15045
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Gênero Spot: revisar e produzir

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Gênero Spot: revisar e produzir

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Microfone e caixa de som, gravador de áudio, app de edição de áudio

( disponível em: https://www.tecmundo.com.br/dispositivos-moveis/125665-10-melhores-aplicativos-edicao-audio-android.htm)

Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos talvez tenham dificuldade de se expressar em público e interagir com outros colegas.

Referências sobre o assunto:

FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Link para outros planos:

SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles revisarão o planejamento do Spot desenvolvido na aula anterior (LPO7_02SQA11) e produzirão o áudio do Spot de conscientização sobre um problema social, com o intuito de informar ou incentivar uma mudança de comportamento da comunidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que os estudantes mantenham as equipes da aula anterior.
  • Nesse momento, os estudantes devem revisar o texto escrito que será gravado.
  • Entregue cópias do texto para que todos os membros das equipes possam participar da revisão.
  • Peça que sigam as perguntas do slide como roteiro de revisão.
  • Garanta que todos tenham acesso a materiais de consulta, como dicionários e gramáticas físicos ou on-line, para sanarem as dúvidas.
  • Oriente a turma sobre que aspectos precisam ser melhorados. Discuta coletivamente as diferentes possibilidades apresentadas pelas equipes para aprimorar cada trecho do Spot. Explique que a eficácia comunicativa é a prioridade na produção do texto.
  • Solicite que incorporem as alterações propostas na reescrita do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Neste momento, deve-se gravar o áudio. Ressalte que, provavelmente, os alunos terão que gravar várias vezes até ficar bom.
  • Use aplicativos no celular para editar e incluir os efeitos sonoros. Os alunos também podem fazer este trabalho no laboratório de informática, se disponível, ou, dependendo das condições, em casa. Esta etapa pode levar um pouco mais de tempo, então, você pode reservar mais uma aula para a etapa de gravação e edição.
  • Peça que ouçam a gravação para decidir quando estará pronto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Cada equipe deve apresentar seu Spot para a turma.
  • Promova uma discussão sobre a questão apresentada no slide.
  • Sintetize oralmente com a turma as etapas importantes para o planejamento do Spot e a importância da mensagem para persuadir o ouvinte.
  • Retome os critérios linguísticos considerados no slide 3 e acrescente aspectos paralinguísticos*, como: qualidade da voz, elocução (rápido, lento, atropelando palavras etc.) e pausas. Esses critérios foram contemplados de modo adequado? Analise com a turma, também, a qualidade da gravação e da edição.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.
  • Este momento de avaliação deve ser explorado detalhadamente. Se considerar oportuno, reserve uma aula posterior para este momento avaliativo e até mesmo para os alunos gravarem novamente os spots para deixá-los mais adequados. Você também pode planejar a divulgação dos Spots produzidos para a comunidade escolar.

*Fonte: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In.: Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 75-93.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Microfone e caixa de som, gravador de áudio, app de edição de áudio

( disponível em: https://www.tecmundo.com.br/dispositivos-moveis/125665-10-melhores-aplicativos-edicao-audio-android.htm)

Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos talvez tenham dificuldade de se expressar em público e interagir com outros colegas.

Referências sobre o assunto:

FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Link para outros planos:

SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles revisarão o planejamento do Spot desenvolvido na aula anterior (LPO7_02SQA11) e produzirão o áudio do Spot de conscientização sobre um problema social, com o intuito de informar ou incentivar uma mudança de comportamento da comunidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que os estudantes mantenham as equipes da aula anterior.
  • Nesse momento, os estudantes devem revisar o texto escrito que será gravado.
  • Entregue cópias do texto para que todos os membros das equipes possam participar da revisão.
  • Peça que sigam as perguntas do slide como roteiro de revisão.
  • Garanta que todos tenham acesso a materiais de consulta, como dicionários e gramáticas físicos ou on-line, para sanarem as dúvidas.
  • Oriente a turma sobre que aspectos precisam ser melhorados. Discuta coletivamente as diferentes possibilidades apresentadas pelas equipes para aprimorar cada trecho do Spot. Explique que a eficácia comunicativa é a prioridade na produção do texto.
  • Solicite que incorporem as alterações propostas na reescrita do texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Neste momento, deve-se gravar o áudio. Ressalte que, provavelmente, os alunos terão que gravar várias vezes até ficar bom.
  • Use aplicativos no celular para editar e incluir os efeitos sonoros. Os alunos também podem fazer este trabalho no laboratório de informática, se disponível, ou, dependendo das condições, em casa. Esta etapa pode levar um pouco mais de tempo, então, você pode reservar mais uma aula para a etapa de gravação e edição.
  • Peça que ouçam a gravação para decidir quando estará pronto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Cada equipe deve apresentar seu Spot para a turma.
  • Promova uma discussão sobre a questão apresentada no slide.
  • Sintetize oralmente com a turma as etapas importantes para o planejamento do Spot e a importância da mensagem para persuadir o ouvinte.
  • Retome os critérios linguísticos considerados no slide 3 e acrescente aspectos paralinguísticos*, como: qualidade da voz, elocução (rápido, lento, atropelando palavras etc.) e pausas. Esses critérios foram contemplados de modo adequado? Analise com a turma, também, a qualidade da gravação e da edição.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.
  • Este momento de avaliação deve ser explorado detalhadamente. Se considerar oportuno, reserve uma aula posterior para este momento avaliativo e até mesmo para os alunos gravarem novamente os spots para deixá-los mais adequados. Você também pode planejar a divulgação dos Spots produzidos para a comunidade escolar.

*Fonte: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In.: Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 75-93.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano