Plano de Aula
Plano de aula: Tintas caseiras nas massas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Melecas com tintas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Meleca com amido colorido (link)
Exploração de massinha caseira (link)
Tintas naturais nas massas (link)
Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)
Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)
Separe uma caixa com material de largo alcance para ser utilizada quando as crianças desejarem. Para saber mais sobre os materiais de largo alcance, clique aqui.
Essa é uma proposta planejada para os bebês maiores.
Materiais:
Opções de tintas naturais (preparadas previamente):
Pó de gelatina com um pouco de água (a cor produzida depende do sabor. Para variar, pode ser tutti frutti para produzir a cor azul)
Água e pedaços de beterraba para fazer suco de beterraba e depois misturar com com farinha branca (produz cor rosada)
Água e folhas de espinafre para fazer suco de espinafre com farinha branca (produz cor verde)
Além dos ingredientes acima, separe 3 recipientes para armazenar às tintas, liquidificador, massinha caseira produzida no plano anterior desta sequência, papel pardo (ou outro que tiver disponível em sua escola e seja grande) para pintura coletiva.
Espaços:
Forre o espaço escolhido com um plástico grande ou folhas de jornal.Escolha um espaço externo para realizar a atividade, que acontecerá em dois momentos. O primeiro, com grupos pequenos para tingir a massinha. O segundo, de forma livre com o grupo todo, para pintura coletiva, com o chão forrado com papel pardo, que será o suporte sobre o qual se desenvolverá a atividade em si.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como às crianças reagem às descobertas em relação aos materiais e objetos? (cheiro, cor, sabor, textura…)
2. Como ocorre a exploração das tintas e massas depois de prontas? (manuseiam livremente, brincam de amassar, usam dedos para furar, dão forma à massa, fazem bolinhas ou minhocas, pintam o corpo, pintam o papel…)
3. Que movimentos realizam para a exploração das massas e tintas? (preensão, encaixe e lançamento etc.)
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize uma caixa com material de largo alcance para que possam brincar. Deixe-a acessível para quando desejarem.
O que fazer durante?

1
Convide todo o grupo e converse brevemente sobre a atividade que vai ser realizada. Ofereça as tintas previamente preparadas para que experimentem o sabor, o cheiro, a textura. Compare alguns critérios da tinta, como suas cores, sabores adocicado ou amargo, textura molhada ou áspera etc. Explore bastante essas características com todo o grupo. Disponibilize num canto uma caixa com material de largo alcance para as crianças explorarem quando desejarem. Nesse momento, peça ao adulto auxiliar que fotografe as experiências para a documentação pedagógica. Ao final da proposta, registre por escrito suas observações.
2
Nesse momento da atividade, após explorar bem as tintas, divida o grupo todo. Convide de 4 a 5 criançaspor vez para tingir a massinha. O restante do grupo poderá brincar com a massinha (ainda sem cor) produzida no plano anterior desta sequência. Distribua um pouco de massinha para cada criança e solicite que cada uma escolha a cor para tingá-la: azul, rosa ou verde. Após a escolha, ajude-as a misturar o meio molhado (tinta) com o meio seco (massinha). Valide as iniciativas das crianças e chame atenção para as transformações ocorridas durante o tingimento. Utilizando a massinha, brinque junto com elas de picar e juntar pedaços, fazer cobrinhas, minhocas, bolinhas etc. Realize esta parte do plano com todos os grupos até se certificar que todos tenham experimentado o tingimento das massinhas.
Possíveis ações da criança neste momento: com as mãos, uma criança aperta a massinha e percebe que, aos poucos, a cor vai se tornando uniforme, deixando de ser bege. Demonstra um olhar curioso, leva a massinha à boca e depois coloca no chão, fazendo furos nela com seus dedos.
Possíveis falas do professor neste momento: Olha! Que bacana o que você descobriu aí, hein! Sua massa está mudando de cor conforme você aperta e mistura com a tinta que escolheu! Mostre para um amigo o que aconteceu!
4
Separe as tintas em diversos recipientes e as distribua no chão forrado com papel pardo (pode ser também com algum papel grande e branco que tiver na sua escola). Bons recipientes para este momentos são formas para gelo e bandejas (de plástico) de ovo. No tingimento das massinhas, incentive que as crianças experimentem as tintas em seus corpos, no jornal e/ou no papel grande forrado no chão. A partir da iniciativa de algum bebê, convide o grupo todo para uma pintura livre e espontânea. Incentive a exploração da tinta com as várias partes do corpo: pintura com os dedos das mãos, com os pés, deixar a marca das mãos e dos pés no papel etc.
Possíveis ações da criança neste momento: um bebê pinta seu pé com os dedos das mãos, passa tinta em outras partes do corpo, levanta e anda. Percebe que a marca de seus pés ficaram no papel e abaixa para observar mais de perto.
Possíveis falas do professor neste momento: Olhem, um amigo conseguiu marcar o papel com o formato do seu pé. Muito legal! O que podemos fazer?
Para finalizar:
Solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço. Perceba quem apresenta iniciativa para a arrumação do espaço e valide suas ações. Peça que guardem os utensílios que utilizaram e reúnam os pedaços de massinha em um pote, respeitando o tempo e possibilidades de cada uma. Avise que guardará a massinha e a tinta na geladeira para durar mais tempo. Lembre-se que este material é perecível e, depois de um tempo, pode mudar de aspecto. Neste caso, descarte a massinha e a tinta.
Desdobramentos
Utilize a tinta natural para exploração em diversos tipos de papéis, como A3, A4, folhas brancas, folhas coloridas etc., e tambémem outras dimensões, como garrafas, rolos de papel higiênico e papel toalha vazios, caixas de tamanhos variados (que permitam que as crianças entrem e pintem) e plano inclinado. Neste momento, você pode realizar exploração individual e fazer um mural com todas as produções.
Engajando as famílias
Proponha uma exposição interativa com o material (tintas, massinhas e papel) em um local acessível às famílias. Sugira que elas interajam com os bebês na entrada ou na saída da escola. Envie pela agenda a receita das tintas naturais utilizadas para tingir as massinhas para caso as famílias queiram repetir o procedimento em casa junto com as crianças.
Apresente a proposta
Faça um pequeno vídeo mostrando, de forma animada, como produzir tintas e massinhas caseiras a partir de elementos naturais que temos em casa. Você poderá se inspirar nesse guia de receitas da Nova Escola (disponível aqui). Verifique se a equipe tem fotos de momentos parecidos na escola para envolver as os bebês e tornar o contexto ainda mais significativo. Encerre convidando: “Que tal fazer uma animada produção de massinha colorida para brincar em casa?” Junte também as receitas e envie tudo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Convide os familiares a produzir tintas e a massinha a partir dos ingredientes que têm em casa, reaproveitando elementos naturais, uma vez que não é recomendado sair às compras nesse momento. No guia sugerido acima, você encontra boas opções para compor as receitas. Se a família tiver um espaço externo, sugira que aproveitem para explorá-lo. Para forrar o chão, poderão usar caixas abertas de papelão. Oriente que acompanhem o bebê durante todo processo para garantir sua segurança.
Sugira às famílias
Convide os familiares a explorar, junto com o bebê, desde a produção da tinta e da massinha, passando pela mistura que dará as cores, até a brincadeira envolvendo os objetos reaproveitados. Oriente que os familiares incentivem e validem as iniciativas dos bebês para que se aproximem, explorem texturas, sabores, cheiros, contatos com a pele etc. Como indicado no plano, sugira também que disponibilizem objetos reaproveitados – de largo alcance (disponível aqui) – como potes diversos, por exemplo. Deste modo, poderão descobrir novas formas de manipulação e intervenção. Enquanto as crianças investigam, oriente que nomeiem os objetos e materiais, bem como as ações e reações envolvidas. Enfim, proponha também momentos divertidos, como encher o potinho de bolinhas de massinha para que o bebê esvazie tudo, voltando a enchê-lo e esvaziá-lo repetidas vezes e gerando boas risadas! Assim, esse tempo ficará registrado com o prazer e a diversão de estar unido com a família, o que tende a gerar boas memórias afetivas.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a registrar com fotos tanto os momentos da produção como da brincadeira em si, comentando como foi essa vivência em família. Reúna as fotos e os relatos em um álbum digital da turma. Para isso, você poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Conforme receber as imagens, compartilhe-as com todas as famílias pela plataforma que sua rede está utilizando para se comunicar no momento. Ao compartilhá-las, a tendência é que mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Quando retornar à escola, programe uma exposição interativa, aberta a todos. Exponha esse material e convide as famílias a explorar uma proposta semelhante com seus bebês junto à comunidade escolar. Isso fortalece a conexão família-escola através do senso de pertencimento, o que favorece a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jéssica Carnevale
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Objetivos e códigos da Base:
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
Abordagem didática:
Os bebês apreciam as diversas maneiras de expressar seus pensamentos e emoções. O uso de tintas pode ser uma maneira de marcar uma ideia ou desejo por meio do movimento do corpo. Além dos traços e das marcas deixadas pelas tintas, a proposta permite ao bebê experimentar diversos acessórios, como rolinhos, pincéis grossos e finos, e, em especial, descobrir a riqueza do uso das mãos. É possível também oferecer variados tipos de tintas, trabalhar com os bebês percepções sobre consistências, cores e analisar os efeitos delas nas superfícies ofertadas (papelão, caixas etc.).