15194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Meleca com amido colorido

Nesta atividade, as crianças irão transformar amido de milho e água em uma massa com a qual poderão brincar.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Meleca com amido colorido (link)

Exploração de massinha caseira (link)

Tintas naturais nas massas (link)

Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)

Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)

Antes de realizar a atividade, organize um cesto ou caixa com objetos que as crianças gostam de brincar para levar à área externa. Essa atividade foi elaborada para os bebês maiores. A proposta envolve um trabalho com pequenos grupos. Caso você tenha bebês bem pequenos, enquanto realiza a proposta com os maiores organize para que outro adulto esteja interagindo e brincando com os menores.

Materiais:

Amido de milho, recipiente para colocá-lo, água, corante comestível,recipiente com largura suficiente para as crianças colocarem seus pés e com altura de 10cm (aproximadamente) e colher para misturar.

Espaços:

Escolha um espaço externo da escola. Pode ser jardim ou pátio, para que as crianças brinquem livremente enquanto você estiver com pequenos grupos. Leve um cesto de objetos escolhidos pelo grupo. Forre o chão com jornal ou um plástico grande e grosso. Leve o material organizado em seus recipientes e coloque em cima do forro.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças reagem quando os materiais são apresentados? Observam? Se permitem experimentar os materiais? Que descobertas fazem?

2. Como as crianças exploram a transformação da mistura com amido, água e corante? (misturam, movem, transbordam)

3. Como a proposta desafia corporalmente e como utilizam o corpo para essa exploração? (apertam, amassam, afundam partes do corpo nos recipientes, exploram com diferentes partes do corpo)


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Com olhar atento às demandas, auxilie nos deslocamentos dos bebês que não andam, incentivando a participação deles. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize um cesto de objetos preferidos dos bebês para que tenham acesso quando desejarem.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo a ir para a área externa onde foi organizada a proposta. Auxilie o deslocamento de todos e dê suporte aos que não andam. Chame um pequeno grupo de 3 ou 4 crianças e ajude-os a se sentarem próximas umas das outras para que você possa apresentar a proposta. Converse sobre os materiais ali dispostos separadamente nos recipientes dizendo o nome de cada um. Mostre a tigela com amido de milho e convide o pequeno grupo a experimentar seu toque seco e aveludado. Brinque de bater palmas com as mãos cheias do pó do amido de milho, aponte a cor branca que fica nas mãos etc. Permita a exploração livre e peça a ajuda de um adulto para iniciar o registro com fotos.


2

Encoraje todos a experimentarem a textura e a temperatura do amido de milho. Valide as iniciativas das crianças como, por exemplo, as que afundarem as mãos e as que encostarem com o dedo. Brinque de soprar um montinho de amido de milho, coloque um montinho nas mãos das crianças e as convide para soprarem também! Repita movimentos e brincadeiras que as crianças fizerem e permita que explorem o amido de milho das diferentes maneiras que surgirem no grupo.

Possíveis ações da criança neste momento: ao soprar um montinho de amido de milho, o bebê faz uma cara de surpresa e sorri!

Possíveis falas do professor: Ué, cadê o montinho que estava na sua mão? Onde foi parar depois que você soprou? Ih, se espalhou pelo ar! Vamos pegar mais?


3

Apresente o recipiente de água e convide uma criança maior do pequeno grupopara pingar o corante e tingir o líquido. Permita que brinquem com a água batendo a palma das mãos, fazendo-a escorrer pelos dedos etc. Pergunte: “o que será que acontece se misturarem o amido de milho com a água?”. Explore a mistura do meio seco com a água e deixe que as crianças coloquem aos poucos para irem sentindo a transformação. Chame atenção para a transformação: antes era o pó do amido e a água que depois viraram massa! Convide os bebês a explorarem o manuseio da massa dando ênfase às sensações experimentadas: ao apertar fechando a mão, forma-se um bolo duro, quando abre, amolece escorrendo entre os dedos. Faça esses movimentos de abrir e fechar a mão sendo modelo dessa ação para que eles possam se inspirar imitar. Após a dissolução, chame atenção das crianças para a nova textura e cor.


4

Brinque com pequenos grupos explorando essa nova mistura, que é rica em possibilidades e desperta os sentidos ao tocar porque tem uma textura diferente. Continue interagindo de acordo com o interesse deles, fazendo boas intervenções para que avancem em suas pesquisas exploratórias.Realize essa proposta com todos os pequenos grupos até se certificar que todas as crianças tenham realizado a experiência sensorial, caso desejem. Para a limpeza, utilize um pano úmido ou enxágue com água.


Para finalizar:

À medida que as crianças forem terminando, inicie a limpeza com um pano úmido ou um banho, se necessário. Diga que após a limpeza elas irão para a próxima proposta. Solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço, guardando os brinquedos que levaram e respeitando o tempo e possibilidades de cada uma.

Desdobramentos

Apresente novamente aos bebês essa atividade. A partir da repetição, eles concretizam movimentos e se sentem seguros para ampliar e realizar mais descobertas e interações numa próxima oportunidade. Em novas explorações, despeje a massa num recipiente com largura suficiente para as crianças colocarem seus pés, com altura de aproximadamente 10cm. Esse é um ótimo momento para a experimentação com diferentes partes do corpo, utilizando pés, mãos e o que a criatividade permitir! Utilize também alguns instrumentos para explorar as massas, como palitos de sorvete, ferramentas de brinquedos, potinhos e colheres.

Engajando as famílias

Imprima a receita em papéis. Confeccione um mural de fotos com legendas descritivas da atividade. Disponibilize as receitas por meio do mural (pode ser grampeada no mural para que as famílias destaquem ou em uma caixinha etc.), de um bilhete ou utilizando outros meios de comunicação comuns em sua escola. Convide as famílias a realizarem essa atividade em casa com as crianças e compartilharem com a escola através de fotos e relatos, para complementar o mural.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano