Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Atividade de “quebra-cabeça” impressa com o texto ”A pirataria e o consumo”, disponível aqui.
Versão comentada/gabarito do mesmo texto já organizado (apenas uma cópia para você), disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer que a tese nem sempre está localizada no começo do artigo de opinião e que o ponto de vista assumido pode ficar evidente apenas no final do texto.
Referências sobre o assunto:
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta de aula explicando que quando vamos argumentar sobre um assunto, as ideias parecem um quebra-cabeça e que nossa função ao escrever o texto é deixá-las organizadas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos, sendo 3 para este slide e 5 para o seguinte
Orientações:
- Projete em tela o texto desse desafio, cujas letras das palavras estão embaralhadas, onde a primeira e última letra de cada palavra está na ordem e as demais não.
- Desafie algum aluno a lê-lo. A resposta correta é: De acordo com uma pesquisa de uma universidade inglesa, não importa em qual ordem as letras de uma palavra estão, a única coisa importante é que a primeira e última letras estejam no lugar certo. O resto pode ser uma bagunça total, que você ainda pode ler sem problema. Itso é porque nós não lemos cada letra isolada, mas a palavra como um todo.
- Após, questione: é mais fácil ler letras das palavras fora de ordem ou ideias dentro de um texto fora de ordem?
- Passe para o slide seguinte desafiando os alunos com a segunda possibilidade.
Introdução
Orientações:
- Projete o texto desse desafio em que as palavras estão fora de ordem.
- Desafie outro aluno a lê-lo. Esclareça que a palavra que inicia a frase não está grafada em letra maiúscula e que eles podem usar uma vírgula
- Anote na lousa a frase que o aluno construir, ainda que ela esteja em desacordo com a original.
- Após, anote a frase na ordem correta: Não existe falta de tempo, mas incapacidade de organização.
- Pergunte: qual dos dois desafios foi mais difícil?
- Certamente os alunos tiveram mais dificuldade no desafio 2 do que no 1.
- Levante hipótese sobre isso. É provável que os alunos comentem que é mais difícil decifrar ideias fora de ordem do que palavras com letras fora de ordem.
- Explique aos alunos que isso se dá porque as ideias em uma frase/parágrafo/texto precisam estar organizadas para fazer sentido.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
- Organize os alunos em duplas e distribua uma cópia do arquivo “Quebra-cabeça de ideias”, juntamente com a tabela “Organizando o artigo de opinião”. Trata-se de uma atividade que contém um artigo de opinião “A pirataria e o acesso ao consumo”, cuja temática relaciona a pirataria de bens culturais ao consumo, bem como suas implicações na sociedade. A versão para impressão a ser entregue aos alunos está disponibilizada aqui.
- As partes estão desordenadas, oriente os alunos a partir das informações expostas neste slide, deixando claro o que há em cada seção. Não deixe de acessar a versão organizada/comentada do texto para orientar esta atividade, a qual está disponível aqui.
- Esclareça que, para fazer esta atividade, os alunos devem 1) Numerar as partes do texto a lápis; 2) Conferir a ordem correta com o professor; 3) Recortar e colar as partes;
- Explique aos alunos que para colocar as partes em ordem eles devem seguir a lógica de buscar elementos/informações/palavras que se relacionam entre si.
- Antecipe que a ordem não é aleatória e que existe apenas uma possibilidade.
- Para orientar os alunos nesta atividade, recomenda-se que você caminhe pela sala, mostrando palavras que indicam a relação de sentido entre as partes, como pronomes que retomam elementos anteriores, conjunções que estabelecem sentidos. Para isso, acesse a versão comentada do texto já organizado, disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura em voz alta do artigo já organizado.
- Reforce com os alunos a ideia de que o artigo bem redigido precisa estar com as ideias articuladas.
- Considere a versão comentada/gabarito para exemplificar como os elementos linguísticos nos indicam sobre a correta organização do texto.
- Você pode, se preferir, dar prosseguimento a esta aula trabalhando com a leitura e compreensão e com os tipos de argumentos presentes neste artigo.