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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A ordenação dos fatos e o efeito de imparcialidade na notícia online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A ordenação dos fatos e o efeito de imparcialidade na notícia online

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou PowerPoint, ou gravadas para ser disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Vamos falar sobre algumas características do estilo das notícias
Envie aos alunos um áudio ou um e-mail com os questionamentos apresentados no plano original, no slide da introdução. Peça também que se organizem em duplas ou trios para que troquem ideias e respondam aos questionamentos. Estabeleça um prazo para que eles lhe respondam. Estabeleça, então, um novo contato, comentando as respostas dos alunos e relembrando com eles como se dá a ordenação dos fatos e como se constrói o efeito de sentido de imparcialidade nas notícias.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: Aplicação da atividade de análise de características do estilo de uma notícia
Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo “Atividade de análise de características do estilo notícia”, disponível na seção “Materiais e atividades” do plano original, e também o link da notícia indicada no slide de desenvolvimento. Apesar de ser uma notícia de 2018, o tema é bastante relevante para discussão. Se você quiser, pode selecionar outra notícia e adaptar a atividade do arquivo. No corpo do e-mail ou, se preferir, por meio de um áudio no WhatsApp, explique aos alunos como deverá ser realizada a tarefa. Comente, nessa abordagem, o que se espera que eles façam, dando ênfase em pontos relativos à análise linguística e semiótica a serem observados durante a leitura da notícia. Estabeleça um prazo para que os alunos devolvam a atividade realizada e deixe que se organizem em duplas para promover e enriquecer a discussão sobre a temática.
Nesta adaptação, optamos por utilizar somente uma das atividades sugeridas no plano, uma vez que o ensino remoto exige a otimização do tempo e um modo mais conciso de se trabalhar.

Fechamento: O que vocês aprenderam sobre a ordenação dos eventos na notícia e sobre o efeito de imparcialidade nesse gênero?
Neste fechamento, proceda a devolutiva da atividade realizada pelos alunos. Para isso, leia os trabalhos devolvidos e prepare um quadro, em arquivo de Word, com comentários para cada questão. Dê ênfase nas respostas dos alunos consideradas adequadas e reforce os pontos em que tenham demonstrado fragilidade. Aproveite para explicar aos alunos como se dá a ordenação dos eventos na notícia e a construção do efeito de imparcialidade. Para isso, inclua na explanação da devolutiva os tópicos apresentados no slide de desenvolvimento do plano original.
Envie aos alunos a devolutiva por e-mail e, se considerar melhor, envie também um áudio comentando cada detalhe do quadro enviado, a fim de reforçar o conteúdo. Por fim, peça que os alunos lhe enviem comentários sobre o que aprenderam nesta aula.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar e compartilhar com a família o estudo sobre a importância de ser um leitor crítico de textos noticiosos e sobre como elementos linguísticos e semióticos contribuem para construir o efeito de sentido de imparcialidade no texto, assim como a ordenação dos eventos é uma importante ponto para chamar a atenção do leitor. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar a criticidade e nível de letramento.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_01SQA08

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


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