Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A Carta de solicitação e a publicidade infantil: revisão dos aspectos composicionais e linguísticos do texto produzido
Finalidade da aula: Propor que os alunos analisem a adequação dos aspectos composicionais e linguísticos das Cartas de solicitação produzidas pelos colegas, direcionadas à agência publicitária autora de propaganda que fira o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, avaliando a pertinência dos comentários e eventuais sugestões, para produzir segunda versão do documento, de modo a exercitar a competência autoral.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de solicitação
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos. Textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP19/EF69LP22
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Código: LPO7_03SQA15
(EF67LP19) Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes