14578
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A linguagem persuasiva no gênero resenha crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre resenha crítica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A linguagem persuasiva no gênero resenha crítica

Finalidade da aula: Explorar os recursos da linguagem persuasiva em resenhas a fim de perceber a linguagem como um mecanismo dotado de intencionalidade.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resenha/Vlog

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos, Datashow.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar a linguagem como um mecanismo para persuadir os interlocutores; nesse caso, reforce as técnicas de persuasão mais empregadas, exemplificando-as. Você encontra informações sobre o tema nas referências a seguir.

Referências para o professor:

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Editora Ática, 1988. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4234777/mod_resource/content/1/Livro%20Citelli.pdf

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.


Código: LPO9_10SQA06

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas