14777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Recorte e colagem de Henri Matisse

Inspiradas nas obras do artista Henri Matisse, as crianças irão compor colagens com papéis de diversos tamanhos e cores

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Renata Braga Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade é necessário que as crianças tenham feito anteriormente uma pesquisa sobre a vida do artista Henri Matisse, conheçam algumas de suas obras e as técnicas que usava para criá-las. É importante que elas já tenham realizado atividades pré-corte que estimulem o fortalecimento das mãos antes do manuseio da tesoura.Rasgar papéis, brincar com pregadores de roupa e perfuradores de papel, com massinha de modelar ou mesmo com marionetes de dedos são algumas sugestões de brincadeiras que desenvolvem habilidades necessárias para o uso da tesoura. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo a artista Niki e sua obra

Confecção de Nanás

Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse

Recorte e Colagem de Henri Matisse

Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse

Materiais:

Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “Torso branco e torso azul”, “As feras do mar”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”). Providencie várias cópias das imagens impressas em tamanho grande e pendure-as com barbantes formando móbiles. Disponibilize tesouras de mola com lâminas curtas e sem ponta, considerando a quantidade de crianças. Papéis coloridos, de preferência os que dão um melhor apoio para as crianças cortarem (sugestões: cartolina, papel sulfite, papel cartão). Papéis em tamanhos A-4 e A-3 de várias cores. Recipientes pequenos com cola branca. Pincéis de pêlo. Giz de cera, massinha e blocos de encaixe.

Espaços:

A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio. Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços de barbantes para colocar as produções das crianças. Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem (papéis, tesouras, pincéis de pêlo e recipientes com colas). Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão. Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).

Tempo sugerido:

Entre 40 minutos e 1 hora

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais habilidades as crianças apresentam ao manusear a tesoura? Apresenta controle da força muscular, coordenação visomotora, orientação espacial e controle bilateral das mãos (mão dominante corta, mão auxiliar segura o papel)?

2. Como as crianças exploram os papéis para recorte? Apresentam preferências por tamanho, espessura e cor?

3. Quais apontamentos as crianças fazem enquanto apreciam as imagens das obras de Matisse e as produzidas por elas? Como compartilham espaços e materiais com os colegas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe se alguma criança manuseia a tesoura fazendo uso das duas mãos para abrir e fechar ou emprega uma força excessiva para realizar o corte. Aponte a ação de outra criança que esteja manuseando o utensílio corretamente. Perceba que esta é uma habilidade conquistada progressivamente e respeite o desenvolvimento de cada criança, ofereça recortes feitos por você, se necessário, para as crianças que não se sentirem seguras para usar a tesoura.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse. Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa). Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam seus conhecimentos à sua maneira.


2

Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será necessário que elas descubramonde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha. Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou identifique a obra que você está se referindo. Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina! Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor azul.


3

Diga para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e farão seus próprios recortes colagens. Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que começam a se formar. Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis. Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura. Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.


4

Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens. Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega, incentivando a colaboração mútua.Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte. Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança tiver preferência ou mais confortoem segurar a tesoura com a mão esquerda.


5

Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário. Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens. Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada. Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada, se necessário. Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam apreciar as obras e a dos colegas. Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir que as crianças que quiserem dêem nome para as suas produções.


Para finalizar:

Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado, comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda estão envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de transição conhecida pelas crianças.

Desdobramentos

Caso você queira repetir a atividade, que é importante para proporcionar outras formas de exploração, em outro momento você pode realizá-la incluindo a apreciação de algumas obras de pintura de Matisse. É possível propor espaço de livre escolha em que as crianças possam experimentar as técnicas (pintura, recorte e colagem).

Engajando as famílias

Cole na parede próxima a entrada da sala uma folha de papel grande com as imagens das obras do Matisse e das crianças. Organize, em uma mesa próxima, alguns recortes feitos pelas crianças, papéis sulfite coloridos e tesouras. Sugira que os pais, na hora da entrada ou saída, sejam convidados a fazer recorte de uma ou mais formas e colar no mural, produzindo uma obra bem grande e coletiva. Este mural será confeccionado ao longo de uma semana, podendo, a cada dia, ter novas colagens e garantindo a participação de todos os pais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano