Plano de Aula
Plano de aula: Recorte e colagem de Henri Matisse
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Recorte e colagem
Por: Renata Braga Fonseca
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade é necessário que as crianças tenham feito anteriormente uma pesquisa sobre a vida do artista Henri Matisse, conheçam algumas de suas obras e as técnicas que usava para criá-las. É importante que elas já tenham realizado atividades pré-corte que estimulem o fortalecimento das mãos antes do manuseio da tesoura.Rasgar papéis, brincar com pregadores de roupa e perfuradores de papel, com massinha de modelar ou mesmo com marionetes de dedos são algumas sugestões de brincadeiras que desenvolvem habilidades necessárias para o uso da tesoura. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo a artista Niki e sua obra
Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse
Recorte e Colagem de Henri Matisse
Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse
Materiais:
Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “Torso branco e torso azul”, “As feras do mar”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”). Providencie várias cópias das imagens impressas em tamanho grande e pendure-as com barbantes formando móbiles. Disponibilize tesouras de mola com lâminas curtas e sem ponta, considerando a quantidade de crianças. Papéis coloridos, de preferência os que dão um melhor apoio para as crianças cortarem (sugestões: cartolina, papel sulfite, papel cartão). Papéis em tamanhos A-4 e A-3 de várias cores. Recipientes pequenos com cola branca. Pincéis de pêlo. Giz de cera, massinha e blocos de encaixe.
Espaços:
A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio. Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços de barbantes para colocar as produções das crianças. Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem (papéis, tesouras, pincéis de pêlo e recipientes com colas). Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão. Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).
Tempo sugerido:
Entre 40 minutos e 1 hora
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais habilidades as crianças apresentam ao manusear a tesoura? Apresenta controle da força muscular, coordenação visomotora, orientação espacial e controle bilateral das mãos (mão dominante corta, mão auxiliar segura o papel)?
2. Como as crianças exploram os papéis para recorte? Apresentam preferências por tamanho, espessura e cor?
3. Quais apontamentos as crianças fazem enquanto apreciam as imagens das obras de Matisse e as produzidas por elas? Como compartilham espaços e materiais com os colegas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe se alguma criança manuseia a tesoura fazendo uso das duas mãos para abrir e fechar ou emprega uma força excessiva para realizar o corte. Aponte a ação de outra criança que esteja manuseando o utensílio corretamente. Perceba que esta é uma habilidade conquistada progressivamente e respeite o desenvolvimento de cada criança, ofereça recortes feitos por você, se necessário, para as crianças que não se sentirem seguras para usar a tesoura.
O que fazer durante?
1
Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse. Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa). Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam seus conhecimentos à sua maneira.
2
Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será necessário que elas descubramonde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha. Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou identifique a obra que você está se referindo. Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina! Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor azul.
3
Diga para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e farão seus próprios recortes colagens. Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que começam a se formar. Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis. Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura. Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.
4
Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens. Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega, incentivando a colaboração mútua.Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte. Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança tiver preferência ou mais confortoem segurar a tesoura com a mão esquerda.
5
Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário. Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens. Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada. Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada, se necessário. Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam apreciar as obras e a dos colegas. Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir que as crianças que quiserem dêem nome para as suas produções.
Para finalizar:
Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado, comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda estão envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de transição conhecida pelas crianças.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS