15860
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Tintas caseiras em suportes para deixar marcas

Nesta atividade, as crianças irão produzir pinturas com tintas naturais elaboradas anteriormente

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Meleca com amido colorido (link)

Exploração de massinha caseira (link)

Tintas naturais nas massas (link)

Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)

Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)

Para realizar esta proposta, é importante que o grupo de bebês já tenha explorado previamente as tintas naturais.

Materiais:

Tintas naturais feitas com beterraba, espinafre e pó de gelatina na cor azul. Utensílios para pintura, como rolinho de papel higiênico, brochas e rolinhos de pintura. Suportes para deixar marcas, como papel kraft e caixas de diversos tamanhos dispostas vertical e horizontalmente. Pegue um pedaço bem grande de papelão e faça um furo no meio. Organize as crianças em volta do papelão e no buraco, possibilitando a interação entre elas durante a pintura.

Espaços:

Em uma área externa, organize pelo espaço amplo diversos tipos de suporte em diferentes tipos de papel e formatos, de forma que as crianças possam se agrupar em volta. Eles serão onde as crianças deixarão suas marcas a partir da pintura livre e espontânea. Próximo aos papéis, deixe utensílios que poderão ser utilizados para a pintura. Deixe também potes com as tintas produzidas no plano de aula anterior. Bons recipientes para colocar a tinta são formas de gelo, caixa de ovo (de plástico) e potes com fundo raso, retirados de uma caixa de material de largo alcance. Disponibilize uma caixa com brinquedos de plástico ou borracha (que dê para lavar facilmente, caso sujem de tinta) para que possam brincar e tenham acesso quando desejarem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês expressam seus desejos, emoções e necessidades durante a pintura? (pintam calmamente, os corpos ficam agitados, demonstram curiosidade, se portam como pesquisadores, receptivos etc.)

2. Como registram suas marcas nos suportes? (utilizam os utensílios, pintam com as mãos, testam diferentes suportes para comparar marcas…)

3. Como a proposta garante participação dos bebês no cuidado com seus próprios corpos e promoção do seu bem estar?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize uma caixa com brinquedos de plástico ou borracha (que dê para lavar facilmente, caso sujem de tinta) para que possam brincar e tenham acesso quando desejarem.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo para ir ao espaço organizado e converse com eles. Diga que farão pintura com as tintas que já conhecem, feitas de beterraba, espinafre e pó de gelatina na cor azul. Leve-os ao espaço, auxiliando no deslocamento daqueles que não andam. Ao chegar lá, apresente todos os materiais organizados previamente (utensílios, suportes e potes de tinta) e convide-os a utilizar o material que mais interessar.


2

Neste momento, cada bebê está próximo ao suporte que escolheu e começa a deixar suas marcas. Valide suas iniciativas e nomeie suas ações, atribuindo sentido e incentivando novas descobertas. Permita que explorem o máximo de combinações possíveis entre suportes, utensílios e tintas. Inicie documentação pedagógica com fotografias e vídeos. Ao final da experiência, registre com trechos descritivos as situações mais relevantes.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê se encaminha para o papel que está no chão, molha o dedo na tinta e passa no papel. Depois, molha novamente na tinta e agora passa na caixa. Com o olhar curioso, olha para o dedo sujo de tinta e as marcas realizadas nos dois suportes.

Possíveis falas do professor neste momento: O que você descobriu aí? Conte para a gente!


3

Incentive o uso do corpo para deixar marcas, como pintura com os dedos, as mãos e pés. Pinte seus pés e ande pelos suportes chamando atenção para as marcas realizadas. Convide os bebês para fazerem o mesmo. Brinque com eles de deixar caminhos pelos papéis, cantando a música “Pé com pé” do grupo Palavra Cantada.


4

Aproxime-se das crianças que fizerem o uso dos utensílios e potencialize suas ações perguntando como ficam as marcas diferentes. Por exemplo, fale sobre o uso do rolinho de papel higiênico carimbado, depois sobre o rolinho de pintura, e, por fim, compare-os. Analise também utensílios diferentes em um mesmo papel (por exemplo: traçados de brocha e rolinho no papel kraft).


Para finalizar:

À medida que as crianças forem terminando, inicie a limpeza com um pano úmido, se necessário. Diga que após a limpeza vocês irão para a próxima proposta. Solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço. Convide todas a fazerem uma “tour” pelas marcas produzidas, apreciando tudo que experimentaram nesta proposta. Converse com elas se gostariam de expor os suportes. Escolha junto com as crianças um local para a exposição dos diferentes papéis marcados pelo grupo.

Desdobramentos

Com as tintas produzidas, organize um momento para pintura corporal. Inspire-se em gravuras onde crianças e adultos tenham seus corpos pintados, como em tribos e grupos que utilizam a pintura corporal em suas culturas. Faça essa proposta acontecer em frente a um espelho, colocado na altura das crianças, possibilitando que elas se vejam ao pintarem seus corpos.

Engajando as famílias

Convide as famílias a apreciarem a exposição mandando um bilhete pela agenda dos bebês. Próximo à exposição, faça um mural com fotos e escritos da documentação pedagógica feitos por você no momento da proposta. Deixe papel e caneta para que as famílias registrem suas impressões sobre essa experiência.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Meleca com amido colorido

ATIVIDADE 02

Exploração de massinha caseira

ATIVIDADE 03

Tintas caseiras nas massas

ATIVIDADE 05

Arte com tintas caseiras, massas e melecas

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG04 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando a alimentação dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O preparo da alimentação dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando chás com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeira de banho no boneco dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorar os bichos do jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organização da soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Objetos de apego na hora do descanso

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem durante os cuidados corporais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem Shantala para a soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com objeto de apego da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: bebês experimentando sabores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem na construção dos vínculos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tintas caseiras em suportes para deixar marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jardim de chás: brincadeiras com bebês e famílias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01TS02 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Unidade

Marcas gráficas em argila com bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros com riscantes no papelão

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com tinta de beterraba

Creche / Educação Infantil / Unidade

Riscando e escolhendo o papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades transformadoras: deixando marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tintas caseiras nas massas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tintas caseiras em suportes para deixar marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Arte com tintas caseiras, massas e melecas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso inclinado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Paninho que une e faz dançar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso e muitos desafios motores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontros e despedidas: cantos diversificados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Registros com riscantes no papelão

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombra: vamos fugir ou pegar?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Cadê? Achou!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com tinta de beterraba

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança com espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com o corpo, com a luz e a sombra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura divertida para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com sons da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem durante os cuidados corporais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem como experiência corporal

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Leitura de História

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar na interação com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Soneca dos bebês menores durante a rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem na construção dos vínculos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem com música instrumental

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tintas caseiras em suportes para deixar marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com leitura de rimas

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann