Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Microfone e caixa de som, gravador de áudio, app de edição de áudio
( disponível em: https://www.tecmundo.com.br/dispositivos-moveis/125665-10-melhores-aplicativos-edicao-audio-android.htm)
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos talvez tenham dificuldade de se expressar em público e interagir com outros colegas.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Link para outros planos:
SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles revisarão o planejamento do Spot desenvolvido na aula anterior (LPO7_02SQA11) e produzirão o áudio do Spot de conscientização sobre um problema social, com o intuito de informar ou incentivar uma mudança de comportamento da comunidade.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que os estudantes mantenham as equipes da aula anterior.
- Nesse momento, os estudantes devem revisar o texto escrito que será gravado.
- Entregue cópias do texto para que todos os membros das equipes possam participar da revisão.
- Peça que sigam as perguntas do slide como roteiro de revisão.
- Garanta que todos tenham acesso a materiais de consulta, como dicionários e gramáticas físicos ou on-line, para sanarem as dúvidas.
- Oriente a turma sobre que aspectos precisam ser melhorados. Discuta coletivamente as diferentes possibilidades apresentadas pelas equipes para aprimorar cada trecho do Spot. Explique que a eficácia comunicativa é a prioridade na produção do texto.
- Solicite que incorporem as alterações propostas na reescrita do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Neste momento, deve-se gravar o áudio. Ressalte que, provavelmente, os alunos terão que gravar várias vezes até ficar bom.
- Use aplicativos no celular para editar e incluir os efeitos sonoros. Os alunos também podem fazer este trabalho no laboratório de informática, se disponível, ou, dependendo das condições, em casa. Esta etapa pode levar um pouco mais de tempo, então, você pode reservar mais uma aula para a etapa de gravação e edição.
- Peça que ouçam a gravação para decidir quando estará pronto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Cada equipe deve apresentar seu Spot para a turma.
- Promova uma discussão sobre a questão apresentada no slide.
- Sintetize oralmente com a turma as etapas importantes para o planejamento do Spot e a importância da mensagem para persuadir o ouvinte.
- Retome os critérios linguísticos considerados no slide 3 e acrescente aspectos paralinguísticos*, como: qualidade da voz, elocução (rápido, lento, atropelando palavras etc.) e pausas. Esses critérios foram contemplados de modo adequado? Analise com a turma, também, a qualidade da gravação e da edição.
- Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.
- Este momento de avaliação deve ser explorado detalhadamente. Se considerar oportuno, reserve uma aula posterior para este momento avaliativo e até mesmo para os alunos gravarem novamente os spots para deixá-los mais adequados. Você também pode planejar a divulgação dos Spots produzidos para a comunidade escolar.
*Fonte: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In.: Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 75-93.