14660
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Operadores de conexão na resenha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Operadores de conexão na resenha

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Texto impresso, cola e tesoura.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não atentar aos sentidos expressos pelos operadores de conexão; nesse caso, aprofunde o estudo desse tema. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.

KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.

__________. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014.

PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para dar início aos trabalhos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia o post de Mariana para os alunos.
  • Pergunte à classe se conseguem identificar problemas nele. O objetivo do exercício é verificar se os alunos percebem as incoerências que ele contém.
  • Peça que os alunos forneçam, oralmente, opções de reformulação para o suposto post, de forma a torná-lo coerente. (Dentre as muitas possibilidades, um exemplo: Acabei de ler o livro A menina que roubava livros e adorei. Eu sempre quis ler esse livro, e agora encontrei tempo. Ainda que você não goste de livros que retratem momentos trágicos, vale a pena ler esse, porque ele é muito bom. Assim que eu ler outro livro tão bom quanto esse, volto aqui para contar detalhes para vocês.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia esse novo texto para os alunos.
  • Proponha as seguintes perguntas a eles:
  • O texto é coerente? (Espera-se que os alunos percebam que, apesar da ausência de conectores, o texto é coerente).
  • Observe que o texto não contém conectivos, elementos comumente encontrados na linguagem verbal. A ausência desses conectores empobrece o texto? Comente. (É importante que os alunos percebam que a ausência de conectores pode causar estranhamento e, em muitos casos, prejudicar a construção de um texto. Nesse caso, porém, a ausência de conectores imprime um caráter poético ao texto).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua cópias da resenha, na íntegra, para os alunos.
  • Peça um voluntário para realizar a leitura em voz alta.
  • Pergunte à classe qual a relação existente entre esse texto e o apresentado no slide anterior. (Espera-se que eles percebam que ambos discorrem sobre o mesmo livro).

Materiais complementares:

Para acessar o texto na íntegra, acesse aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
  • Na questão 1, verifique se os alunos percebem que o resenhista demonstra que desconfia da qualidade de tais adaptações, que podem empobrecer a obra original. Na 2, a alternativa correta é a B. Caso julgue necessário, recorra às respostas esperadas disponíveis em materiais complementares.
  • Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
  • Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .

Materiais complementares:

Para acessar a primeira atividade, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
  • Na questão 3, o marcador de temporalidade é “quando” e o de oposição, “mas”. Caso julgue necessário, recorra ao gabarito disponível em materiais complementares.
  • Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
  • Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .

Materiais complementares:

Para acessar a primeira atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
  • Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
  • Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
  • Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
  • Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reorganize as duplas (pares diferentes) e distribua cópias da terceira atividade, disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
  • Explique aos alunos que eles devem completar os espaços em brancos com operadores que expressem o sentido indicado entre parênteses. Algumas respostas possíveis, são: de forma que (conformidade) - entretanto, (oposição) - ao mesmo tempo (tempo concomitante) - Sendo assim, (conclusão) - e (adição) - para (finalidade).
  • Caso julgue necessário, consulte o gabarito com as respostas esperadas, disponibilizado em materiais complementares.
  • Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo da terceira atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide e proponha a questão à sala.
  • Incentive os alunos a debaterem o assunto, até que consigam formular uma resposta adequada para a questão. Espera-se que os alunos percebam que o papel principal dos operadores de conexão é criar textos coesos, capazes de relacionar ideias e argumentos de forma coerente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Por fim, proponha a criação de um quadro contendo os principais operadores de conexão.
  • Divida os alunos em três grupos maiores e distribua cópias do quadro, das fichas com finalidades e dos conectores - todos os arquivos estão disponíveis em materiais complementares - para que eles completem o quadro, colando as fichas nos espaços adequados.
  • Distribua o gabarito da atividade, para que os alunos façam a correção.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo referente ao quadro, clique aqui.

Para acessar o arquivo referente às fichas com finalidades, clique aqui.

Para acessar o arquivo referente aos conectores, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Texto impresso, cola e tesoura.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não atentar aos sentidos expressos pelos operadores de conexão; nesse caso, aprofunde o estudo desse tema. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.

KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.

__________. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014.

PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para dar início aos trabalhos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia o post de Mariana para os alunos.
  • Pergunte à classe se conseguem identificar problemas nele. O objetivo do exercício é verificar se os alunos percebem as incoerências que ele contém.
  • Peça que os alunos forneçam, oralmente, opções de reformulação para o suposto post, de forma a torná-lo coerente. (Dentre as muitas possibilidades, um exemplo: Acabei de ler o livro A menina que roubava livros e adorei. Eu sempre quis ler esse livro, e agora encontrei tempo. Ainda que você não goste de livros que retratem momentos trágicos, vale a pena ler esse, porque ele é muito bom. Assim que eu ler outro livro tão bom quanto esse, volto aqui para contar detalhes para vocês.)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia esse novo texto para os alunos.
  • Proponha as seguintes perguntas a eles:
  • O texto é coerente? (Espera-se que os alunos percebam que, apesar da ausência de conectores, o texto é coerente).
  • Observe que o texto não contém conectivos, elementos comumente encontrados na linguagem verbal. A ausência desses conectores empobrece o texto? Comente. (É importante que os alunos percebam que a ausência de conectores pode causar estranhamento e, em muitos casos, prejudicar a construção de um texto. Nesse caso, porém, a ausência de conectores imprime um caráter poético ao texto).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua cópias da resenha, na íntegra, para os alunos.
  • Peça um voluntário para realizar a leitura em voz alta.
  • Pergunte à classe qual a relação existente entre esse texto e o apresentado no slide anterior. (Espera-se que eles percebam que ambos discorrem sobre o mesmo livro).

Materiais complementares:

Para acessar o texto na íntegra, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
  • Na questão 1, verifique se os alunos percebem que o resenhista demonstra que desconfia da qualidade de tais adaptações, que podem empobrecer a obra original. Na 2, a alternativa correta é a B. Caso julgue necessário, recorra às respostas esperadas disponíveis em materiais complementares.
  • Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
  • Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .

Materiais complementares:

Para acessar a primeira atividade, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
  • Na questão 3, o marcador de temporalidade é “quando” e o de oposição, “mas”. Caso julgue necessário, recorra ao gabarito disponível em materiais complementares.
  • Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
  • Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .

Materiais complementares:

Para acessar a primeira atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
  • Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
  • Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
  • Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
  • Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reorganize as duplas (pares diferentes) e distribua cópias da terceira atividade, disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
  • Explique aos alunos que eles devem completar os espaços em brancos com operadores que expressem o sentido indicado entre parênteses. Algumas respostas possíveis, são: de forma que (conformidade) - entretanto, (oposição) - ao mesmo tempo (tempo concomitante) - Sendo assim, (conclusão) - e (adição) - para (finalidade).
  • Caso julgue necessário, consulte o gabarito com as respostas esperadas, disponibilizado em materiais complementares.
  • Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo da terceira atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide e proponha a questão à sala.
  • Incentive os alunos a debaterem o assunto, até que consigam formular uma resposta adequada para a questão. Espera-se que os alunos percebam que o papel principal dos operadores de conexão é criar textos coesos, capazes de relacionar ideias e argumentos de forma coerente.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Por fim, proponha a criação de um quadro contendo os principais operadores de conexão.
  • Divida os alunos em três grupos maiores e distribua cópias do quadro, das fichas com finalidades e dos conectores - todos os arquivos estão disponíveis em materiais complementares - para que eles completem o quadro, colando as fichas nos espaços adequados.
  • Distribua o gabarito da atividade, para que os alunos façam a correção.

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo referente ao quadro, clique aqui.

Para acessar o arquivo referente às fichas com finalidades, clique aqui.

Para acessar o arquivo referente aos conectores, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano