alunos-escritores reflitam sobre sua escrita, troquem ideias e pensem estratégias para aperfeiçoá-la. O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele não deve, no entanto, fornecer respostas, mas levantar a reflexão, auxiliando os alunos na leitura crítica do texto, questionando-lhes e direcionando a reescrita.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título e explique aos alunos, brevemente, que hoje eles trabalharão no texto que foi produzido na aula anterior, visando a aprimorá-lo.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Organize o tempo da seguinte maneira: 5 minutos para o primeiro momento (explanação da atividade) + 10 minutos para o segundo momento (análise do quadro de revisão).
- Antecipadamente, cole um texto contendo as informações iniciais sobre a atividade embaixo de uma das carteiras dos alunos. Para acessá-lo, clique aqui.
- Solicite aos alunos que, novamente, reúnam-se em duplas, as mesmas em que trabalharam nas duas últimas aulas, nas quais planejaram e produziram seus textos, respectivamente (planos 13 - disponível aqui e 14 - disponível aqui). Assim como a produção propriamente dita, o processo de revisão/reescrita far-se-á em duplas, o que possibilita a troca de conhecimento e observações acerca do texto por parte dos dois alunos, que podem se ajudar a buscar ideias, organizá-las, revisar os rascunhos, dentre outros. A ação dialogal entre ambos, bem como desses com o professor, é uma importante forma de captar ideias, desenvolvê-las, interpretá-las e estruturá-las de acordo com as convenções da escrita.
- Leia para o grupo a consigna exposta no slide 3 e solicite às crianças que verifiquem se há um texto colado sob suas carteiras. O aluno em cuja carteira o texto esteja colado deve lê-lo para os demais.
- Após a leitura, explique que o objetivo da aula de hoje é aperfeiçoar a crônica por eles escrita. Para isso, cada dupla de alunos deverá distanciar-se do papel de autoria e reler o seu texto colocando-se no papel do leitor. Para auxiliar nessa tarefa, apresente, no projetor, o quadro de revisão (disponível aqui).
- Leia o quadro para os alunos e, a cada tópico apresentado, promova, junto à turma, uma reflexão a respeito dos aspectos estudados ao longo desta sequência com relação ao gênero Crônica. É importante associar os aspectos elencados no quadro ao trabalho realizado nas aulas anteriores - exploração do gênero Crônica e uso de discurso direto e indireto em diálogos.
- O quadro deve permanecer exposto durante a aula, para que os alunos possam recorrer a ele ao longo do processo de revisão e de reescrita do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Entregue-lhes uma folha de produção e a primeira versão do texto, para que a releiam, analisem-na com base no quadro de revisão e, então, reescrevam o texto. Atenção: Embora a revisão e reescrita necessitem do apoio do professor, essas constituem um processo que envolve o aluno-escritor e o seu texto, tendo por objetivo a reflexão sobre as convenções linguísticas já estudadas, sobre a organização textual e sobre a sua própria escrita, buscando aperfeiçoá-la. Por isso, o professor deve, em suas intervenções, possibilitar aos alunos o papel de sujeitos ativos nesse processo. É muito importante que sua correção não se restrinja a apontar os erros dos alunos, muito menos a corrigi-los na própria folha. Exercendo o papel de mediador, é essencial que você promova o diálogo entre os alunos e dialogue você também com as duplas, apontando caminhos e/ou inadequações textuais e possibilitando aos alunos pensarem sobre a sua escrita. Você pode, por exemplo, sugerir que as duplas revejam a pontuação de determinado trecho, em vez de simplesmente indicar os sinais faltantes. Pode, da mesma forma, fazer questionamentos com relação ao texto: “Será que a ideia exposta no segundo parágrafo está bem explicitada para os leitores?” ou “Como poderíamos fazer para que determinada palavra não se repita tantas vezes no texto?”, dentre outras intervenções. Para embasar-se melhor sobre como realizar tais mediações, o livro Produção de textos na escola - reflexões e práticas no Ensino Fundamental traz contribuições valorosas, especialmente em seu capítulo 7 (link para acessá-lo: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf). As mediações devem ser sempre reflexivas, nunca invalidando a escrita do aluno ou apontando a forma “correta”. Propiciar uma ação analítica e dialogal, expondo as suas impressões sobre o texto e explicando aos alunos o que, como leitor, entendeu ou não permite que os alunos-autores pensem sobre o texto e os estimula a expressarem o que realmente lhes interessa.
- No caso de alunos que requeiram uma atenção especial, sente-se com eles, leia o texto em voz alta e faça-lhes algumas perguntas, para que percebam o que não ficou claro e onde estão os problemas.
Materiais complementares:
- Para acessar a folha de produção, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que seus textos serão digitados e organizados no formato do livro, que, conforme combinado anteriormente, circularão por suas casas, para que a comunidade escolar possa apreciar esse trabalho. Se possível, o livro deverá ser digitado e organizado pelos próprios alunos, com a supervisão do professor. A capa pode ser criada na aula de Arte, por exemplo, resultando em um rico trabalho de interdisciplinaridade.
- Solicite às duplas que troquem os textos e organize uma roda de leitura. Os alunos deverão ler os textos uns dos outros, apreciando-os e compartilhando-os com os colegas.
- Nesse momento, você pode retomar as já trabalhadas habilidades de oralização, a fim de garantir a entonação e transmissão de emoções necessárias a uma contação de histórias.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Roteiro para revisão, disponível aqui.
- Opcional:
Videoaula disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação por áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp, para ajudá-los com a atividade de revisão textual. Diga que irão aprimorar o texto produzido na aula anterior para compor o livro de crônicas da turma e, por isso, é preciso garantir uma boa produção. Fale para os alunos sobre a importância dessa etapa da produção de texto e da experiência de escritores profissionais, que também revisam constantemente os seus próprios trabalhos. Retome as características do gênero para apoiar a revisão ou proponha que os alunos assistam a uma videoaula para relembrar as características de uma crônica.
Desenvolvimento
Proponha aos alunos que leiam novamente os textos e façam a revisão utilizando o roteiro proposto no Desenvolvimento do plano de aula. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Oriente os alunos a passar o texto a limpo ou digitá-lo para compartilhar com você. Organize todos os textos em um único documento, faça uma apresentação e uma capa, e compartilhe o livro entre os alunos e com outras turmas pelo WhatsApp.
Fechamento
Proponha aos alunos que escrevam uma mensagem para um colega contando sobre o que eles aprenderam a respeito da produção de crônicas.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares a conhecer o livro de crônicas da turma e enviem-no pelo WhatsApp, para que todos possam conhecer e ler os textos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo Crônicas - Revisão
Finalidade da aula: Revisar texto com o apoio do professor e reescrevê-lo, aprimorando a exploração das ideias, progressão, coerência, coesão e aspectos linguísticos e gramaticais (pontuação no diálogo e uso de discurso direto e indireto)
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07
Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Texto de apresentação da atividade
- Tabela de revisão
- Texto produzido na aula anterior
- Folha de produção textual para todas as duplas, para a reescrita
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O processo de revisão textual implica uma relação entre autor e obra. É importante que os alunos-escritores reflitam sobre sua escrita, troquem ideias e pensem estratégias para aperfeiçoá-la. O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele não deve, no entanto, fornecer respostas, mas levantar a reflexão, auxiliando os alunos na leitura crítica do texto, questionando-lhes e direcionando a reescrita.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.