Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: Movie Maker (tutorial disponível aqui) e Kinemaster (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula: “Produzindo o documentário”. Diga que eles utilizarão todo o material coletado: entrevistas e outras imagens para a produção do texto. É importante também chamar a atenção para que relembrem os documentários já vistos e se inspirem em seus formatos.
Introdução
Peça aos alunos que retornem às equipes formadas na etapa do planejamento do texto (online). Peça que cada equipe apresente seu tema. Em seguida, solicite que socializem o que foi coletado de material para a produção do documentário. Retome a importância de voltar ao roteiro de planejamento do documentário para que a etapa de produção esteja de acordo com o que foi planejado. Caso não esteja, questione sobre como eles redesenharam o documentário, ou seja, como será a nova narrativa a ser produzida.
Desenvolvimento
Relembre os alunos da estrutura básica do documentário: começo, meio e fim. Lembre-os que o texto a ser produzido está situado comunicativamente, ou seja, terá espectadores reais (colegas, professores e comunidade). Indique que usem o aplicativo Kinemaster, caso usem telefone celular, ou o Windows Movie Maker, caso usem computador. Fale das estratégias que podem empregar na produção do documentário.
- Usar a figura do locutor: na construção da narrativa, os alunos podem apresentar as informações ou contar os fatos, entre um depoimento e outro, por meio da utilização da voz de um locutor. A imagem desse locutor pode aparecer no vídeo ou apenas sua voz pode ser inserida. Para isso, os alunos podem usar uma ferramenta de gravação de vídeo ou apenas a ferramenta de gravação de áudio, também disponível na maioria dos smartphones.
- Construir o filme apenas em cima de depoimentos: outra estratégia é usar apenas os depoimentos coletados no período de gravação de imagens e de entrevistas. É importante que esses depoimentos estejam dispostos na estrutura planejada no roteiro e sigam os movimentos de começo, meio e fim.
- Utilizar o recurso da reconstituição para contar a história: caso haja alguma narrativa interessante e importante contada por um dos entrevistados, os alunos podem fazer a reconstituição dessa cena, como se fosse uma pequena esquete teatral. Por meio desse recurso, o espectador pode ter uma visão mais clara dos fatos narrados pelos entrevistados. Caso os alunos optem por esse recurso, eles devem fazer a gravação no cenário específico relacionado ao fato narrado, com trajes adequados e “atores” que representem os personagens utilizados na narrativa.
- Criar personagens para dar maior dramaticidade à narrativa: os alunos podem criar personagens relacionados aos fatos narrados para fazer a locução do documentário. É importante que criem um personagem coerente com os fatos narrados e que isso fique claro para o espectador.
- Apresentar documentos históricos: durante a produção do documentário, os alunos podem apresentar documentos históricos, como fotografias, livros, certidões de nascimento, mapas etc. Isso pode dar maior veracidade aos fatos apresentados pelos entrevistados. Alerte-os para a importância da gestão do tempo.
Fechamento
Solicite que cada grupo encaminhe a você o documentário produzido. Peça que os alunos avaliem o trabalho, destacando as dificuldades encontradas e a relevância de terem feito essa produção. Ressalte que eles realizaram a etapa de planejamento e de produção do texto. Para terminar o trabalho, falta uma etapa fundamental: a revisão, sugerida na última aula desta sequência.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser os primeiros espectadores das produções dos alunos. Poderão auxiliá-los quanto a eventuais dúvidas e com as ferramentas de vídeo.