Plano de aula: Arte com tintas caseiras, massas e melecas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Melecas com tintas

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Meleca com amido colorido (link)

Exploração de massinha caseira (link)

Tintas naturais nas massas (link)

Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)

Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)

Para realizar esta proposta com os bebês, é necessário que eles já tenham vivenciado a exploração de tintas naturais, de massinha caseira e de meleca com amido colorido.

Materiais:

Todos os materiais utilizados nos planos que compõem esta sequência: potes com a meleca com amido colorido, potes com as tintas naturais, potes com a massinha caseira, potinhos, utensílios para pintura como rolinho de papel higiênico, brochas, rolinhos de pintura, suportes para deixar marcas (como caixas diversas dispostas vertical e horizontalmente),papel pardo ou outro que tiver disponível em sua escola e que seja grande, para pintura coletiva. Disponibilize uma caixa com materiais de largo alcance para ser explorada quando os bebês desejarem.

Espaços:

Escolha um local externo à sala e que seja amplo. Pode ser no pátio, no jardim ou em algum lugar semelhante. Espalhe os suportes para pintura coletiva pelo espaço, deixando-os próximos, a fim de promover a interação entre os pares durante a proposta. Em cima dos suportes coloque os potes com tinta perto dos utensílios para pintura, os potes com a massinha caseira e a meleca com amido colorido.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês demonstram estar desafiados a traçar marcas gráficas diante da variedade de materiais oferecidos nesta proposta ao final da sequência de atividades?

2. Como ocorre a interação dos bebês com as tintas, as melecas e as massas? (transbordam, misturam, movem)

3. Quais descobertas fazem e que movimentos são ampliados com essa proposta?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize uma caixa com materiais de largo alcance para que possam brincar e permita que tenham acesso a ela quando desejarem.

O que fazer durante?

1

Para esta proposta é necessário contar com a ajuda de mais adultos da escola. Convide todo o grupo para se encaminhar para o espaço organizado previamente por você e explique qual é a proposta. Auxilie o trajeto dos bebês que não andam e apoie a autonomia na locomoção dos que andam. Ao chegar no espaço, convide-os a se aproximar conforme seus desejos e escolhas e lembre às crianças que elas conhecem todo aquele material disponível.

2

Diga que poderão escolher o que querem explorar, havendo possibilidade de troca de materiais. Permita que as escolhas sejam livres e espontâneas e passe a intervir com base nas ações das crianças, porém sem dirigir a atividade. Após as primeiras escolhas, inicie sua documentação pedagógica com de registros escritos, vídeos e fotografias.

Possíveis ações da criança neste momento: um bebê se encaminha para a exploração da tinta, mancha as próprias mãos e passa-a no suporte, deixando marcas. Depois brinca com a massinha caseira sobre o suporte percebendo que deixa marcas nele também.

Possíveis falas do professor neste momento: O que você descobriu aí? Conta para a gente!

3

Esteja sempre por perto observando as ações das crianças e interagindo quando necessário. Aproxime-se de pequenos grupos para potencializar ações como, por exemplo, num grupo de bebês que estiver usando os dedos como utensílio riscante, seja modelo e amplie possibilidades com o uso desse recurso. Nos grupos que estiverem trabalhando com amido colorido, explore a textura que endurece e escorre pelos dedos das mãos, convidando as crianças a colocar os dedos com amido colorido no suporte e observar as marcas que deixam, descobrindo o contorno das próprias mãos. Nos grupos com tintas naturais, elogie as marcas e riscos feitos nos suportes e tente fazer suas marcas como as das crianças.

Para finalizar:

Perceba o tempo de interesse das crianças e avise que em alguns minutos todos irão para a próxima proposta. Solicite a ajuda da turma para a limpeza e a organização do espaço. Valorize e encoraje a iniciativa dos bebês neste momento.