15261
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Expondo oralmente relatos e protocolos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Expondo oralmente relatos e protocolos científicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Formulários Google (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).

- Materiais:
Quadro de planejamento, disponível aqui;
Quadro de autoavaliação, disponível aqui.

Introdução
Desafie os alunos a prepararem um exposição oral a partir do texto. Organize a sala em grupos de quatro alunos e peça que eles se organizem pelo WhatsApp, para definir como será realizada a tarefa. Envie o link para o texto e orientações pelo WhatsApp. Crie um formulário com as perguntas para os alunos identificarem como planejar essa atividade. A partir das respostas, selecione e organize perguntas orientadoras para os alunos. Em seguida, compartilhe, em um documento do Google, o quadro proposto para a atividade, e envie áudios com orientações e perguntas para ajudar os alunos a preencherem, definindo o que será necessário para preparar e realizar a exposição oral.

Depois disso, siga as orientações do plano para a exposição. Oriente os grupos a gravarem a exposição pelo celular, seguindo o planejamento elaborado, a e compartilharem com você pelo Drive.

Desenvolvimento
Organize uma videochamada pelo Google Meet, para apresentar os vídeos enviados, e oriente os alunos a observarem as apresentações. Pare em alguns momentos e peça que eles comentem. Utilize as perguntas sugeridas nas orientações do plano para incentivar a reflexão dos alunos.

Fechamento
Compartilhe, em um documento do Google, o quadro de autoavaliação. Oriente os alunos quanto ao preenchimento, avaliando suas apresentações e indicando possíveis melhorias. Acompanhe essa atividade pelos documentos e insira comentários e perguntas para guiar a reflexão dos alunos, seguindo as perguntas propostas nas orientações do plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando, com a criança, o experimento proposto, ajudando na produção e assistindo aos vídeos. Isso reforçará as características da exposição oral e a função do gênero. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05SQA12

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas