15381
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de uma entrevista escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre entrevistas escritas

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, cadernos dos alunos e quadro.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;

Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;

Referências sobre o assunto:

RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos de que, nesta aula, será feito o planejamento de uma entrevista em versão escrita. Sugere-se que tenha sido feita uma escolha prévia dos entrevistados (1 por grupo de 4 a 5 alunos).
  • Explique aos alunos que a entrevista será publicada na internet. Já os informe em qual plataforma/canal os textos serão inseridos a fim de que tenham o suporte em mente durante o planejamento.
  • Para a publicação é importante escolher o melhor site para a publicação dentro do contexto de cada escola e sala de aula. Pode ser um blog, o site da escola, uma rede social, etc. Uma sugestão é publicar os textos no site www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para os alunos. Relembre com eles a construção composicional da entrevista apontando as partes identificadas na página.
  • Construção composicional é a organização interna de um determinado gênero que nos permite rapidamente reconhecê-lo. A construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis dos textos que nele se enquadram.
  • Uma entrevista se organiza prioritariamente em duas partes: uma introdução e os turnos de fala. Na primeira parte, geralmente, se apresenta o entrevistado com uma breve biografia. Pode-se ainda descrever o lugar em que a entrevista se deu ou justificar sua realização. Na segunda parte, a estrutura consiste em intervenções do entrevistador (geralmente com perguntas) alternadas com aquelas do entrevistado (normalmente as respostas).
  • Como elementos acessórios, mas bastante recorrentes na entrevista, podemos citar fotos (normalmente do entrevistado), frases em destaque (geralmente entre aspas, e com passagens que o autor da entrevista julgou mais relevantes), título, subtítulo, nome do entrevistado, local da entrevista, nome do entrevistador e nome da seção (geralmente “entrevista”).
  • Para mais informações e atividades sobre a construção composicional, consulte as aulas 4, 5 e 6 desta sequência de atividades.
  • Explique que é importante considerar todas essas partes no momento do planejamento da entrevista.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide aos alunos e converse com eles sobre as tarefas que devem acontecer durante uma entrevista para que se tenha material suficiente e de qualidade para produzir uma página como a da ilustração anterior.
  • Comente cada tarefa e sua importância. O entrevistado é a personalidade convidada para responder às perguntas sobre ele ou algum assunto que lhe é relevante. O entrevistador é o responsável por interagir com o entrevistado, com roteiro de perguntas previamente preparado, a fim de conseguir respostas que satisfaçam o objetivo e a intencionalidade da entrevista. O fotógrafo deve registrar diversos momentos da entrevista e, sobretudo, do entrevistado, para que, posteriormente, se possa escolher uma ou mais fotos para a publicação. O repórter deve fazer anotações sobre gestos, expressões do entrevistado, sorrisos etc. para que se tenha material para complementar a edição das falas em formato escrito e para se elaborar a introdução da entrevista. O operador de áudio deve estar atento ao aparelho gravador, verificando seu funcionamento e registrando as perguntas e respostas para posterior transcrição.
  • Sugerimos orientar que a fase de oralidade, isto é, a realização da entrevista em si, seja feita fora do horário de aula após essa fase de planejamento, para melhor aproveitamento do tempo didático e para promover a autonomia dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique que toda a classe elaborará antes do planejamento uma pauta dos itens a serem considerados nele.
  • Utilize o quadro para registrar a pauta e oriente para que os alunos também o façam em seus cadernos.
  • É importante que, neste momento, a pauta seja construída pelos/com os alunos, a fim de que eles participem e se responsabilizem pelo processo de planejamento, conquistando, também, autonomia para uma nova possível entrevista futura.
  • Durante a construção da pauta, ajude os alunos a pensarem em todos os fatores relevantes, complementando as informações quando necessário.
  • Sugerimos que a pauta contenha os seguintes ítens: quem será o entrevistado; levantamento/pesquisa de informações sobre o entrevistado; quem será o entrevistador; qual será o objetivo da entrevista; onde a entrevista será publicada; quem será o fotógrafo e qual equipamento usará; quem registrará o áudio e qual equipamento usará; quem fará anotações e que material usará; onde e quando a entrevista será realizada; que registro será usado na entrevista (formal/informal); elaboração do roteiro de perguntas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a elaboração da pauta, organize os alunos em pequenos grupos (de 4 a 5 alunos) e peça que esbocem um planejamento da entrevista a partir da pauta elaborada.
  • Durante o planejamento, circule entre os grupos para verificar se estão desenvolvendo planejamentos adequados e factíveis, orientando-os quando necessário, além de esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Neste momento, após o planejamento realizado pelos alunos em seus respectivos grupos, peça para que cada grupo troque com outro o planejamento elaborado.
  • Peça para que os alunos verifiquem o planejamento do outro grupo de colegas com base nas orientações do slide, a fim de ajudá-los a melhorar o plano ou antecipar possíveis problemas.
  • Após a verificação, peça que os alunos devolvam o roteiro ao grupo de origem com as anotações, se forem necessárias.
  • Por fim, explique aos alunos que deverão realizar a entrevista fora do horário de aula e trazer as informações coletadas (anotações, áudios, fotos etc.) para a elaboração do texto.
  • Pode-se sugerir aos alunos que utilizem uma pasta compartilhada no Google Drive para armazenar esses materiais e facilmente acessá-los quando necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, cadernos dos alunos e quadro.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;

Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;

Referências sobre o assunto:

RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos de que, nesta aula, será feito o planejamento de uma entrevista em versão escrita. Sugere-se que tenha sido feita uma escolha prévia dos entrevistados (1 por grupo de 4 a 5 alunos).
  • Explique aos alunos que a entrevista será publicada na internet. Já os informe em qual plataforma/canal os textos serão inseridos a fim de que tenham o suporte em mente durante o planejamento.
  • Para a publicação é importante escolher o melhor site para a publicação dentro do contexto de cada escola e sala de aula. Pode ser um blog, o site da escola, uma rede social, etc. Uma sugestão é publicar os textos no site www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para os alunos. Relembre com eles a construção composicional da entrevista apontando as partes identificadas na página.
  • Construção composicional é a organização interna de um determinado gênero que nos permite rapidamente reconhecê-lo. A construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis dos textos que nele se enquadram.
  • Uma entrevista se organiza prioritariamente em duas partes: uma introdução e os turnos de fala. Na primeira parte, geralmente, se apresenta o entrevistado com uma breve biografia. Pode-se ainda descrever o lugar em que a entrevista se deu ou justificar sua realização. Na segunda parte, a estrutura consiste em intervenções do entrevistador (geralmente com perguntas) alternadas com aquelas do entrevistado (normalmente as respostas).
  • Como elementos acessórios, mas bastante recorrentes na entrevista, podemos citar fotos (normalmente do entrevistado), frases em destaque (geralmente entre aspas, e com passagens que o autor da entrevista julgou mais relevantes), título, subtítulo, nome do entrevistado, local da entrevista, nome do entrevistador e nome da seção (geralmente “entrevista”).
  • Para mais informações e atividades sobre a construção composicional, consulte as aulas 4, 5 e 6 desta sequência de atividades.
  • Explique que é importante considerar todas essas partes no momento do planejamento da entrevista.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide aos alunos e converse com eles sobre as tarefas que devem acontecer durante uma entrevista para que se tenha material suficiente e de qualidade para produzir uma página como a da ilustração anterior.
  • Comente cada tarefa e sua importância. O entrevistado é a personalidade convidada para responder às perguntas sobre ele ou algum assunto que lhe é relevante. O entrevistador é o responsável por interagir com o entrevistado, com roteiro de perguntas previamente preparado, a fim de conseguir respostas que satisfaçam o objetivo e a intencionalidade da entrevista. O fotógrafo deve registrar diversos momentos da entrevista e, sobretudo, do entrevistado, para que, posteriormente, se possa escolher uma ou mais fotos para a publicação. O repórter deve fazer anotações sobre gestos, expressões do entrevistado, sorrisos etc. para que se tenha material para complementar a edição das falas em formato escrito e para se elaborar a introdução da entrevista. O operador de áudio deve estar atento ao aparelho gravador, verificando seu funcionamento e registrando as perguntas e respostas para posterior transcrição.
  • Sugerimos orientar que a fase de oralidade, isto é, a realização da entrevista em si, seja feita fora do horário de aula após essa fase de planejamento, para melhor aproveitamento do tempo didático e para promover a autonomia dos alunos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique que toda a classe elaborará antes do planejamento uma pauta dos itens a serem considerados nele.
  • Utilize o quadro para registrar a pauta e oriente para que os alunos também o façam em seus cadernos.
  • É importante que, neste momento, a pauta seja construída pelos/com os alunos, a fim de que eles participem e se responsabilizem pelo processo de planejamento, conquistando, também, autonomia para uma nova possível entrevista futura.
  • Durante a construção da pauta, ajude os alunos a pensarem em todos os fatores relevantes, complementando as informações quando necessário.
  • Sugerimos que a pauta contenha os seguintes ítens: quem será o entrevistado; levantamento/pesquisa de informações sobre o entrevistado; quem será o entrevistador; qual será o objetivo da entrevista; onde a entrevista será publicada; quem será o fotógrafo e qual equipamento usará; quem registrará o áudio e qual equipamento usará; quem fará anotações e que material usará; onde e quando a entrevista será realizada; que registro será usado na entrevista (formal/informal); elaboração do roteiro de perguntas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a elaboração da pauta, organize os alunos em pequenos grupos (de 4 a 5 alunos) e peça que esbocem um planejamento da entrevista a partir da pauta elaborada.
  • Durante o planejamento, circule entre os grupos para verificar se estão desenvolvendo planejamentos adequados e factíveis, orientando-os quando necessário, além de esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Neste momento, após o planejamento realizado pelos alunos em seus respectivos grupos, peça para que cada grupo troque com outro o planejamento elaborado.
  • Peça para que os alunos verifiquem o planejamento do outro grupo de colegas com base nas orientações do slide, a fim de ajudá-los a melhorar o plano ou antecipar possíveis problemas.
  • Após a verificação, peça que os alunos devolvam o roteiro ao grupo de origem com as anotações, se forem necessárias.
  • Por fim, explique aos alunos que deverão realizar a entrevista fora do horário de aula e trazer as informações coletadas (anotações, áudios, fotos etc.) para a elaboração do texto.
  • Pode-se sugerir aos alunos que utilizem uma pasta compartilhada no Google Drive para armazenar esses materiais e facilmente acessá-los quando necessário.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano