15911
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Arte com tintas caseiras, massas e melecas

Nesta atividade, as crianças irão brincar com diversos materiais elaborados por elas com ingredientes naturais e comestíveis.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Meleca com amido colorido (link)

Exploração de massinha caseira (link)

Tintas naturais nas massas (link)

Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)

Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)

Para realizar esta proposta com os bebês, é necessário que eles já tenham vivenciado a exploração de tintas naturais, de massinha caseira e de meleca com amido colorido.

Materiais:

Todos os materiais utilizados nos planos que compõem esta sequência: potes com a meleca com amido colorido, potes com as tintas naturais, potes com a massinha caseira, potinhos, utensílios para pintura como rolinho de papel higiênico, brochas, rolinhos de pintura, suportes para deixar marcas (como caixas diversas dispostas vertical e horizontalmente),papel pardo ou outro que tiver disponível em sua escola e que seja grande, para pintura coletiva. Disponibilize uma caixa com materiais de largo alcance para ser explorada quando os bebês desejarem.

Espaços:

Escolha um local externo à sala e que seja amplo. Pode ser no pátio, no jardim ou em algum lugar semelhante. Espalhe os suportes para pintura coletiva pelo espaço, deixando-os próximos, a fim de promover a interação entre os pares durante a proposta. Em cima dos suportes coloque os potes com tinta perto dos utensílios para pintura, os potes com a massinha caseira e a meleca com amido colorido.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês demonstram estar desafiados a traçar marcas gráficas diante da variedade de materiais oferecidos nesta proposta ao final da sequência de atividades?

2. Como ocorre a interação dos bebês com as tintas, as melecas e as massas? (transbordam, misturam, movem)

3. Quais descobertas fazem e que movimentos são ampliados com essa proposta?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize uma caixa com materiais de largo alcance para que possam brincar e permita que tenham acesso a ela quando desejarem.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Para esta proposta é necessário contar com a ajuda de mais adultos da escola. Convide todo o grupo para se encaminhar para o espaço organizado previamente por você e explique qual é a proposta. Auxilie o trajeto dos bebês que não andam e apoie a autonomia na locomoção dos que andam. Ao chegar no espaço, convide-os a se aproximar conforme seus desejos e escolhas e lembre às crianças que elas conhecem todo aquele material disponível.


2

Diga que poderão escolher o que querem explorar, havendo possibilidade de troca de materiais. Permita que as escolhas sejam livres e espontâneas e passe a intervir com base nas ações das crianças, porém sem dirigir a atividade. Após as primeiras escolhas, inicie sua documentação pedagógica com de registros escritos, vídeos e fotografias.

Possíveis ações da criança neste momento: um bebê se encaminha para a exploração da tinta, mancha as próprias mãos e passa-a no suporte, deixando marcas. Depois brinca com a massinha caseira sobre o suporte percebendo que deixa marcas nele também.

Possíveis falas do professor neste momento: O que você descobriu aí? Conta para a gente!


3

Esteja sempre por perto observando as ações das crianças e interagindo quando necessário. Aproxime-se de pequenos grupos para potencializar ações como, por exemplo, num grupo de bebês que estiver usando os dedos como utensílio riscante, seja modelo e amplie possibilidades com o uso desse recurso. Nos grupos que estiverem trabalhando com amido colorido, explore a textura que endurece e escorre pelos dedos das mãos, convidando as crianças a colocar os dedos com amido colorido no suporte e observar as marcas que deixam, descobrindo o contorno das próprias mãos. Nos grupos com tintas naturais, elogie as marcas e riscos feitos nos suportes e tente fazer suas marcas como as das crianças.


Para finalizar:

Perceba o tempo de interesse das crianças e avise que em alguns minutos todos irão para a próxima proposta. Solicite a ajuda da turma para a limpeza e a organização do espaço. Valorize e encoraje a iniciativa dos bebês neste momento.

Desdobramentos

Convide crianças de idades diferentes para participar dessa experiência junto com o grupo de bebês. Uma turma de faixa etária diferente amplia conhecimentos e vivências. Procure variar os locais dos suportes, por exemplo, encape um tronco com papel.

Engajando as famílias

Envie um bilhete na agenda ou no canal de comunicação entre escola e família convidando os responsáveis para uma exposição interativa no corredor ou no pátio da escola. Assim, ao entrar ou sair (horário em que for mais conveniente) eles poderão interagir com os bebês até mais de uma vez, se desejarem. Exponha a documentação pedagógica para que possam compreender o que foi feito


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01TS02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano