Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleiciane Rocha
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo a estrutura de um vídeo-minuto
Finalidade da aula: Analisar a construção composicional e os elementos paralinguísticos (volume de voz e ritmo) e cinésicos (sincronia das falas com as imagens) em vídeo-minuto, com vistas ao aprimoramento de apresentações orais realizadas a fim de divulgar o conhecimento.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: vídeo-minuto
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Apresentações orais.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40, EF69LP42
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia/computador ou celulares ou laboratório de informática e Internet; vídeo minuto: As mortes mais estúpidas causadas por selfies. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_-hctTzDH70>. Acesso em: 28 jul. 2018.
Informações sobre o gênero: O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem desconhecer o conceito de elementos cinésicos e paralinguísticos.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, n.31, jul 2018. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Código: LPO8_04SQA04
(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.
(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes