15082
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralidade: planejando um sarau

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre recontar oralmente uma fábula com apoio de imagens e de recursos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Cópias de fábulas para cada grupo (5).

Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;

Um celular para a gravação das vozes.*

Informações sobre o gênero:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.

Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.

Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.

Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.

MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Levante os conhecimentos dos alunos acerca da palavra sarau. Se não souberem, explique:
  • Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
  • Questione em seguida:
  • Pensando no sarau, qual a importância da oralidade para ele? (Esperamos que respondam que tudo que envolve o Sarau usa a voz…)
  • Como pensam que deva ser a voz, as expressões corporais de quem se apresenta? (Esperamos que digam que quem se apresenta deve empenhar-se para ser ouvido, com dicção clara, olhando para a plateia, com o corpo ajudando na performance).
  • Que tal prepararmos um sarau de leitura (ou contação) de fábulas e convidarmos os alunos para participarem?
  • O que precisamos fazer para que as apresentações sejam interessantes? (Esperamos que digam que precisam de planejamento, ensaio e compromisso de todos).
  • Esperar que eles mesmos concluam que precisarão ensaiar, levando você a propor os itens 3 e 4.

3. Reforce que esta aula será a preparação para o sarau, de modo que em cada etapa dela é fundamental que todos estejam engajados. Será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.

4. Organize a sala em equipes de quatro crianças.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Coloque “A fábula da fábula” para as crianças ouvirem e observarem “COMO” a contadora age na história; 5’
  • Conte a fábula “o leão e o ratinho” (oralidade). 2’ (É importante que você seja um bom modelo, portanto, explore a modulação da voz, o olhar, os gestos… a fim de capturar a atenção da plateia/ alunos).
  • Organize coletivamente as cenas textuais: início/ problema/ diálogos/ nova situação problema/ solução. 5’ (Preencha a tabela acima com frases sucintas, como por ex: leão dorme/ ratinho passa por cima dele/ leão prende ratinho e reclama/ ratinho pede por sua vida em troca de ajuda futura/ leão ri e desdenha, mas solta o animalzinho/ leão fica preso numa rede/ ratinho chega e rói as cordas, salvando-o/ Não julgue a capacidade alheia pelo tamanho).
  • Sorteie um grupo para o reconto oral sem leitura, dando voz às personagens, recurso ausente da versão lida. 3’ (É importante que os alunos que forem fazer este reconto possam consultar a tabela, a fim de se lembrarem das cenas, sem necessitar de leitura. Cada aluno do grupo narra uma cena da história).
  • Proponha que explorem a voz - diferenciando a do narrador e a das personagens e também deem atenção especial aos gestos. 7’.

Materiais complementares:

Para ouvir a contação de histórias “A fábula da fábula”, clique aqui.

Para saber um pouco sobre a contadora de histórias, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em seis equipes e entregue uma fábula a cada uma; (Professor, o número de equipes depende do número de alunos. Seis fábulas para uma apresentação, dará uma média de 20 minutos, já que a performance oral leva mais tempo que a apenas lida).
  • Proponha que cada grupo leia, discuta e reflita a respeito de cada cena.
  • Oriente-os para que dividam as cenas da(s) história(s) e que cada um conte uma a seu modo. Assim, um contará o princípio da fábula, o outro o enredo, um outro aluno a conclusão e um quarto anunciará a moral da história. Devem ensaiar no próprio grupo.
  • Circule pela sala oferecendo apoio a cada equipe, sugerindo posturas corporais, entonação da voz, mais ou menos acentuada.
  • Explique que este será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.
  • Se possível, o professor pode filmar com seu celular o ensaio de cada equipe, mostrando a cada um como se saíram, possibilitando um refinamento da performance.
  • Entregar a cada equipe papel A3 ou cartolina e propor que desenhem as cenas da história, a ser usada no momento de socialização com o grande grupo.

Materiais complementares:

Cartolina, papel A3, hidrocor, lápis.

Para imprimir o ratinho, o gato e o galo clique aqui.

Para imprimir Os viajantes e o urso, clique aqui.

Para imprimir O lobo e o burro, clique aqui.

Para imprimir o leão e o mosquito, clique aqui.

Para imprimir o rato do mato e o rato da cidade, clique aqui.

Para imprimir a formiga e a pomba, clique aqui.

ABREU, Ana Rosa [et al]. Alfabetização: livro do aluno. Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 2 v. 128 p. n.2. p.99. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf. Acesso em 22/11/18.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reúna a sala num grande grupo e questione:
  • Que diferenças há entre ler em voz alta e contar cada um a seu jeito a mesma história? Espera-se que digam que quando lemos seguimos exatamente o que há no texto. Já na fala, há improviso, mais liberdade ao contar da forma como a história ficou na memória de cada um).
  • Aparecem palavras novas, típicas da linguagem falada nesse tipo de contação? (Espera-se que percebam que sim, que usamos expressões como então, daí, marcadores temporais…)
  • Como fica o corpo? E a voz? (Espera-se que percebam que ao modular a voz, capturam a atenção de quem ouve, e, no caso do gênero fábula, há a possibilidade de brincar com a fala das personagens. Da mesma forma, o corpo ajuda a contar: braços, olhos, expressões faciais ajudam na construção da compreensão por parte de quem ouve).
  • Montar um cartaz coletivo sobre essas descobertas.

Materiais complementares:

Para acessar o cartaz, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Cópias de fábulas para cada grupo (5).

Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;

Um celular para a gravação das vozes.*

Informações sobre o gênero:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.

Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.

Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.

Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.

MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Levante os conhecimentos dos alunos acerca da palavra sarau. Se não souberem, explique:
  • Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
  • Questione em seguida:
  • Pensando no sarau, qual a importância da oralidade para ele? (Esperamos que respondam que tudo que envolve o Sarau usa a voz…)
  • Como pensam que deva ser a voz, as expressões corporais de quem se apresenta? (Esperamos que digam que quem se apresenta deve empenhar-se para ser ouvido, com dicção clara, olhando para a plateia, com o corpo ajudando na performance).
  • Que tal prepararmos um sarau de leitura (ou contação) de fábulas e convidarmos os alunos para participarem?
  • O que precisamos fazer para que as apresentações sejam interessantes? (Esperamos que digam que precisam de planejamento, ensaio e compromisso de todos).
  • Esperar que eles mesmos concluam que precisarão ensaiar, levando você a propor os itens 3 e 4.

3. Reforce que esta aula será a preparação para o sarau, de modo que em cada etapa dela é fundamental que todos estejam engajados. Será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.

4. Organize a sala em equipes de quatro crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Coloque “A fábula da fábula” para as crianças ouvirem e observarem “COMO” a contadora age na história; 5’
  • Conte a fábula “o leão e o ratinho” (oralidade). 2’ (É importante que você seja um bom modelo, portanto, explore a modulação da voz, o olhar, os gestos… a fim de capturar a atenção da plateia/ alunos).
  • Organize coletivamente as cenas textuais: início/ problema/ diálogos/ nova situação problema/ solução. 5’ (Preencha a tabela acima com frases sucintas, como por ex: leão dorme/ ratinho passa por cima dele/ leão prende ratinho e reclama/ ratinho pede por sua vida em troca de ajuda futura/ leão ri e desdenha, mas solta o animalzinho/ leão fica preso numa rede/ ratinho chega e rói as cordas, salvando-o/ Não julgue a capacidade alheia pelo tamanho).
  • Sorteie um grupo para o reconto oral sem leitura, dando voz às personagens, recurso ausente da versão lida. 3’ (É importante que os alunos que forem fazer este reconto possam consultar a tabela, a fim de se lembrarem das cenas, sem necessitar de leitura. Cada aluno do grupo narra uma cena da história).
  • Proponha que explorem a voz - diferenciando a do narrador e a das personagens e também deem atenção especial aos gestos. 7’.

Materiais complementares:

Para ouvir a contação de histórias “A fábula da fábula”, clique aqui.

Para saber um pouco sobre a contadora de histórias, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em seis equipes e entregue uma fábula a cada uma; (Professor, o número de equipes depende do número de alunos. Seis fábulas para uma apresentação, dará uma média de 20 minutos, já que a performance oral leva mais tempo que a apenas lida).
  • Proponha que cada grupo leia, discuta e reflita a respeito de cada cena.
  • Oriente-os para que dividam as cenas da(s) história(s) e que cada um conte uma a seu modo. Assim, um contará o princípio da fábula, o outro o enredo, um outro aluno a conclusão e um quarto anunciará a moral da história. Devem ensaiar no próprio grupo.
  • Circule pela sala oferecendo apoio a cada equipe, sugerindo posturas corporais, entonação da voz, mais ou menos acentuada.
  • Explique que este será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.
  • Se possível, o professor pode filmar com seu celular o ensaio de cada equipe, mostrando a cada um como se saíram, possibilitando um refinamento da performance.
  • Entregar a cada equipe papel A3 ou cartolina e propor que desenhem as cenas da história, a ser usada no momento de socialização com o grande grupo.

Materiais complementares:

Cartolina, papel A3, hidrocor, lápis.

Para imprimir o ratinho, o gato e o galo clique aqui.

Para imprimir Os viajantes e o urso, clique aqui.

Para imprimir O lobo e o burro, clique aqui.

Para imprimir o leão e o mosquito, clique aqui.

Para imprimir o rato do mato e o rato da cidade, clique aqui.

Para imprimir a formiga e a pomba, clique aqui.

ABREU, Ana Rosa [et al]. Alfabetização: livro do aluno. Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 2 v. 128 p. n.2. p.99. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf. Acesso em 22/11/18.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Reúna a sala num grande grupo e questione:
  • Que diferenças há entre ler em voz alta e contar cada um a seu jeito a mesma história? Espera-se que digam que quando lemos seguimos exatamente o que há no texto. Já na fala, há improviso, mais liberdade ao contar da forma como a história ficou na memória de cada um).
  • Aparecem palavras novas, típicas da linguagem falada nesse tipo de contação? (Espera-se que percebam que sim, que usamos expressões como então, daí, marcadores temporais…)
  • Como fica o corpo? E a voz? (Espera-se que percebam que ao modular a voz, capturam a atenção de quem ouve, e, no caso do gênero fábula, há a possibilidade de brincar com a fala das personagens. Da mesma forma, o corpo ajuda a contar: braços, olhos, expressões faciais ajudam na construção da compreensão por parte de quem ouve).
  • Montar um cartaz coletivo sobre essas descobertas.

Materiais complementares:

Para acessar o cartaz, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano