Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Teixeira e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Estratégias para leitura de reportagem.
Finalidade da aula: Identificar as principais informações e como são abordadas em diferentes reportagens digitais, buscando perceber as diferenças entre a abordagem dos assuntos nas várias editorias.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textosCaracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. Relação entre textos.
Prática de linguagem: LEITURA
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP03, EF08LP01 e EF08LP02
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO8_07SQA03
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
(EF08LP02) Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes, consultando sites e serviços de checadores de fatos.
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes