Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo novas fábulas
Finalidade da aula: Usar os elementos de apresentação (título, parágrafos, margem) e legibilidade (traçado da letra) do próprio texto. Utilizar adequadamente os símbolos próprios da escrita, e o uso de elementos coesivos, ainda que não faça com precisão.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Escrita autônoma e compartilhada / Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita / estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Progressão temática e paragrafação
Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP07/ EF35LP08/ EF35LP14/EF35LP25/ EF35LP26
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO3_03SQA14
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 08
AULA 09
AULA 10
AULA 11
AULA 12
AULA 13
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes