15366
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a escrita de contos acumulativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Planejando a escrita de contos acumulativos

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Livros de contos acumulativos; cartões com imagens de contos já estudado em aulas anteriores; cartões com imagens, título e palavras dos contos já estudados; tabela para planejamento do conto.


Informações sobre o gênero:
Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
Caderno de orientações
: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 7 dez. 2018.

DAVIS, C; SILVA, M.; ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71,1989. pp. 49-54.
GÖBEL, Anna. Um + um + um + todos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras: Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz. v.1, n.1, 201. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 7 dez. 2018.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 4 dez. 2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Converse com as crianças sobre o tema da aula. Leia com elas.
  • Proponha a composição de um livro de contos da turma para compartilharem com outras turmas e com a comunidade as aprendizagens que conquistaram sobre este gênero. Para isso, elas serão as autoras de contos acumulativos e vão planejar a escrita destes contos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Após recordarem os contos já lidos e/ou estudados, converse com as crianças que este momento será para o planejamento de um novo conto, para compor um livro de contos da turma. Posteriormente, este material poderá ser compartilhado com outras turmas e comunidade, num sarau, roda de leitura, exposição ou ainda compor o acervo da biblioteca da escola.
  • Organize a turma em grupos de até 5 crianças. Caso o número de crianças seja pequeno, é possível trabalhar em duplas também. A atividade em grupos permitirá que as crianças discutam possibilidades para a construção do conto e compartilhem seus conhecimentos, além de trazer maior diversidade de ideias e poderão ainda “(...) beneficiar-se dos aspectos produtivos da interação cognitiva bem como assumir a responsabilidade por seu projeto de aprendizagem e, em particular, a responsabilidade por sua produção” (NÓBREGA, 2018).
  • Entregue e leia com o grande grupo a tabela de planejamento. Converse que este é o momento de planejarem a escrita de um novo conto, usando as ideias, os elementos e a estrutura dos contos que já conhecem. Esta estratégia para a composição do conto conhecida como decalque é bastante interessante, especialmente para crianças em processo de alfabetização. “Atividades de decalque funcionam quase como modelos lacunados: as questões formais já estão em parte definidas pelo caráter convencional da organização composicional e estilística dos gêneros, o que permite ao aluno concentrar-se no conteúdo temático.” (NÓBREGA, 2011). Espera-se que as crianças tragam novas ideias e elementos que posteriormente as auxiliarão para a escrita do conto autoral. O professor pode ampliar as questões apresentadas na tabela:
  • Como podemos começar? Qual o primeiro elemento? Será uma pessoa? Um animal? Um objeto? Uma princesa ou um príncipe? Um super herói?
  • O que acontece ao longo do conto? Acontece uma brincadeira? Um passeio? Onde o conto se passa? Numa floresta? Num shopping? Na escola? Na rua?
  • Que outros elementos surgem ao longo do conto? Outras pessoas, animais, objetos,...?
  • Como o conto se encerra? O conflito se resolve? O príncipe e a princesa vivem felizes para sempre?
  • Qual o título do conto? Observando o que foi planejado, podemos destacar algum elemento como mais importante para o título?
  • Peça que preencham a tabela com palavras que pensaram nos grupos e que poderão ser usadas no conto do grupo: o elemento inicial que desencadeará toda a narrativa; o enredo; outros elementos que irão compor a sequência acumulativa; o desfecho do conto; um nome para o conto. É importante destacar com as crianças que os contos produzidos irão compor um livro de contos da turma e que serão compartilhados com outras crianças, posteriormente.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em trazer novos elementos para a construção de um conto autoral. A proposta não é reproduzir um conto já estudado, mas compor uma estrutura base já conhecida trazendo novos elementos e enredo. Recorde as estruturas já conhecidas e proponha:
  • E se não fosse a Princesa Maribel? Qual outro elemento poderíamos apresentar?
  • E se o vovô não plantasse beterraba? O que poderia plantar?
  • E se não fosse uma casa a ser construída? O que poderia ser feito? O que poderia ter acontecido depois?
  • E se não fosse a velha a fiar? Quem seria? O que estaria fazendo? O que surgiu que iria incomodar?
  • As crianças também podem encontrar dificuldades nos registros escritos. No momento de composição dos grupos, é importante ter crianças com autonomia de escrita para que possam ser os escribas do grupo. Percorra pela sala, observando os grupos e se necessário, apoie-os na escrita, esclarecendo as dúvidas e escrevendo como modelo para eles palavras ou sentenças que ainda não conseguem.

Materiais complementares: Tabela para preenchimentos dos elementos da estrutura narrativa, disponível aqui; livros ou texto dos contos acumulativos, como suporte de pesquisa para as crianças.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • De volta ao grande grupo, é o momento de compartilhar as ideias dos grupos.
  • Convide uma criança de cada grupo, sendo um grupo por vez, para ler as anotações da tabela de planejamento do conto acumulativo.
  • Arquive os registros dos grupos para que possam retomá-los no momento de escrita da primeira versão do conto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Livros de contos acumulativos; cartões com imagens de contos já estudado em aulas anteriores; cartões com imagens, título e palavras dos contos já estudados; tabela para planejamento do conto.


Informações sobre o gênero:
Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
Caderno de orientações
: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 7 dez. 2018.

DAVIS, C; SILVA, M.; ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71,1989. pp. 49-54.
GÖBEL, Anna. Um + um + um + todos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras: Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz. v.1, n.1, 201. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 7 dez. 2018.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 4 dez. 2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Converse com as crianças sobre o tema da aula. Leia com elas.
  • Proponha a composição de um livro de contos da turma para compartilharem com outras turmas e com a comunidade as aprendizagens que conquistaram sobre este gênero. Para isso, elas serão as autoras de contos acumulativos e vão planejar a escrita destes contos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma num grande grupo, em roda ou mesmo sentados em suas carteiras.
  • Apresente para elas os livros ou imagens da capa dos livros já lidos/ou trabalhados e cartões com nome dos elementos dos contos acumulativos já estudados em aulas anteriores, para recordarem. Caso possível e interessante, projete os slides com as capas dos livros, o título dos contos e o nome dos elementos.
  • Permita que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos acumulativos e retomar o vocabulário já trabalhado que servirão de exemplo para a composição de um conto autoral nas atividades que virão a seguir nesta aula e nas próximas aulas.
  • Converse com as crianças sobre as histórias, os elementos e as características dos contos acumulativos. Pergunte, por exemplo, o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se se recordam de algum trecho, como o conto se inicia. Recorde as situações de interação social quando puderam ler e ouvir os contos, em sala ou para outras crianças numa apresentação, numa exposição de trabalhos, numa roda de leitura. Retome oralmente as características do conto acumulativo, como uma narrativa que apresenta uma sequência acumulativa de fatos e elementos.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em recordar os contos já estudados, relembrar trechos ou os elementos que compõe as narrativas. Inicie pedindo que tentem ler o título dos contos, nos livros ou nos cartões. Pergunte se se recordam sobre o tema do conto, sobre algum acontecimento. Leia o trecho inicial de cada um e pergunte se conseguem completar oralmente a ideia. Leia com elas os cartões com os elementos e a cada um, peça que tentem relacionar ao conto. Por exemplo, qual o conto que tem como elemento uma princesa? Qual o conto que tem como elemento uma mosca? Este é o momento de alimentação temática. Não há exigência em recordar todo o conto, mas sim a estrutura básica e alguns elementos que poderão ser utilizados no momento do planejamento de um novo conto.

Materiais complementares: Cartões com o nome dos elementos e dos contos acumulativos já estudados e/ou lidos, disponível aqui e aqui; imagens das capas de livros de contos acumulativos; livros de contos acumulativos já lidos ou estudados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Após recordarem os contos já lidos e/ou estudados, converse com as crianças que este momento será para o planejamento de um novo conto, para compor um livro de contos da turma. Posteriormente, este material poderá ser compartilhado com outras turmas e comunidade, num sarau, roda de leitura, exposição ou ainda compor o acervo da biblioteca da escola.
  • Organize a turma em grupos de até 5 crianças. Caso o número de crianças seja pequeno, é possível trabalhar em duplas também. A atividade em grupos permitirá que as crianças discutam possibilidades para a construção do conto e compartilhem seus conhecimentos, além de trazer maior diversidade de ideias e poderão ainda “(...) beneficiar-se dos aspectos produtivos da interação cognitiva bem como assumir a responsabilidade por seu projeto de aprendizagem e, em particular, a responsabilidade por sua produção” (NÓBREGA, 2018).
  • Entregue e leia com o grande grupo a tabela de planejamento. Converse que este é o momento de planejarem a escrita de um novo conto, usando as ideias, os elementos e a estrutura dos contos que já conhecem. Esta estratégia para a composição do conto conhecida como decalque é bastante interessante, especialmente para crianças em processo de alfabetização. “Atividades de decalque funcionam quase como modelos lacunados: as questões formais já estão em parte definidas pelo caráter convencional da organização composicional e estilística dos gêneros, o que permite ao aluno concentrar-se no conteúdo temático.” (NÓBREGA, 2011). Espera-se que as crianças tragam novas ideias e elementos que posteriormente as auxiliarão para a escrita do conto autoral. O professor pode ampliar as questões apresentadas na tabela:
  • Como podemos começar? Qual o primeiro elemento? Será uma pessoa? Um animal? Um objeto? Uma princesa ou um príncipe? Um super herói?
  • O que acontece ao longo do conto? Acontece uma brincadeira? Um passeio? Onde o conto se passa? Numa floresta? Num shopping? Na escola? Na rua?
  • Que outros elementos surgem ao longo do conto? Outras pessoas, animais, objetos,...?
  • Como o conto se encerra? O conflito se resolve? O príncipe e a princesa vivem felizes para sempre?
  • Qual o título do conto? Observando o que foi planejado, podemos destacar algum elemento como mais importante para o título?
  • Peça que preencham a tabela com palavras que pensaram nos grupos e que poderão ser usadas no conto do grupo: o elemento inicial que desencadeará toda a narrativa; o enredo; outros elementos que irão compor a sequência acumulativa; o desfecho do conto; um nome para o conto. É importante destacar com as crianças que os contos produzidos irão compor um livro de contos da turma e que serão compartilhados com outras crianças, posteriormente.
  • As crianças podem encontrar dificuldades em trazer novos elementos para a construção de um conto autoral. A proposta não é reproduzir um conto já estudado, mas compor uma estrutura base já conhecida trazendo novos elementos e enredo. Recorde as estruturas já conhecidas e proponha:
  • E se não fosse a Princesa Maribel? Qual outro elemento poderíamos apresentar?
  • E se o vovô não plantasse beterraba? O que poderia plantar?
  • E se não fosse uma casa a ser construída? O que poderia ser feito? O que poderia ter acontecido depois?
  • E se não fosse a velha a fiar? Quem seria? O que estaria fazendo? O que surgiu que iria incomodar?
  • As crianças também podem encontrar dificuldades nos registros escritos. No momento de composição dos grupos, é importante ter crianças com autonomia de escrita para que possam ser os escribas do grupo. Percorra pela sala, observando os grupos e se necessário, apoie-os na escrita, esclarecendo as dúvidas e escrevendo como modelo para eles palavras ou sentenças que ainda não conseguem.

Materiais complementares: Tabela para preenchimentos dos elementos da estrutura narrativa, disponível aqui; livros ou texto dos contos acumulativos, como suporte de pesquisa para as crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • De volta ao grande grupo, é o momento de compartilhar as ideias dos grupos.
  • Convide uma criança de cada grupo, sendo um grupo por vez, para ler as anotações da tabela de planejamento do conto acumulativo.
  • Arquive os registros dos grupos para que possam retomá-los no momento de escrita da primeira versão do conto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano