14526
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quais as partes de um artigo de opinião?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Quais as partes de um artigo de opinião?

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Atividade de “quebra-cabeça” impressa com o texto ”A pirataria e o consumo”, disponível aqui.

Versão comentada/gabarito do mesmo texto já organizado (apenas uma cópia para você), disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que a tese nem sempre está localizada no começo do artigo de opinião e que o ponto de vista assumido pode ficar evidente apenas no final do texto.

Referências sobre o assunto:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula explicando que quando vamos argumentar sobre um assunto, as ideias parecem um quebra-cabeça e que nossa função ao escrever o texto é deixá-las organizadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos, sendo 3 para este slide e 5 para o seguinte

Orientações:

  • Projete em tela o texto desse desafio, cujas letras das palavras estão embaralhadas, onde a primeira e última letra de cada palavra está na ordem e as demais não.
  • Desafie algum aluno a lê-lo. A resposta correta é: De acordo com uma pesquisa de uma universidade inglesa, não importa em qual ordem as letras de uma palavra estão, a única coisa importante é que a primeira e última letras estejam no lugar certo. O resto pode ser uma bagunça total, que você ainda pode ler sem problema. Itso é porque nós não lemos cada letra isolada, mas a palavra como um todo.
  • Após, questione: é mais fácil ler letras das palavras fora de ordem ou ideias dentro de um texto fora de ordem?
  • Passe para o slide seguinte desafiando os alunos com a segunda possibilidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o texto desse desafio em que as palavras estão fora de ordem.
  • Desafie outro aluno a lê-lo. Esclareça que a palavra que inicia a frase não está grafada em letra maiúscula e que eles podem usar uma vírgula
  • Anote na lousa a frase que o aluno construir, ainda que ela esteja em desacordo com a original.
  • Após, anote a frase na ordem correta: Não existe falta de tempo, mas incapacidade de organização.
  • Pergunte: qual dos dois desafios foi mais difícil?
  • Certamente os alunos tiveram mais dificuldade no desafio 2 do que no 1.
  • Levante hipótese sobre isso. É provável que os alunos comentem que é mais difícil decifrar ideias fora de ordem do que palavras com letras fora de ordem.
  • Explique aos alunos que isso se dá porque as ideias em uma frase/parágrafo/texto precisam estar organizadas para fazer sentido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

  • Organize os alunos em duplas e distribua uma cópia do arquivo “Quebra-cabeça de ideias”, juntamente com a tabela “Organizando o artigo de opinião”. Trata-se de uma atividade que contém um artigo de opinião “A pirataria e o acesso ao consumo”, cuja temática relaciona a pirataria de bens culturais ao consumo, bem como suas implicações na sociedade. A versão para impressão a ser entregue aos alunos está disponibilizada aqui.
  • As partes estão desordenadas, oriente os alunos a partir das informações expostas neste slide, deixando claro o que há em cada seção. Não deixe de acessar a versão organizada/comentada do texto para orientar esta atividade, a qual está disponível aqui.
  • Esclareça que, para fazer esta atividade, os alunos devem 1) Numerar as partes do texto a lápis; 2) Conferir a ordem correta com o professor; 3) Recortar e colar as partes;
  • Explique aos alunos que para colocar as partes em ordem eles devem seguir a lógica de buscar elementos/informações/palavras que se relacionam entre si.
  • Antecipe que a ordem não é aleatória e que existe apenas uma possibilidade.
  • Para orientar os alunos nesta atividade, recomenda-se que você caminhe pela sala, mostrando palavras que indicam a relação de sentido entre as partes, como pronomes que retomam elementos anteriores, conjunções que estabelecem sentidos. Para isso, acesse a versão comentada do texto já organizado, disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura em voz alta do artigo já organizado.
  • Reforce com os alunos a ideia de que o artigo bem redigido precisa estar com as ideias articuladas.
  • Considere a versão comentada/gabarito para exemplificar como os elementos linguísticos nos indicam sobre a correta organização do texto.
  • Você pode, se preferir, dar prosseguimento a esta aula trabalhando com a leitura e compreensão e com os tipos de argumentos presentes neste artigo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Atividade de “quebra-cabeça” impressa com o texto ”A pirataria e o consumo”, disponível aqui.

Versão comentada/gabarito do mesmo texto já organizado (apenas uma cópia para você), disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que a tese nem sempre está localizada no começo do artigo de opinião e que o ponto de vista assumido pode ficar evidente apenas no final do texto.

Referências sobre o assunto:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula explicando que quando vamos argumentar sobre um assunto, as ideias parecem um quebra-cabeça e que nossa função ao escrever o texto é deixá-las organizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos, sendo 3 para este slide e 5 para o seguinte

Orientações:

  • Projete em tela o texto desse desafio, cujas letras das palavras estão embaralhadas, onde a primeira e última letra de cada palavra está na ordem e as demais não.
  • Desafie algum aluno a lê-lo. A resposta correta é: De acordo com uma pesquisa de uma universidade inglesa, não importa em qual ordem as letras de uma palavra estão, a única coisa importante é que a primeira e última letras estejam no lugar certo. O resto pode ser uma bagunça total, que você ainda pode ler sem problema. Itso é porque nós não lemos cada letra isolada, mas a palavra como um todo.
  • Após, questione: é mais fácil ler letras das palavras fora de ordem ou ideias dentro de um texto fora de ordem?
  • Passe para o slide seguinte desafiando os alunos com a segunda possibilidade.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o texto desse desafio em que as palavras estão fora de ordem.
  • Desafie outro aluno a lê-lo. Esclareça que a palavra que inicia a frase não está grafada em letra maiúscula e que eles podem usar uma vírgula
  • Anote na lousa a frase que o aluno construir, ainda que ela esteja em desacordo com a original.
  • Após, anote a frase na ordem correta: Não existe falta de tempo, mas incapacidade de organização.
  • Pergunte: qual dos dois desafios foi mais difícil?
  • Certamente os alunos tiveram mais dificuldade no desafio 2 do que no 1.
  • Levante hipótese sobre isso. É provável que os alunos comentem que é mais difícil decifrar ideias fora de ordem do que palavras com letras fora de ordem.
  • Explique aos alunos que isso se dá porque as ideias em uma frase/parágrafo/texto precisam estar organizadas para fazer sentido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

  • Organize os alunos em duplas e distribua uma cópia do arquivo “Quebra-cabeça de ideias”, juntamente com a tabela “Organizando o artigo de opinião”. Trata-se de uma atividade que contém um artigo de opinião “A pirataria e o acesso ao consumo”, cuja temática relaciona a pirataria de bens culturais ao consumo, bem como suas implicações na sociedade. A versão para impressão a ser entregue aos alunos está disponibilizada aqui.
  • As partes estão desordenadas, oriente os alunos a partir das informações expostas neste slide, deixando claro o que há em cada seção. Não deixe de acessar a versão organizada/comentada do texto para orientar esta atividade, a qual está disponível aqui.
  • Esclareça que, para fazer esta atividade, os alunos devem 1) Numerar as partes do texto a lápis; 2) Conferir a ordem correta com o professor; 3) Recortar e colar as partes;
  • Explique aos alunos que para colocar as partes em ordem eles devem seguir a lógica de buscar elementos/informações/palavras que se relacionam entre si.
  • Antecipe que a ordem não é aleatória e que existe apenas uma possibilidade.
  • Para orientar os alunos nesta atividade, recomenda-se que você caminhe pela sala, mostrando palavras que indicam a relação de sentido entre as partes, como pronomes que retomam elementos anteriores, conjunções que estabelecem sentidos. Para isso, acesse a versão comentada do texto já organizado, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura em voz alta do artigo já organizado.
  • Reforce com os alunos a ideia de que o artigo bem redigido precisa estar com as ideias articuladas.
  • Considere a versão comentada/gabarito para exemplificar como os elementos linguísticos nos indicam sobre a correta organização do texto.
  • Você pode, se preferir, dar prosseguimento a esta aula trabalhando com a leitura e compreensão e com os tipos de argumentos presentes neste artigo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano