Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, cadernos dos alunos e quadro.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;
Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;
Referências sobre o assunto:
RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos de que, nesta aula, será feito o planejamento de uma entrevista em versão escrita. Sugere-se que tenha sido feita uma escolha prévia dos entrevistados (1 por grupo de 4 a 5 alunos).
- Explique aos alunos que a entrevista será publicada na internet. Já os informe em qual plataforma/canal os textos serão inseridos a fim de que tenham o suporte em mente durante o planejamento.
- Para a publicação é importante escolher o melhor site para a publicação dentro do contexto de cada escola e sala de aula. Pode ser um blog, o site da escola, uma rede social, etc. Uma sugestão é publicar os textos no site www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Projete o slide para os alunos. Relembre com eles a construção composicional da entrevista apontando as partes identificadas na página.
- Construção composicional é a organização interna de um determinado gênero que nos permite rapidamente reconhecê-lo. A construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis dos textos que nele se enquadram.
- Uma entrevista se organiza prioritariamente em duas partes: uma introdução e os turnos de fala. Na primeira parte, geralmente, se apresenta o entrevistado com uma breve biografia. Pode-se ainda descrever o lugar em que a entrevista se deu ou justificar sua realização. Na segunda parte, a estrutura consiste em intervenções do entrevistador (geralmente com perguntas) alternadas com aquelas do entrevistado (normalmente as respostas).
- Como elementos acessórios, mas bastante recorrentes na entrevista, podemos citar fotos (normalmente do entrevistado), frases em destaque (geralmente entre aspas, e com passagens que o autor da entrevista julgou mais relevantes), título, subtítulo, nome do entrevistado, local da entrevista, nome do entrevistador e nome da seção (geralmente “entrevista”).
- Para mais informações e atividades sobre a construção composicional, consulte as aulas 4, 5 e 6 desta sequência de atividades.
- Explique que é importante considerar todas essas partes no momento do planejamento da entrevista.
Introdução
Orientações:
- Projete o slide aos alunos e converse com eles sobre as tarefas que devem acontecer durante uma entrevista para que se tenha material suficiente e de qualidade para produzir uma página como a da ilustração anterior.
- Comente cada tarefa e sua importância. O entrevistado é a personalidade convidada para responder às perguntas sobre ele ou algum assunto que lhe é relevante. O entrevistador é o responsável por interagir com o entrevistado, com roteiro de perguntas previamente preparado, a fim de conseguir respostas que satisfaçam o objetivo e a intencionalidade da entrevista. O fotógrafo deve registrar diversos momentos da entrevista e, sobretudo, do entrevistado, para que, posteriormente, se possa escolher uma ou mais fotos para a publicação. O repórter deve fazer anotações sobre gestos, expressões do entrevistado, sorrisos etc. para que se tenha material para complementar a edição das falas em formato escrito e para se elaborar a introdução da entrevista. O operador de áudio deve estar atento ao aparelho gravador, verificando seu funcionamento e registrando as perguntas e respostas para posterior transcrição.
- Sugerimos orientar que a fase de oralidade, isto é, a realização da entrevista em si, seja feita fora do horário de aula após essa fase de planejamento, para melhor aproveitamento do tempo didático e para promover a autonomia dos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique que toda a classe elaborará antes do planejamento uma pauta dos itens a serem considerados nele.
- Utilize o quadro para registrar a pauta e oriente para que os alunos também o façam em seus cadernos.
- É importante que, neste momento, a pauta seja construída pelos/com os alunos, a fim de que eles participem e se responsabilizem pelo processo de planejamento, conquistando, também, autonomia para uma nova possível entrevista futura.
- Durante a construção da pauta, ajude os alunos a pensarem em todos os fatores relevantes, complementando as informações quando necessário.
- Sugerimos que a pauta contenha os seguintes ítens: quem será o entrevistado; levantamento/pesquisa de informações sobre o entrevistado; quem será o entrevistador; qual será o objetivo da entrevista; onde a entrevista será publicada; quem será o fotógrafo e qual equipamento usará; quem registrará o áudio e qual equipamento usará; quem fará anotações e que material usará; onde e quando a entrevista será realizada; que registro será usado na entrevista (formal/informal); elaboração do roteiro de perguntas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a elaboração da pauta, organize os alunos em pequenos grupos (de 4 a 5 alunos) e peça que esbocem um planejamento da entrevista a partir da pauta elaborada.
- Durante o planejamento, circule entre os grupos para verificar se estão desenvolvendo planejamentos adequados e factíveis, orientando-os quando necessário, além de esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Neste momento, após o planejamento realizado pelos alunos em seus respectivos grupos, peça para que cada grupo troque com outro o planejamento elaborado.
- Peça para que os alunos verifiquem o planejamento do outro grupo de colegas com base nas orientações do slide, a fim de ajudá-los a melhorar o plano ou antecipar possíveis problemas.
- Após a verificação, peça que os alunos devolvam o roteiro ao grupo de origem com as anotações, se forem necessárias.
- Por fim, explique aos alunos que deverão realizar a entrevista fora do horário de aula e trazer as informações coletadas (anotações, áudios, fotos etc.) para a elaboração do texto.
- Pode-se sugerir aos alunos que utilizem uma pasta compartilhada no Google Drive para armazenar esses materiais e facilmente acessá-los quando necessário.