Atividade para impressão - Texto - LP03_03SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade: planejando um sarau
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Cópias de fábulas para cada grupo (5).
Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;
Um celular para a gravação das vozes.*
Informações sobre o gênero:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.
Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.
Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.
Referências sobre o assunto:
KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.
MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Levante os conhecimentos dos alunos acerca da palavra sarau. Se não souberem, explique:
- Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
- Questione em seguida:
- Pensando no sarau, qual a importância da oralidade para ele? (Esperamos que respondam que tudo que envolve o Sarau usa a voz…)
- Como pensam que deva ser a voz, as expressões corporais de quem se apresenta? (Esperamos que digam que quem se apresenta deve empenhar-se para ser ouvido, com dicção clara, olhando para a plateia, com o corpo ajudando na performance).
- Que tal prepararmos um sarau de leitura (ou contação) de fábulas e convidarmos os alunos para participarem?
- O que precisamos fazer para que as apresentações sejam interessantes? (Esperamos que digam que precisam de planejamento, ensaio e compromisso de todos).
- Esperar que eles mesmos concluam que precisarão ensaiar, levando você a propor os itens 3 e 4.
3. Reforce que esta aula será a preparação para o sarau, de modo que em cada etapa dela é fundamental que todos estejam engajados. Será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.
4. Organize a sala em equipes de quatro crianças.
Introdução
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Coloque “A fábula da fábula” para as crianças ouvirem e observarem “COMO” a contadora age na história; 5’
- Conte a fábula “o leão e o ratinho” (oralidade). 2’ (É importante que você seja um bom modelo, portanto, explore a modulação da voz, o olhar, os gestos… a fim de capturar a atenção da plateia/ alunos).
- Organize coletivamente as cenas textuais: início/ problema/ diálogos/ nova situação problema/ solução. 5’ (Preencha a tabela acima com frases sucintas, como por ex: leão dorme/ ratinho passa por cima dele/ leão prende ratinho e reclama/ ratinho pede por sua vida em troca de ajuda futura/ leão ri e desdenha, mas solta o animalzinho/ leão fica preso numa rede/ ratinho chega e rói as cordas, salvando-o/ Não julgue a capacidade alheia pelo tamanho).
- Sorteie um grupo para o reconto oral sem leitura, dando voz às personagens, recurso ausente da versão lida. 3’ (É importante que os alunos que forem fazer este reconto possam consultar a tabela, a fim de se lembrarem das cenas, sem necessitar de leitura. Cada aluno do grupo narra uma cena da história).
- Proponha que explorem a voz - diferenciando a do narrador e a das personagens e também deem atenção especial aos gestos. 7’.
Materiais complementares:
Para ouvir a contação de histórias “A fábula da fábula”, clique aqui.
Para saber um pouco sobre a contadora de histórias, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Divida a sala em seis equipes e entregue uma fábula a cada uma; (Professor, o número de equipes depende do número de alunos. Seis fábulas para uma apresentação, dará uma média de 20 minutos, já que a performance oral leva mais tempo que a apenas lida).
- Proponha que cada grupo leia, discuta e reflita a respeito de cada cena.
- Oriente-os para que dividam as cenas da(s) história(s) e que cada um conte uma a seu modo. Assim, um contará o princípio da fábula, o outro o enredo, um outro aluno a conclusão e um quarto anunciará a moral da história. Devem ensaiar no próprio grupo.
- Circule pela sala oferecendo apoio a cada equipe, sugerindo posturas corporais, entonação da voz, mais ou menos acentuada.
- Explique que este será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.
- Se possível, o professor pode filmar com seu celular o ensaio de cada equipe, mostrando a cada um como se saíram, possibilitando um refinamento da performance.
- Entregar a cada equipe papel A3 ou cartolina e propor que desenhem as cenas da história, a ser usada no momento de socialização com o grande grupo.
Materiais complementares:
Cartolina, papel A3, hidrocor, lápis.
Para imprimir o ratinho, o gato e o galo clique aqui.
Para imprimir Os viajantes e o urso, clique aqui.
Para imprimir O lobo e o burro, clique aqui.
Para imprimir o leão e o mosquito, clique aqui.
Para imprimir o rato do mato e o rato da cidade, clique aqui.
Para imprimir a formiga e a pomba, clique aqui.
ABREU, Ana Rosa [et al]. Alfabetização: livro do aluno. Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 2 v. 128 p. n.2. p.99. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf. Acesso em 22/11/18.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Reúna a sala num grande grupo e questione:
- Que diferenças há entre ler em voz alta e contar cada um a seu jeito a mesma história? Espera-se que digam que quando lemos seguimos exatamente o que há no texto. Já na fala, há improviso, mais liberdade ao contar da forma como a história ficou na memória de cada um).
- Aparecem palavras novas, típicas da linguagem falada nesse tipo de contação? (Espera-se que percebam que sim, que usamos expressões como então, daí, marcadores temporais…)
- Como fica o corpo? E a voz? (Espera-se que percebam que ao modular a voz, capturam a atenção de quem ouve, e, no caso do gênero fábula, há a possibilidade de brincar com a fala das personagens. Da mesma forma, o corpo ajuda a contar: braços, olhos, expressões faciais ajudam na construção da compreensão por parte de quem ouve).
- Montar um cartaz coletivo sobre essas descobertas.
Materiais complementares:
Para acessar o cartaz, clique aqui.
Para o professor
Texto para impressão - O ratinho, o gato e o galo - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - Os viajantes e o urso - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - O lobo e o burro - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - O Leão e o mosquito - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - O rato do mato e o rato da cidade - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - A formiga e a pomba - LPO3_03SQA11
Atividade para impressão - Cartaz - LPO3_03SQA11
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Oralidade: planejando um sarau
Finalidade da aula: Recontar oralmente uma fábula com apoio de imagens e de recursos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos. Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábula e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Cópias de fábulas para cada grupo (5).
Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;
Um celular para a gravação das vozes.*
Informações sobre o gênero:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.
Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.
Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.
Referências sobre o assunto:
KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.
MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.