Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero Cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento das marcas da oralidade.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos. Diga a eles que falaremos sobre a linguagem que é utilizada no cordel.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
1.Para iniciar a aula, projete o slide aos alunos e pergunte sobre a palavra se eles consideram que o jeito de falar pode mudar dependendo do lugar onde a pessoas vive.
2. Realize uma atividade de tempestade de ideias e solicite que os alunos citem exemplos de palavras que se modificam dependendo da região.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete, então, o slide a seguir aos alunos.
- Solicite que observem as palavras e converse sobre elas. Enalteça que as palavras são utilizadas por falantes de diversas regiões para se estabelecer a comunicação.
- Pergunte se eles conhecem as expressões e conseguem entender a mensagem de cada uma.
- Converse então com os alunos a respeito do preconceito linguístico. Explique que há muitas formas de utilizar a língua portuguesa e as variações acontecem levando em consideração aspectos históricos, sociais e culturais.Que as diferenças não traduzem erros no modo de falar , mas uma variedade na fala.
- Pergunte aos alunos se alguma vez acharam estranho a utilização de alguma palavra e se já tiveram contato com outras culturas e dialetos.
- Peça para que socializem suas experiências.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Nesta etapa, solicite que os alunos façam uma roda de conversa e realizem a leitura compartilhada do cordel “O linguajar cearense”, de Josenir A. de Lacerda, disponível em http://culturanordestina.blogspot.com/2008/11/o-linguajar-cearense.html
- Peça que apreciem a leitura e chame a atenção para a explicação da poeta ao linguajar cearense.
- Instigue os alunos a, durante a leitura, lembrar como são utilizadas as palavras de acordo com a localidade em que estão inseridos.
- Após a leitura, reproduza o vídeo e apresente a cordelista Josenir de Lacerda aos alunos. Sugestão disponível em: <http://herdeirasdemaria.com/cordelistas.html#josenir>. Acesso em: 17 out. 2018. (O vídeo tem apenas 39 segundos.)
- Depois de realizarem a leitura, peça que os alunos, em grupos, escolham algumas estrofes do cordel de Josenir e produzam rimas substituindo as palavras do linguajar cearense por palavras de seu dialeto ou, se forem alunos que utilizam o linguajar cearense, produzam novas estrofes explicando outras palavras e gírias. Lembre aos alunos que eles deverão realizar as alterações necessárias para que haja a rima.
- Deixe livre a quantidade de estrofes para estimular o processo de criação dos alunos.
- Após, solicite que compartilhem fazendo a leitura em voz alta de seus cordéis.
- Nesta atividade, os alunos perceberão a riqueza linguística presentes nos diversos dialetos e nas diferentes formas de se comunicar.
Materiais complementares:
O Linguajar Cearense, de Josenir A. de Lacerda. Disponível em http://culturanordestina.blogspot.com/2008/11/o-linguajar-cearense.html Acesso em 7 de dezembro de 2019
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e solicite que os alunos falem sobre as expressões destacadas.
- Realize a mediação da discussão e leve-os a perceber que a literatura de cordel é muito rica em variedades linguísticas, como eles já puderam perceber ao longo das aulas e que os aspectos sociais e culturais influenciam na utilização da língua e na riqueza do vocabulário.