15069
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Atividade - Exploração de massinha caseira

Convide as crianças a participar da preparação de uma massa caseira e comestível e observar as transformações dos alimentos.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Essa proposta é indicada para bebês maiores que já sentam com autonomia.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Meleca com amido colorido (link)

Exploração de massinha caseira (link)

Tintas naturais nas massas (link)

Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)

Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)

Materiais:

Ingredientes para a massinha: 1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e meia de água, 3 colheres de sopa de óleo.

Outros materiais (pense em quantidades suficientes para o número de crianças da turma): colheres, palitos de sorvete, potinhos ou panelinhas de brinquedo.

Espaços:

Na sala de referência ou na sala de artes (caso tenha na sua escola), organize recipientes com os ingredientes dispostos em cima da mesa e uma caixa ou cesto com utensílios (palitos de sorvete, potinhos, colheres), para distribuir para as crianças durante a atividade, caso desejem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Como as crianças reagem às descobertas em relação aos materiais e objetos (cheiro, cor, sabor, textura)?

Que descobertas fazem durante a mistura (misturam com as mãos e sentem o seco misturando com o molhado, observam a cor diferente, levam os ingredientes à boca, pedem para lavar as mãos etc.)?

Como ocorre a exploração da massa depois de pronta (manuseiam livremente, brincam de amassar, usam dedos para furar, dão forma à massa, fazem bolinhas ou minhocas etc.)?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize uma caixa com sucata para que possam brincar de forma que tenham acesso quando desejarem.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo para estar na sala organizada para a proposta. Se for o caso, auxilie o deslocamento de todos e dê suporte aos bebês que não andam. Ajude as crianças que necessitarem de auxílio para se organizarem na mesa (que deve ser adequada ao tamanho das crianças do berçário). Disponibilize uma caixa com sucata para que possam brincar, de forma que tenham acesso quando desejarem. Apresente a proposta dizendo que irão fazer massinha caseira para brincar.


2

Converse com os bebês perguntando o nome de cada ingrediente já separado nos potinhos. Valide suas respostas e complemente com o que for necessário. Permita que experimentem com as mãos e sintam o cheiro. Pegue um recipiente grande e solicite a ajuda dos bebês para misturar os ingredientes. De forma aleatória e organizada, pergunte quem gostaria de colocar primeiro a farinha. Dê tempo para explorarem esse elemento seco e depois o sal, para verem que fica da mesma cor e textura. Em seguida, dê água e destaque a diferença entre o elemento seco e o molhado. Convide uma criança para misturar o óleo na água e diga para observarem a transformação. Dê oportunidade para que todos possam participar deste momento.


3

Inicie a mistura dos ingredientes com suas mãos e depois convide as crianças para misturar também, chamando atenção à textura da preparação durante o processo. Se ficar muito mole, adicione mais farinha. Se ainda estiver seca e quebradiça, adicione mais água. Neste momento em que as crianças estarão literalmente com a mão na massa, inicie os registros fotográficos para documentação pedagógica e, ao final da experiência, faça registros escritos para complementar as fotos.

Possíveis ações da criança neste momento: uma criança coloca a mão no bolo da mistura que fica grudenta com a massa e esfrega uma na outra, ficando agora com a massa nas duas mãos. Bate palmas, percebe que espalha pedacinhos pelo ar e logo em seguida leva sua mão à boca, experimentando o sabor da massinha.

Possíveis falas do professor: ih, como ficou a sua mão?Vamos colocar mais farinha para ver o que acontece? Mexe mais um pouco… o que aconteceu? Ih, ficou durinha!

4

Continue misturando, junto às crianças, a massinha, até ficar num ponto ideal (nem tão grudenta, nem tão seca). Depois, peça para cada criança retirar um pedaço da massinha do recipiente grande, para poder brincar. Auxilie neste momento, dividindo a massa entre o grupo todo.


5

Agora é o momento da exploração da massinha. Valide as iniciativas das crianças e brinque com elas. As crianças podem colocar a massa na boca para experimentar o sabor, usar os dedos para fazer furos, a palma das mãos para amassar, enrolar, fazer cobrinhas etc. Mostre quais são os movimentos para fazer bolas e minhocas. Cante: “enrola, enrola, vamos fazer uma bola?”. Jogue para as crianças, deslizando as bolas de massinha pela mesa etc.

Possíveis ações da criança neste momento: no bolo de massinha, uma criança usa seus dedos para fazer furos e moldá-la conforme deseja.

Possíveis falas do professor neste momento: o que será que você fez aí? Um furo? Vamos fazer uma bolinha para colocar dentro desse buraco?


6

Ofereça os utensílios separados por você, para que as crianças possam ampliar suas explorações cortando, picando e fazendo marcas na massa. Brinque de faz-de conta cortando a massa como “comidinha”, coloque os pedacinhos na panela de brinquedo, finja que está comendo, solicite que uma criança ofereça a “comidinha” para um amigo. Esconda a massinha com um pote e brinque de sumir e aparecer, encha um potinho de massinha até transbordar etc. Explore a massa das diversas maneiras que surgirem com o seu grupo de crianças.


Para finalizar:

À medida que as crianças forem terminando, inicie a limpeza com um pano úmido, se necessário, e diga que em seguida elas irão para a próxima proposta. Solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço. Perceba quem apresenta iniciativa para a arrumação e valide suas ações. Peça que guardem os utensílios que utilizaram e reúnam os pedaços de massinha num pote, respeitando o tempo e possibilidades de cada um. Avise que guardará a massinha na geladeira para fazê-la durar mais um pouco. Lembre-se que este material é perecível e, depois de um tempo, a massa pode mudar de aspecto. Neste caso, descarte a massinha.

Desdobramentos

Utilize a massinha caseira para levar as crianças a outros espaços da escola e também oferecer a exploração para os bebês menores. Permita que brinquem outras vezes, pois a partir da repetição elas passam a concretizar movimentos, se sentindo seguras para ampliar e realizar mais descobertas e interações numa próxima oportunidade. Você também pode colorir a massinha utilizando corante comestível na mistura.

Engajando as famílias

Organize em potes (podem ser potes retirados de uma caixa de sucata que a escola tenha, por exemplo) ou em saquinhos (fechados e sem ar) pedaços de massinha para que as crianças possam levar para casa, para brincar com suas famílias. Solicite que as famílias façam algum registro escrito (pela agenda, por um cartaz ou por uma folha avulsa) contando como foi a brincadeira. Envie pela agenda a receita da massinha caseira, caso as famílias queiram repetir o procedimento em casa junto com as crianças.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano