14565
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Figuras de linguagem no gênero conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Figuras de linguagem no gênero conto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. O central aqui é chamar a atenção dos alunos para o assunto da aula: as figuras de linguagens (nos contos), retomando este conceito.

Introdução
Envie aos alunos, por meio do grupo de WhatsApp, os links dos dois vídeos disponíveis no slide de Introdução e peça que os assistam. Relate que tais textos são do gênero propaganda e que, no primeiro vídeo, há uma comparação e, no segundo, uma metáfora. Após isso, disponibilize a imagem do segundo slide de Introdução e diga que tal texto ilustra a figura ironia. Peça, então, que os alunos tentem, com as suas palavras, conceituar: ironia, metáfora e comparação. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.

Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, diga a frase destacada no primeiro slide de Desenvolvimento, afirmando que se trata de uma intertextualidade com a obra "Hamlet", de Shakespeare. Peça que os alunos encontrem a frase no conto "A Cartomante", grifando-a, e respondam às questões presentes nas orientações, para que detectem a ironia. Envie também as frases do segundo slide de Desenvolvimento (se puder, envie um áudio lendo-as) e as atividades referentes a ela (veja no plano), para discutir a importância da metáfora e da comparação na construção das personagens. Oriente que os alunos entreguem essas atividades e as postem no grupo de WhatsApp da turma, para que todos vejam. Você também pode mandar as orientações por escrito.

Fechamento
Para fechar a aula, envie um áudio aos alunos citando as frases do Fechamento (envie as frases por escrito também). Peça que eles respondam se, nas frases, há ironia, metáfora ou comparação. Oriente-os a encaminhar as suas respostas (por áudio ou mensagem de texto), no canal de comunicação estabelecido.

Convite às famílias
Toda a família pode conhecer a obra "Hamlet", de Shakespeare, um clássico da tragédia, que conta a história de um príncipe dinamarquês que descobriu a traição do tio. Leia a obra, se possível, ou assista, em família, às adaptações midiáticas que essa obra recebeu.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_01SQA07

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas