Plano de Aula
Plano de aula: Tintas caseiras nas massas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Melecas com tintas
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Meleca com amido colorido (link)
Exploração de massinha caseira (link)
Tintas naturais nas massas (link)
Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)
Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)
Separe uma caixa com material de largo alcance para ser utilizada quando as crianças desejarem. Para saber mais sobre os materiais de largo alcance, clique aqui.
Essa é uma proposta planejada para os bebês maiores.
Materiais:
Opções de tintas naturais (preparadas previamente):
Pó de gelatina com um pouco de água (a cor produzida depende do sabor. Para variar, pode ser tutti frutti para produzir a cor azul)
Água e pedaços de beterraba para fazer suco de beterraba e depois misturar com com farinha branca (produz cor rosada)
Água e folhas de espinafre para fazer suco de espinafre com farinha branca (produz cor verde)
Além dos ingredientes acima, separe 3 recipientes para armazenar às tintas, liquidificador, massinha caseira produzida no plano anterior desta sequência, papel pardo (ou outro que tiver disponível em sua escola e seja grande) para pintura coletiva.
Espaços:
Forre o espaço escolhido com um plástico grande ou folhas de jornal.Escolha um espaço externo para realizar a atividade, que acontecerá em dois momentos. O primeiro, com grupos pequenos para tingir a massinha. O segundo, de forma livre com o grupo todo, para pintura coletiva, com o chão forrado com papel pardo, que será o suporte sobre o qual se desenvolverá a atividade em si.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como às crianças reagem às descobertas em relação aos materiais e objetos? (cheiro, cor, sabor, textura…)
2. Como ocorre a exploração das tintas e massas depois de prontas? (manuseiam livremente, brincam de amassar, usam dedos para furar, dão forma à massa, fazem bolinhas ou minhocas, pintam o corpo, pintam o papel…)
3. Que movimentos realizam para a exploração das massas e tintas? (preensão, encaixe e lançamento etc.)
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize uma caixa com material de largo alcance para que possam brincar. Deixe-a acessível para quando desejarem.
O que fazer durante?
1
Convide todo o grupo e converse brevemente sobre a atividade que vai ser realizada. Ofereça as tintas previamente preparadas para que experimentem o sabor, o cheiro, a textura. Compare alguns critérios da tinta, como suas cores, sabores adocicado ou amargo, textura molhada ou áspera etc. Explore bastante essas características com todo o grupo. Disponibilize num canto uma caixa com material de largo alcance para as crianças explorarem quando desejarem. Nesse momento, peça ao adulto auxiliar que fotografe as experiências para a documentação pedagógica. Ao final da proposta, registre por escrito suas observações.
2
Nesse momento da atividade, após explorar bem as tintas, divida o grupo todo. Convide de 4 a 5 criançaspor vez para tingir a massinha. O restante do grupo poderá brincar com a massinha (ainda sem cor) produzida no plano anterior desta sequência. Distribua um pouco de massinha para cada criança e solicite que cada uma escolha a cor para tingá-la: azul, rosa ou verde. Após a escolha, ajude-as a misturar o meio molhado (tinta) com o meio seco (massinha). Valide as iniciativas das crianças e chame atenção para as transformações ocorridas durante o tingimento. Utilizando a massinha, brinque junto com elas de picar e juntar pedaços, fazer cobrinhas, minhocas, bolinhas etc. Realize esta parte do plano com todos os grupos até se certificar que todos tenham experimentado o tingimento das massinhas.
Possíveis ações da criança neste momento: com as mãos, uma criança aperta a massinha e percebe que, aos poucos, a cor vai se tornando uniforme, deixando de ser bege. Demonstra um olhar curioso, leva a massinha à boca e depois coloca no chão, fazendo furos nela com seus dedos.
Possíveis falas do professor neste momento: Olha! Que bacana o que você descobriu aí, hein! Sua massa está mudando de cor conforme você aperta e mistura com a tinta que escolheu! Mostre para um amigo o que aconteceu!
4
Separe as tintas em diversos recipientes e as distribua no chão forrado com papel pardo (pode ser também com algum papel grande e branco que tiver na sua escola). Bons recipientes para este momentos são formas para gelo e bandejas (de plástico) de ovo. No tingimento das massinhas, incentive que as crianças experimentem as tintas em seus corpos, no jornal e/ou no papel grande forrado no chão. A partir da iniciativa de algum bebê, convide o grupo todo para uma pintura livre e espontânea. Incentive a exploração da tinta com as várias partes do corpo: pintura com os dedos das mãos, com os pés, deixar a marca das mãos e dos pés no papel etc.
Possíveis ações da criança neste momento: um bebê pinta seu pé com os dedos das mãos, passa tinta em outras partes do corpo, levanta e anda. Percebe que a marca de seus pés ficaram no papel e abaixa para observar mais de perto.
Possíveis falas do professor neste momento: Olhem, um amigo conseguiu marcar o papel com o formato do seu pé. Muito legal! O que podemos fazer?
Para finalizar:
Solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço. Perceba quem apresenta iniciativa para a arrumação do espaço e valide suas ações. Peça que guardem os utensílios que utilizaram e reúnam os pedaços de massinha em um pote, respeitando o tempo e possibilidades de cada uma. Avise que guardará a massinha e a tinta na geladeira para durar mais tempo. Lembre-se que este material é perecível e, depois de um tempo, pode mudar de aspecto. Neste caso, descarte a massinha e a tinta.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS