15610
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre produção escrita de verbetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Márcia Regina Pereira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Produção de verbetes

Finalidade da aula: Produzir verbetes para um livro de divulgação científica voltado ao público infantil.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Verbete

Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto / Escrita autônoma

Prática de linguagem: Produção escrita

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP22, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09

Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

 

Materiais necessários: Atividades impressas, canetas e réguas.

 

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

 

Dificuldades antecipadas: Esta aula propõe que os alunos vivenciem a produção de verbetes em grupos. Cada integrante deve ajudar o outro a aperfeiçoar o texto em elaboração, respeitando as características do gênero. Se eles vivenciaram toda a sequência proposta, devem empregar o conhecimento construído, por meio das aulas, consultando as anotações sobre o assunto realizadas ao longo do processo. Procure formar grupos que os integrantes tenham conhecimentos próximos, mas em níveis diferentes. Cuide para que todos vivenciem a textualização, se for preciso ajude-os a dividir a tarefas garantindo que haja um momento que o grupo todo cuide do texto do outro, validando ou refutando as hipóteses de escrita produzidas por eles.

 

Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.


Código: LPO4_04SQA14

(EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas