15611
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e publicação dos verbetes produzidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre revisar a produção de verbetes e atentar às características estruturais do gênero.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, papel canson, grampeador, canetas coloridas, textos produzidos nas aulas anteriores.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar habituados a revisar seus textos depois de escritos. Por isso será necessário, orientar o foco das revisões, esclarecer qual é a expectativa em relação a versão final do texto. Como o trabalho será realizado em grupo, o professor deve estar atento para que não haja dispersão ou para que apenas um dos integrantes do grupo se responsabilize pela tarefa. Solicite que todos decidam juntos as melhorias necessárias, trocando ideias e impressões sobre o texto.

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresentar aos alunos a proposta da aula: Revisão dos verbetes e confecção do livro “Biomas Brasileiros”.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos os materiais que têm disponíveis: a primeira versão dos textos e as ilustrações já produzidas.
  • Peça para que eles se organizem em grupo e diga que, inicialmente, o processo de revisão do texto será com foco em aspectos discursivos e notacionais (elencados no slide a seguir).
  • Esclareça que posteriormente você vai distribuir papéis em branco (em formato retangular) para a escrita da versão final. Bem como cartolinas (já recortadas no tamanho da página dos livros, cola e tesoura, para que cada grupo faça a composição de texto e imagens de acordo com o gênero verbetes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Como dissemos anteriormente, o primeiro passo será editar e revisar os aspectos notacionais e discursivos da 1a versão do texto. Retome com os alunos algumas descobertas feitas ao longo dessa sequência de aulas sobre o gênero verbete:
  • Tenham em mente que verbetes são textos de divulgação científica que servem como fonte de informação e de pesquisa. Dicionários e enciclopédias são compostos de verbetes, textos curtos e objetivos, que preservam certo nível de formalidade pois se trata de informações científicas. Podemos, por exemplo, deixar registrado o nome científico de algum animal ou planta.
  • Vimos também que textos de divulgação científica podem ser maiores, como no caso de reportagens científicas, ou ainda ser veiculados em forma de vídeos. Nesses casos há o uso de diversos recursos semióticos para apoiar o entendimento do conteúdo. No caso do nosso livro, o texto será breve e optamos por usar ilustrações das crianças sobre os biomas.
  • Verbetes de enciclopédia (bem próximos do que estamos realizando) tendem a ser compostos por alguns parágrafos onde encontramos: título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades. É esse formato que devemos seguir.
  • Além dos parágrafos as ideias dos verbetes também são organizadas por meio da pontuação. Vimos que os dois pontos anunciam o que vem a seguir, pode ser uma citação, enumeração, esclarecimento... podem também estar após o título do verbete, anunciando o texto. Vimos a incidência de ponto final, finalizando idéias nas frases e finalizando parágrafos. E, por fim, a vírgula de aposto (explicando o que foi dito anteriormente) e a vírgula de enumeração. Diga aos alunos ficarem atentos ao uso dessas pontuações!
  • Para fazer essa edição e revisão dos textos, os alunos podem ler em voz alta nos próprios grupos, de modo que seja possível avaliar a clareza e organização das ideias. Um dos integrantes pode fazer riscos, inserções por meio de asteriscos e anotações no texto original. Oriente que não apaguem ou joguem fora a 1a versão do texto, a fim de que seu percurso e avanço possa ser visualizado. Pode ocorrer também do grupo fazer uma modificação no texto e depois perceber que a forma como estava originalmente era melhor, para fazer essa recuperação é importante que os registros originais sejam mantidos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Tendo revisado e editado o texto, chegou a hora de fazer a formatação e diagramação da versão final.
  • Distribua papéis em branco (em formato retangular) e peça para que os alunos redijam, com uma letra legível, o texto definitivo. Se o grupo optar por digitar a versão final do texto, será preciso acrescentar mais uma aula a essa sequência, de modo que os alunos possam finalizar o texto utilizando os recursos de algum programa de edição de textos, como o “word”, por exemplo.
  • Distribua também cartolinas (já recortadas no tamanho da página dos livros), cola e tesoura, para que cada grupo faça a composição de texto e imagens de acordo com o gênero verbetes. É importante combinar com o grupo uma linguagem comum ao livro, por exemplo, todo título de verbete será escrito em letras maiúsculas da cor vermelha (com uso ou não de dois pontos).
  • Lembre-se de dar espaço nas cartolinas para a furação das páginas do livro, que ainda precisarão ser unidas. Lembre-se do combinado de organizar as páginas dos verbetes de introdução no início (Biomas e Ecossistema) e os outros, após, em ordem alfabética.
  • Retome a importância de registrar ao final do livro as referências bibliográficas utilizadas. você pode usar uma forma de referenciação mais sucinta como por exemplo, “Fonte: Nome do livro (e autor) ou nome do site”.
  • Retome quem ficou responsável por confeccionar a capa do livro, peça para alguém fazer o título e pronto! O livro “Biomas Brasileiros” estará completo.

Materiais necessários: folhas de sulfite, papel cartolina, cola, tesoura, imagens feitas anteriormente, retalhos de papéis coloridos como lumi paper, color set, papel decorado, grampeador, durex colorido e materiais que ajudem na encadernação (como furador e barbante).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Se possível, sentem-se no chão, em uma roda, de maneira que todos consigam se ver.
  • Peça a cada grupo que mostre e leia a página que produziu.
  • Todos devem ouvir com atenção.
  • Caso tenham realizado a sequência de atividades por completo, peça aos alunos que expressem, como foi participar das aulas, quais dificuldades surgiram e quais novas aprendizagens foram feitas.
  • Se houver tempo, elabore um convite para algumas turmas participarem do lançamento do livro. Tente descobrir na sua escola, quais anos estudam biomas brasileiros ou temas semelhantes, de modo que o livro possa servir para consulta. Combine um dia e horário na biblioteca para fazer o lançamento do livro. Vocês podem também colar cartazes pela escola anunciando a chegada de um novo livro na biblioteca, de autoria dos alunos do 4º ano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, papel canson, grampeador, canetas coloridas, textos produzidos nas aulas anteriores.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar habituados a revisar seus textos depois de escritos. Por isso será necessário, orientar o foco das revisões, esclarecer qual é a expectativa em relação a versão final do texto. Como o trabalho será realizado em grupo, o professor deve estar atento para que não haja dispersão ou para que apenas um dos integrantes do grupo se responsabilize pela tarefa. Solicite que todos decidam juntos as melhorias necessárias, trocando ideias e impressões sobre o texto.

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresentar aos alunos a proposta da aula: Revisão dos verbetes e confecção do livro “Biomas Brasileiros”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos os materiais que têm disponíveis: a primeira versão dos textos e as ilustrações já produzidas.
  • Peça para que eles se organizem em grupo e diga que, inicialmente, o processo de revisão do texto será com foco em aspectos discursivos e notacionais (elencados no slide a seguir).
  • Esclareça que posteriormente você vai distribuir papéis em branco (em formato retangular) para a escrita da versão final. Bem como cartolinas (já recortadas no tamanho da página dos livros, cola e tesoura, para que cada grupo faça a composição de texto e imagens de acordo com o gênero verbetes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Como dissemos anteriormente, o primeiro passo será editar e revisar os aspectos notacionais e discursivos da 1a versão do texto. Retome com os alunos algumas descobertas feitas ao longo dessa sequência de aulas sobre o gênero verbete:
  • Tenham em mente que verbetes são textos de divulgação científica que servem como fonte de informação e de pesquisa. Dicionários e enciclopédias são compostos de verbetes, textos curtos e objetivos, que preservam certo nível de formalidade pois se trata de informações científicas. Podemos, por exemplo, deixar registrado o nome científico de algum animal ou planta.
  • Vimos também que textos de divulgação científica podem ser maiores, como no caso de reportagens científicas, ou ainda ser veiculados em forma de vídeos. Nesses casos há o uso de diversos recursos semióticos para apoiar o entendimento do conteúdo. No caso do nosso livro, o texto será breve e optamos por usar ilustrações das crianças sobre os biomas.
  • Verbetes de enciclopédia (bem próximos do que estamos realizando) tendem a ser compostos por alguns parágrafos onde encontramos: título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades. É esse formato que devemos seguir.
  • Além dos parágrafos as ideias dos verbetes também são organizadas por meio da pontuação. Vimos que os dois pontos anunciam o que vem a seguir, pode ser uma citação, enumeração, esclarecimento... podem também estar após o título do verbete, anunciando o texto. Vimos a incidência de ponto final, finalizando idéias nas frases e finalizando parágrafos. E, por fim, a vírgula de aposto (explicando o que foi dito anteriormente) e a vírgula de enumeração. Diga aos alunos ficarem atentos ao uso dessas pontuações!
  • Para fazer essa edição e revisão dos textos, os alunos podem ler em voz alta nos próprios grupos, de modo que seja possível avaliar a clareza e organização das ideias. Um dos integrantes pode fazer riscos, inserções por meio de asteriscos e anotações no texto original. Oriente que não apaguem ou joguem fora a 1a versão do texto, a fim de que seu percurso e avanço possa ser visualizado. Pode ocorrer também do grupo fazer uma modificação no texto e depois perceber que a forma como estava originalmente era melhor, para fazer essa recuperação é importante que os registros originais sejam mantidos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Tendo revisado e editado o texto, chegou a hora de fazer a formatação e diagramação da versão final.
  • Distribua papéis em branco (em formato retangular) e peça para que os alunos redijam, com uma letra legível, o texto definitivo. Se o grupo optar por digitar a versão final do texto, será preciso acrescentar mais uma aula a essa sequência, de modo que os alunos possam finalizar o texto utilizando os recursos de algum programa de edição de textos, como o “word”, por exemplo.
  • Distribua também cartolinas (já recortadas no tamanho da página dos livros), cola e tesoura, para que cada grupo faça a composição de texto e imagens de acordo com o gênero verbetes. É importante combinar com o grupo uma linguagem comum ao livro, por exemplo, todo título de verbete será escrito em letras maiúsculas da cor vermelha (com uso ou não de dois pontos).
  • Lembre-se de dar espaço nas cartolinas para a furação das páginas do livro, que ainda precisarão ser unidas. Lembre-se do combinado de organizar as páginas dos verbetes de introdução no início (Biomas e Ecossistema) e os outros, após, em ordem alfabética.
  • Retome a importância de registrar ao final do livro as referências bibliográficas utilizadas. você pode usar uma forma de referenciação mais sucinta como por exemplo, “Fonte: Nome do livro (e autor) ou nome do site”.
  • Retome quem ficou responsável por confeccionar a capa do livro, peça para alguém fazer o título e pronto! O livro “Biomas Brasileiros” estará completo.

Materiais necessários: folhas de sulfite, papel cartolina, cola, tesoura, imagens feitas anteriormente, retalhos de papéis coloridos como lumi paper, color set, papel decorado, grampeador, durex colorido e materiais que ajudem na encadernação (como furador e barbante).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Se possível, sentem-se no chão, em uma roda, de maneira que todos consigam se ver.
  • Peça a cada grupo que mostre e leia a página que produziu.
  • Todos devem ouvir com atenção.
  • Caso tenham realizado a sequência de atividades por completo, peça aos alunos que expressem, como foi participar das aulas, quais dificuldades surgiram e quais novas aprendizagens foram feitas.
  • Se houver tempo, elabore um convite para algumas turmas participarem do lançamento do livro. Tente descobrir na sua escola, quais anos estudam biomas brasileiros ou temas semelhantes, de modo que o livro possa servir para consulta. Combine um dia e horário na biblioteca para fazer o lançamento do livro. Vocês podem também colar cartazes pela escola anunciando a chegada de um novo livro na biblioteca, de autoria dos alunos do 4º ano.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano