Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Texto impresso, cola e tesoura.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não atentar aos sentidos expressos pelos operadores de conexão; nesse caso, aprofunde o estudo desse tema. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.
Referências sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.
KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.
__________. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014.
PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para dar início aos trabalhos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia o post de Mariana para os alunos.
- Pergunte à classe se conseguem identificar problemas nele. O objetivo do exercício é verificar se os alunos percebem as incoerências que ele contém.
- Peça que os alunos forneçam, oralmente, opções de reformulação para o suposto post, de forma a torná-lo coerente. (Dentre as muitas possibilidades, um exemplo: Acabei de ler o livro A menina que roubava livros e adorei. Eu sempre quis ler esse livro, e agora encontrei tempo. Ainda que você não goste de livros que retratem momentos trágicos, vale a pena ler esse, porque ele é muito bom. Assim que eu ler outro livro tão bom quanto esse, volto aqui para contar detalhes para vocês.)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia esse novo texto para os alunos.
- Proponha as seguintes perguntas a eles:
- O texto é coerente? (Espera-se que os alunos percebam que, apesar da ausência de conectores, o texto é coerente).
- Observe que o texto não contém conectivos, elementos comumente encontrados na linguagem verbal. A ausência desses conectores empobrece o texto? Comente. (É importante que os alunos percebam que a ausência de conectores pode causar estranhamento e, em muitos casos, prejudicar a construção de um texto. Nesse caso, porém, a ausência de conectores imprime um caráter poético ao texto).
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua cópias da resenha, na íntegra, para os alunos.
- Peça um voluntário para realizar a leitura em voz alta.
- Pergunte à classe qual a relação existente entre esse texto e o apresentado no slide anterior. (Espera-se que eles percebam que ambos discorrem sobre o mesmo livro).
Materiais complementares:
Para acessar o texto na íntegra, acesse aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
- Na questão 1, verifique se os alunos percebem que o resenhista demonstra que desconfia da qualidade de tais adaptações, que podem empobrecer a obra original. Na 2, a alternativa correta é a B. Caso julgue necessário, recorra às respostas esperadas disponíveis em materiais complementares.
- Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
- Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .
Materiais complementares:
Para acessar a primeira atividade, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
- Na questão 3, o marcador de temporalidade é “quando” e o de oposição, “mas”. Caso julgue necessário, recorra ao gabarito disponível em materiais complementares.
- Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
- Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .
Materiais complementares:
Para acessar a primeira atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
- Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
- Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
- Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
- Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Reorganize as duplas (pares diferentes) e distribua cópias da terceira atividade, disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
- Explique aos alunos que eles devem completar os espaços em brancos com operadores que expressem o sentido indicado entre parênteses. Algumas respostas possíveis, são: de forma que (conformidade) - entretanto, (oposição) - ao mesmo tempo (tempo concomitante) - Sendo assim, (conclusão) - e (adição) - para (finalidade).
- Caso julgue necessário, consulte o gabarito com as respostas esperadas, disponibilizado em materiais complementares.
- Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo da terceira atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Exiba o slide e proponha a questão à sala.
- Incentive os alunos a debaterem o assunto, até que consigam formular uma resposta adequada para a questão. Espera-se que os alunos percebam que o papel principal dos operadores de conexão é criar textos coesos, capazes de relacionar ideias e argumentos de forma coerente.
Fechamento
Orientações:
- Por fim, proponha a criação de um quadro contendo os principais operadores de conexão.
- Divida os alunos em três grupos maiores e distribua cópias do quadro, das fichas com finalidades e dos conectores - todos os arquivos estão disponíveis em materiais complementares - para que eles completem o quadro, colando as fichas nos espaços adequados.
- Distribua o gabarito da atividade, para que os alunos façam a correção.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo referente ao quadro, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente às fichas com finalidades, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente aos conectores, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.