Plano de Aula
Plano de aula: Leitura aconchegante para bebês
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias para bebês
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Como forma de exemplificação das possibilidades desse plano de atividade, será abordado o livro “Quero Colo”, da editora Edições SM. O professor poderá selecionar outros títulos para o desenvolvimento dessa proposta, como, por exemplo, “A casa sonolenta” e “Tanto tanto”, ambos da editora Ática. Os livros podem ser escolhidos de acordo com o repertório próprio, com a cultura regional ou conforme apreciação do grupo de bebês. É importante garantir a escolha de livros de qualidade e para tanto, você pode ter como referência: a qualidade das ilustrações, a presença de uma narrativa, evitar textos que apenas descrevam as ilustrações, livros com autor e editora e narrativas que abordem as situações cotidianas da vida das crianças.
O professor deve conhecer previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo e com o objeto livro. Os recursos materiais sugeridos também podem ser substituídos por outros, desde que contemplem o contexto da história escolhida.
Materiais:
Livro “Quero Colo” e materiais para acomodar confortavelmente os bebês, como: tapete, colchonete, rede, almofadas, pufes, travesseiros, ou qualquer outro que você tenha disponível. Elementos de aconchego visual, como uma cortina ou outro tecido preso ao teto. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.
Espaços:
Considere que a atividade será desenvolvida individualmente e, portanto, no período de alguns dias para contemplar todos os bebês do grupo. Deste modo, selecione um canto na sala de referência que possa ficar permanentemente organizado para essa proposta. Utilize os materiais sugeridos para criar um ambiente aconchegante para as interações dos bebês. Coloque o livro “Quero Colo” em uma posição centralizada e convidativa para que os bebês possam se interessar pelos elementos e composição do espaço.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês demonstram interesse pela história no momento de leitura? De que maneira eles observam as imagens? Como interagem com a leitura que o adulto faz?
2. Quais são as reações dos bebês enquanto apreciam a leitura de um livro?
3. De que forma os bebês comunicam seus desejos e emoções durante a leitura?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta e se envolvam no momento da leitura, desenvolvendo uma relação de afeto com o adulto e com o livro. Favoreça a exploração dos materiais que compõem o ambiente por meio da manipulação e da descrição.
O que fazer durante?
1
Durante o momento de sono e descanso do grupo, organize um espaço permanente na sala de referência que seja convidativo e acolhedor. Permita que, ao acordar, o bebê se localize no ambiente e que suas necessidades sejam atendidas, se houver. Em seguida, aproxime-se dele e diga que gostaria de apresentar o livro “Quero Colo”. Mostre o espaço preparado e convide-o a se deslocar para apreciar a leitura. Se houver mais de um bebê acordado, estenda o convite à duplas ou, no máximo, trios. Lembre-se que o foco da proposta é realizar uma leitura suave e aconchegante, com proximidade física, contribuindo para o desenvolvendo e/ou reforçando laços afetivos entre bebê e professor e bebê e livro. Caso tenha mais de três bebês na ocasião, oriente-os para que permaneçam em brincadeiras livres com os recursos materiais da sala e peça contribuição de outro professor para garantir que todos tenham apoio e atenção necessários.
Possíveis falas do professor neste momento: (nome do bebê) eu trouxe um livro novo para mostrar para a turma. Você gostaria de descobrir qual é essa história nova? Olhe naquele canto da nossa sala. Você vê o livro de capa vermelha? Vamos até lá?
Possíveis ações da criança neste momento: o bebê pode sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta e após seguir para o espaço da leitura.
2
Favoreça as experiências investigativas e as descobertas individuais deste bebê, deixando-o livre em suas iniciativas de interação com o que compõe o ambiente da leitura. Permita que ele folheie o livro, troque as almofadas de lugar, role sobre o tapete, brinque com o tecido preso ao teto, suba e desça da rede (com sua ajuda, se preciso for) etc. Fique atento aos gestos e movimentos desse bebê para saber em qual momento iniciar a leitura, que deve ser feita mediante situações mais tranquilas. Convide-o a leitura e acomode-o bem próximo a você, acolhendo-o no colo ou lado a lado, de modo que ele possa segurar o livro e virar as páginas (quando já consegue realizar essa ação) ou fiquem deitados e segure o livro de forma que ele consiga visualizar e tocar o objeto. Inicie a leitura junto com o bebê, apresentando o título e explorando os elementos da capa.
Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode demonstrar interesse pela leitura ao pegar o livro, por exemplo. Ele pode sorrir e se aproximar do professor.
3
Mantenha-se próximo ao bebê durante a leitura, olhando nos olhos e tocando em suas mãos, por exemplo. Pronuncie lentamente as palavras para que ele compreenda melhor a narrativa e faça as pausas necessárias para que possa interagir com o momento da leitura. Gesticule e use diferentes entonações de voz para representar o enredo e envolver o bebê na história. Motive-o a apontar e a nomear os elementos figurativos presentes no livro. Incentive o bebê a participar da leitura por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação do ato de ler. Ao longo da narrativa, favoreça o desenvolvimento de situações imaginárias, possibilitando o protagonismo do bebê nessa brincadeira de leitura de história. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação e expressão. Ao finalizar, pergunte ao bebê se ele gosta quando as pessoas o pegam no colo.
Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode interagir com o professor ao comunicar o desejo de estar no colo. Pode também demonstrar tranquilidade por se sentir seguro e acalentado pelas ações do professor.
Para finalizar:
Esteja atento e seja flexível para continuar ou interromper a leitura de acordo com as necessidades e desejos do bebê. Ao finalizar a atividade, deixe-o livre para se divertir nas brincadeiras espontâneas, fazendo uso dos recursos, objetos e brinquedos disponíveis na sala. Mantenha o espaço organizado por alguns dias, a fim de desenvolver a proposta com outros bebês e até que todos participem desse momento de leitura de histórias.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS