15528
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Leitura entre pares de bebês

Nesta atividade, os bebês irão praticar a escuta de uma história acompanhados por um colega

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Como forma de exemplificação das possibilidades deste plano de atividade, será abordado o livro Pedro vira porco-espinho, da editora Jujuba. O professor poderá selecionar outros títulos para o desenvolvimento desta proposta, como por exemplo, Zeca Zangado, da editora Brinque Book e Vira bicho!, da editora Record. Os livros podem ser escolhidos de acordo com o repertório próprio, com a cultura regional ou conforme apreciação do grupo de bebês. O professor deve conhecer previamente a história selecionada, para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo e com o livro. Os recursos materiais sugeridos também podem ser substituídos por outros, desde que contemplem o contexto da história escolhida.

Materiais:

O livro Pedro vira porco-espinho digitalizado e um projetor. Outra hipótese para exibição do livro por meio de recurso digital é produzir um projetor caseiro em que as imagens apresentadas procedem de fotos presentes em um celular. Confira mais especificações no vídeo Projetor caseiro - Manual do Mundo. Selecione uma parede ou um tecido branco para projetar as imagens. Materiais para acomodar confortavelmente os bebês como: tapete, colchonete, almofadas, travesseiros ou qualquer outro que você tenha disponível. Cesto com livros variados. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.

Espaços:

A sugestão é que a atividade seja desenvolvida com o grupo organizado em duplas e em um canto da sala de referência. Organize o projetor de modo que os bebês tenham liberdade de movimento durante a leitura interativa a ser projetada. Utilize os materiais sugeridos para criar um ambiente aconchegante e atraente aos desejos de descoberta da turma. Coloque o cesto de livros no ambiente com livro Pedro vira porco-espinho em uma posição centralizada e convidativa aos possíveis interesses dos bebês.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais os modos de exploração dos bebês em relação aos portadores de textos utilizados, material e digital? Como eles interagem com a leitura?

2. Como os bebês imitam os gestos e as entonações de voz que o adulto realiza ao apresentar o enredo do livro?

3. De que forma comunicam seus desejos e emoções durante o momento da leitura interativa?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês se envolvam com a leitura, interagindo com o adulto-leitor, com seus colegas e com o enredo do livro. Incentive a exploração dos portadores de textos e as brincadeiras de imitação, favorecendo a comunicação e o protagonismo dos bebês na leitura interativa.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Em um local da sala de referência organize o espaço da atividade, viabilizando um ambiente acolhedor e interessante para os bebês. Deixe projetada, na parede ou no tecido branco, a imagem da capa do livro Pedro vira porco-espinho. Junte-se ao grupo e conte sobre a proposta de brincar por meio da leitura de livros de histórias, despertando a curiosidade das crianças sobre esse assunto. Mostre o espaço preparado e convide-as para se deslocarem e apreciarem a leitura. Lembre-se de que o foco da proposta é realizar uma leitura prazerosa, divertida e com proximidade física, contribuindo para o desenvolvendo dos pequenos e/ou reforçando laços afetivos entre os bebês. Perceba se há alguém que necessita de ajuda na locomoção e, sendo necessário, auxilie o bebê. Deixe a câmera fotográfica próxima aos materiais da atividade para conseguir registrar esses momentos quando possível.

Possíveis falas do professor neste momento: Turma, vocês perceberam algo diferente na sala? O professor aguarda um instante e continua: Olhem só o que eu trouxe para vocês! É o livro Pedro vira porco-espinho. O que vocês imaginam que acontece nessa história? Vamos descobrir quem é Pedro e qual a relação dele com o porco-espinho?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta e, depois, seguir para o espaço da leitura.


2

No espaço delimitado para a atividade, permita aos bebês a familiarização com os elementos que compõe o ambiente: tapete, colchonete, almofadas, travesseiros, cesto com livros e imagem projetada. Deixe que o grupo folheie o livro, troque as almofadas de lugar, role sobre o tapete, brinque com a imagem projetada (com sua ajuda se preciso for) etc. Dê apoio aos bebês menores para que eles também se envolvam na proposta. Convide o grupo para se acomodar confortavelmente em frente à imagem projetada, explicitando que apresentará o livro Pedro vira porco-espinho. Organize os bebês em duplas e oriente-os para que uma dupla permaneça ao lado da outra. Inicie a leitura do livro fazendo a exploração da capa e apresentando o personagem. Use diferentes entonações de voz, variadas expressões faciais e gestos, de acordo com as características do contexto ou do personagem, para envolver os bebês na história. Pronuncie lentamente as palavras para que eles compreendam melhor a narrativa. Enquanto faz a leitura e apresenta digitalmente as imagens do livro, faça pequenas pausas e auxilie as duplas de bebês a contemplar as imagens e a participar da leitura por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação, motivando-as também a apontar e a nomear os elementos figurativos apresentados.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem aguardar com expectativa o início da leitura, apresentando ações como sorrir, bater palmas, manipular os materiais de suporte e os livros do cesto, além de interagir com a imagem projetada.


3

Valorize o momento da narrativa trazendo para as crianças questionamentos sobre a história apresentada e potencializando as formas de expressão e de comunicação delas. Traga os bebês para o centro da história, apoiando suas ações e significando seus gestos e movimentos acerca da imagem observada. Permita que as duplas circulem pelo espaço, interagindo com as imagens projetadas. Repita a leitura projetada do livro substituindo o nome do personagem pelo nome de cada um dos bebês das duplas e encoraje a interação entre os pares. Faça a leitura dessa maneira, contemplando uma dupla em cada momento da história. Cada vez que aparecer no livro a frase Pedro vira porco-espinho, troque o nome Pedro pelo nome de um dos bebês da dupla e continue a leitura. Na próxima vez que aparecer o nome Pedro, troque pelo nome da outra criança da dupla. Prossiga a leitura dessa maneira e, se necessário, leia novamente o livro, até que contemple todos os bebês do grupo nessa brincadeira de troca de nomes. Nesse processo, os bebês em duplas podem interagir com mais entusiasmo e demonstrar gestos de carinho e afetivos entre os pares.

Possíveis ações da criança neste momento: Por estarem encantados com a proposta, os bebês podem apontar e gesticular de acordo com os questionamentos do professor ou podem permanecer observando com atenção a leitura da história. Podem também interagir com o professor, comunicando a participação na atividade. Os bebês de cada dupla podem brincar e apresentar gestos de carinho entre si, demonstrando interação e fortalecendo vínculos afetivos.


Para finalizar:

Esteja atento e seja flexível nos momentos de leitura, respeitando as necessidades e os desejos das duplas e/ou do grupo, ofertando outra possibilidade aos bebês com ritmos e interesses diferenciados. Desse modo, leve para o espaço da brincadeira fantoches, caixa de encaixes sólidos ou cesto de brinquedos favoritos como alternativa. Ao finalizar a atividade, deixe os bebês livres para se divertir nas brincadeiras espontâneas, fazendo uso dos recursos, objetos e brinquedos disponíveis na proposta ou presentes na sala de referência, como livros, almofadas, cortinas sensoriais etc. Anuncie o término da brincadeira e convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.

Desdobramentos

Os bebês necessitam da repetição para dar continuidade às ações exploratórias. Desse modo, deixe o cesto de livros na sala e faça a leitura em outros momentos do cotidiano. Divirta-se com o enredo do livro alterando os animais nos quais, o personagem ou os bebês, possam se transformar. A proposta pode ser desenvolvida ao longo do ano, apenas varie os títulos, modifique os ambientes e troque os recursos materiais, de acordo com o enredo selecionado.

Engajando as famílias

Faça um mural de fotos utilizando cartolinas e algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos. Acrescente breves relatos do professor sobre o desenvolvimento da proposta e coloque o material próximo à sala de referência. Dessa forma, as famílias poderão ser sensibilizadas pela atividade, valorizar e promover momentos de leituras de histórias para os bebês, com diversificados portadores de textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano