Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Computadores conectados à internet. Lápis de escrever e lápis de cor.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: Planejar uma exposição oral implica mobilizar estratégias para conferir certa organização textual adequada às características do gênero e da situação comunicativa. Nessa aula, prevemos a construção do texto oral e utilizaremos imagens e anotações breves como apoio à produção de modo a auxiliar a exposição.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Leve a turma para a Sala de Informática e explique que vão conhecer o site de um projeto muito bonito que se chama “Território do Brincar”.
- Explique que a equipe do “Território do Brincar” percorreu comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral para conhecer como as crianças das mais diversas regiões brasileiras brincam. Esses encontros permitiram um intenso intercâmbio de brinquedos e brincadeiras.
- Organize a turma em grupos de três a quatro crianças de modo que cada um deles compartilhe um mesmo computador.
- Explique que vão aprimorar sua capacidade de descrever brincadeiras e, principalmente, observar cada vez melhor as imagens, descobrindo detalhes preciosos muito úteis para a produção das legendas do álbum que estão confeccionando.
Material complementar:
Site do Território do Brincar, disponível em http://territoriodobrincar.com.br/ Acesso em 03 de janeiro de 2019
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Já na página do Território do Brincar, peça selecionem a seção “BRINCADEIRAS” no menu, à esquerda.
- Informe que a data que aparece na parte inferior à esquerda de cada fotografia corresponde ao dia em que a equipe do Território visitou aquelas crianças e conheceu aqueles brinquedos e brincadeiras.
- Deixe que explorem um pouco na página.
- Explique que cada grupo ficará encarregado de conhecer uma das brincadeiras e que, depois, vai contar aos colegas o que descobriu.
- Disponibilize algumas folhas para que possam fazer anotações ou desenhos que ajudem a não se esquecer das informações mais importantes sobre aquela brincadeira. Peça que registrem seus nomes nas folhas pois elas serão utilizadas na próxima aula.
- Entregue a cada grupo o nome da brincadeira que vão pesquisar: AMARELINHA DE DIAS DA SEMANA, BRINCADEIRA DA ONÇA, PISTA DE TAMPINHAS e CARRINHO DE LATA.
- Deixe que localizem na página onde está a brincadeira - essa busca já é uma forma de promover um modo de ler, usado quando se precisa localizar uma informação. Assim que a encontrarem, oriente-os a clicarem em “LEIA MAIS”.
- Informe que assim que abrir, logo abaixo do título da brincadeira, vão encontrar a informação sobre o lugar do país onde essa brincadeira foi encontrada.
- Como há muitas imagens, mesmo as crianças que ainda não decifram os sinais gráficos vão conseguir identificar o brinquedo, deduzindo como foi confeccionado e como se brinca com ele.
- Circule pela sala ajudando na leitura das instruções de modo a permitir que as crianças reúnam muitas informações.
- Ao longo da leitura, esclareça alguma dificuldade de compreensão que possa aparecer.
Material complementar:
Site do Território do Brincar, disponível em http://territoriodobrincar.com.br/brincadeiras-pelo-brasil/ Acesso em 03 de janeiro de 2019