14528
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Estratégias para leitura de reportagem.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Estratégias para leitura de reportagem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Teixeira e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Estratégias para leitura de reportagem.

Finalidade da aula: Identificar as  principais informações e como são abordadas em diferentes reportagens digitais, buscando perceber as diferenças entre a abordagem dos assuntos nas várias editorias.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Reportagem

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textosCaracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. Relação entre textos.

Prática de linguagem: LEITURA

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP03, EF08LP01 e EF08LP02

Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.


Código: LPO8_07SQA03

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.

(EF08LP02) Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes, consultando sites e serviços de checadores de fatos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas