15611
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e publicação dos verbetes produzidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre revisar a produção de verbetes e atentar às características estruturais do gênero.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Márcia Regina Pereira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Revisão e publicação dos verbetes produzidos

Finalidade da aula: Revisar a produção de verbetes e atentar às características estruturais do gênero.

Ano:4º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Verbete

Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos

Prática de linguagem: Produção escrita

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF35LP07

Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no  campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

 

Materiais necessários: Folhas de papel A4, papel canson, grampeador, canetas coloridas, textos produzidos nas aulas anteriores.

 

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo.  É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar habituados a revisar seus textos depois de escritos. Por isso será necessário, orientar o foco das revisões, esclarecer qual é a expectativa em relação a versão final do texto. Como o trabalho será realizado em grupo, o professor deve estar atento para que não haja dispersão ou para que apenas um dos integrantes do grupo se responsabilize pela tarefa. Solicite que todos decidam juntos as melhorias necessárias, trocando ideias e impressões sobre o texto.

 

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.


Código: LPO4_04SQA15

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas