Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Quadro de planejamento, disponível aqui;
Quadro de autoavaliação, disponível aqui.
Introdução
Desafie os alunos a prepararem um exposição oral a partir do texto. Organize a sala em grupos de quatro alunos e peça que eles se organizem pelo WhatsApp, para definir como será realizada a tarefa. Envie o link para o texto e orientações pelo WhatsApp. Crie um formulário com as perguntas para os alunos identificarem como planejar essa atividade. A partir das respostas, selecione e organize perguntas orientadoras para os alunos. Em seguida, compartilhe, em um documento do Google, o quadro proposto para a atividade, e envie áudios com orientações e perguntas para ajudar os alunos a preencherem, definindo o que será necessário para preparar e realizar a exposição oral.
Depois disso, siga as orientações do plano para a exposição. Oriente os grupos a gravarem a exposição pelo celular, seguindo o planejamento elaborado, a e compartilharem com você pelo Drive.
Desenvolvimento
Organize uma videochamada pelo Google Meet, para apresentar os vídeos enviados, e oriente os alunos a observarem as apresentações. Pare em alguns momentos e peça que eles comentem. Utilize as perguntas sugeridas nas orientações do plano para incentivar a reflexão dos alunos.
Fechamento
Compartilhe, em um documento do Google, o quadro de autoavaliação. Oriente os alunos quanto ao preenchimento, avaliando suas apresentações e indicando possíveis melhorias. Acompanhe essa atividade pelos documentos e insira comentários e perguntas para guiar a reflexão dos alunos, seguindo as perguntas propostas nas orientações do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando, com a criança, o experimento proposto, ajudando na produção e assistindo aos vídeos. Isso reforçará as características da exposição oral e a função do gênero. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_05SQA12
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 10
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes