15762
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A linguagem do cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre cordel

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero Cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento das marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos. Diga a eles que falaremos sobre a linguagem que é utilizada no cordel.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

1.Para iniciar a aula, projete o slide aos alunos e pergunte sobre a palavra se eles consideram que o jeito de falar pode mudar dependendo do lugar onde a pessoas vive.

2. Realize uma atividade de tempestade de ideias e solicite que os alunos citem exemplos de palavras que se modificam dependendo da região.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete, então, o slide a seguir aos alunos.
  • Solicite que observem as palavras e converse sobre elas. Enalteça que as palavras são utilizadas por falantes de diversas regiões para se estabelecer a comunicação.
  • Pergunte se eles conhecem as expressões e conseguem entender a mensagem de cada uma.
  • Converse então com os alunos a respeito do preconceito linguístico. Explique que há muitas formas de utilizar a língua portuguesa e as variações acontecem levando em consideração aspectos históricos, sociais e culturais.Que as diferenças não traduzem erros no modo de falar , mas uma variedade na fala.
  • Pergunte aos alunos se alguma vez acharam estranho a utilização de alguma palavra e se já tiveram contato com outras culturas e dialetos.
  • Peça para que socializem suas experiências.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, solicite que os alunos façam uma roda de conversa e realizem a leitura compartilhada do cordel “O linguajar cearense”, de Josenir A. de Lacerda, disponível em http://culturanordestina.blogspot.com/2008/11/o-linguajar-cearense.html
  • Peça que apreciem a leitura e chame a atenção para a explicação da poeta ao linguajar cearense.
  • Instigue os alunos a, durante a leitura, lembrar como são utilizadas as palavras de acordo com a localidade em que estão inseridos.
  • Após a leitura, reproduza o vídeo e apresente a cordelista Josenir de Lacerda aos alunos. Sugestão disponível em: <http://herdeirasdemaria.com/cordelistas.html#josenir>. Acesso em: 17 out. 2018. (O vídeo tem apenas 39 segundos.)
  • Depois de realizarem a leitura, peça que os alunos, em grupos, escolham algumas estrofes do cordel de Josenir e produzam rimas substituindo as palavras do linguajar cearense por palavras de seu dialeto ou, se forem alunos que utilizam o linguajar cearense, produzam novas estrofes explicando outras palavras e gírias. Lembre aos alunos que eles deverão realizar as alterações necessárias para que haja a rima.
  • Deixe livre a quantidade de estrofes para estimular o processo de criação dos alunos.
  • Após, solicite que compartilhem fazendo a leitura em voz alta de seus cordéis.
  • Nesta atividade, os alunos perceberão a riqueza linguística presentes nos diversos dialetos e nas diferentes formas de se comunicar.

Materiais complementares:

O Linguajar Cearense, de Josenir A. de Lacerda. Disponível em http://culturanordestina.blogspot.com/2008/11/o-linguajar-cearense.html Acesso em 7 de dezembro de 2019

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e solicite que os alunos falem sobre as expressões destacadas.
  • Realize a mediação da discussão e leve-os a perceber que a literatura de cordel é muito rica em variedades linguísticas, como eles já puderam perceber ao longo das aulas e que os aspectos sociais e culturais influenciam na utilização da língua e na riqueza do vocabulário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero Cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento das marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos. Diga a eles que falaremos sobre a linguagem que é utilizada no cordel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

1.Para iniciar a aula, projete o slide aos alunos e pergunte sobre a palavra se eles consideram que o jeito de falar pode mudar dependendo do lugar onde a pessoas vive.

2. Realize uma atividade de tempestade de ideias e solicite que os alunos citem exemplos de palavras que se modificam dependendo da região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete, então, o slide a seguir aos alunos.
  • Solicite que observem as palavras e converse sobre elas. Enalteça que as palavras são utilizadas por falantes de diversas regiões para se estabelecer a comunicação.
  • Pergunte se eles conhecem as expressões e conseguem entender a mensagem de cada uma.
  • Converse então com os alunos a respeito do preconceito linguístico. Explique que há muitas formas de utilizar a língua portuguesa e as variações acontecem levando em consideração aspectos históricos, sociais e culturais.Que as diferenças não traduzem erros no modo de falar , mas uma variedade na fala.
  • Pergunte aos alunos se alguma vez acharam estranho a utilização de alguma palavra e se já tiveram contato com outras culturas e dialetos.
  • Peça para que socializem suas experiências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, solicite que os alunos façam uma roda de conversa e realizem a leitura compartilhada do cordel “O linguajar cearense”, de Josenir A. de Lacerda, disponível em http://culturanordestina.blogspot.com/2008/11/o-linguajar-cearense.html
  • Peça que apreciem a leitura e chame a atenção para a explicação da poeta ao linguajar cearense.
  • Instigue os alunos a, durante a leitura, lembrar como são utilizadas as palavras de acordo com a localidade em que estão inseridos.
  • Após a leitura, reproduza o vídeo e apresente a cordelista Josenir de Lacerda aos alunos. Sugestão disponível em: <http://herdeirasdemaria.com/cordelistas.html#josenir>. Acesso em: 17 out. 2018. (O vídeo tem apenas 39 segundos.)
  • Depois de realizarem a leitura, peça que os alunos, em grupos, escolham algumas estrofes do cordel de Josenir e produzam rimas substituindo as palavras do linguajar cearense por palavras de seu dialeto ou, se forem alunos que utilizam o linguajar cearense, produzam novas estrofes explicando outras palavras e gírias. Lembre aos alunos que eles deverão realizar as alterações necessárias para que haja a rima.
  • Deixe livre a quantidade de estrofes para estimular o processo de criação dos alunos.
  • Após, solicite que compartilhem fazendo a leitura em voz alta de seus cordéis.
  • Nesta atividade, os alunos perceberão a riqueza linguística presentes nos diversos dialetos e nas diferentes formas de se comunicar.

Materiais complementares:

O Linguajar Cearense, de Josenir A. de Lacerda. Disponível em http://culturanordestina.blogspot.com/2008/11/o-linguajar-cearense.html Acesso em 7 de dezembro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e solicite que os alunos falem sobre as expressões destacadas.
  • Realize a mediação da discussão e leve-os a perceber que a literatura de cordel é muito rica em variedades linguísticas, como eles já puderam perceber ao longo das aulas e que os aspectos sociais e culturais influenciam na utilização da língua e na riqueza do vocabulário.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP48 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP55 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano